Por que o cimento é mais caro aqui do que em São Paulo?

Há coisas que não dá para entender, em absoluto. Este é o caso do preço da saca de cimento de 50 quilos. Embora o Estado de Sergipe tenha duas fábricas, de dois grupos fortíssimos – os grupos Antônio Ermírio e João Santos – que produzem cimento da melhor qualidade e baratíssimos, o preço da saca de cimento em nossas lojas é praticamente o dobro do que se praticamente em são Paulo.

De fato, na capital paulista, a saca não custa mais do que 10 reais, enquanto em Aracaju o preço para o consumidor fica entre 18 e 20 reais. Para as construtoras, o preço é de R$ 15,00 – isto é, 50% mais caro do que no mercado paulista, onde, aliás, há mais de 8 fábricas portentosas.

O nosso cimento é mais barato porque é produzido com pedra calcárea, que aflora na terra, praticamente sem precisar de escavações. Por que então temos que ter um preço mais caro? Ademais, são duas fábricas – mas ambas mantém os mesmos preços, como se atuassem em forma de cartel.

Cimento é um produto dos mais importantes em qualquer construção. Não deveria ter esse preço alto que termina inviabilizando qualquer obra, pequena ou grande.

Por Ivan Valença


Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais