![]() |
Secretária anuncia medidas |
Na manhã desta quinta-feira, a secretária de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social, Sônia Meire Azevedo, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre as ações da Secretaria e da Sala de Situação, central que reúne vários órgãos da administração estadual e ainda instituições como Banco do Nordeste e Codevasf.
“Estamos fazendo um levantamento da situação do Estado sem deixar de tomar as providências urgentes. Ainda hoje será fechado um acordo de cooperação técnica com o Incra para que possamos começar a distribuir alimentos, inclusive nos acampamentos, que não são registrados oficialmente”, anunciou a secretária.
Trabalho permanente
De acordo com Sônia Meire Azevedo, a Sala de Situação é permanente. “Não é algo apenas para esse momento de emergência. Hoje nossos maiores focos são as secas, a vazão do rio São Francisco e as fortes chuvas, mas o trabalho é diário, funcionando à medida em que cada necessidade vai chegando”, destaca.
Desta forma, um telefone já está funcionando em esquema de plantão para acionar instituições como o Corpo de Bombeiros e o Samu. Por meio do (0xx79) 3214-2580 é possível comunicar sobre a situação dos municípios e acionar o trabalho. Existe também um e-mail disponibilizado pela Secretaria.
Providências
De acordo com a secretária, a situação da seca no Estado já está sob controle e já foram enviados carros-pipa para os municípios de Porto da Folha, Gararu e Poço Redondo. Estão sendo providenciadas também cestas de alimentos, por meio de um convênio com a Conab, e o controle das emergências pela Defesa Civil.
As ações da Sala de Situação envolvem as secretarias de Estado da Saúde, de Coordenação Política, de Articulação com os Municípios, da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Agrário, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Deagro, DER, Banco do Nordeste e Codevasf. Ainda no início de março haverá uma reunião com os prefeitos e secretários que atuam em Sergipe para fortalecer as políticas coletivas.
Matéria relacionada
Altas temperaturas provocam tempestade no interior