Faltam somente a audiência pública e a licença ambiental para que o projeto executivo de duplicação de toda a BR-101 no Estado de Sergipe esteja pronto para a licitação. De acordo com o chefe de Infra-Estrutura do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Carlos Alberto Sarmento, o projeto que consta no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal (GF) deverá ser licitado no segundo semestre deste ano. Sarmento confirma duplicação da estrada para todo o Estado
No valor orçado em R$600 milhões com recursos federais, a obra engloba toda a extensão da BR-101 no Estado que ainda não foi duplicada; a restauração da parte duplicada; a construção e/ou restauração de 36 obras d’arte*.
“Algumas pontes ou passagens de pedestres serão construídas por inteiro. Já outras serão restauradas e construídas na parte da duplicação para acompanhar a nova via”, diz Sarmento, acrescentando que não tem data para iniciar e nem previsão para terminar enquanto não sair edital.
BR-101
A obra será dividida em lotes. O primeiro a ser duplicado será o km-0, situado no meio da ponte do rio São Francisco no município de Propriá até o Km-77,3 em Pedra Branca. “Depois pulamos aqui o trecho que já estamos fazendo e também o que já é duplicado que finaliza ali no retorno na área dos motéis e a partir daí, que é o km- 93,4 até o km-129 localizado na entrada do município de Lagarto é o segundo lote. Do km-69 que dá acesso a Lagarto até 153,9, situado próximo a Linha Verde é o terceiro lote”, explica.
Sarmento diz que além do projeto do PAC para a duplicação da BR-101, existe um programa do DNIT de restauração de toda a estrada da Linha Verde que inicia no km-153,9 e termina no km-206,1 na divisa com a Bahia. “A licitação para esta parte deverá estar sendo feita nos próximos 120 dias”, finaliza.
*Designação técnica para estruturas tais como bueiros, pontes, viadutos, túneis, muros de arrimo, etc., necessárias à construção de estradas.
Por Raquel Almeida
Matéria relacionada
Parte da obra da BR-101 será entregue na próxima semana