Bancos são obrigados a ter senhas para atendimento em caixa

Audiência reuniu bancos, sindicato e Prefeitura
Os bancos de Aracaju agora são obrigados a ter, em cada agência, uma máquina de entrega de senhas para os caixas. As senhas devem ter a data do atendimento, além da hora de retirada de senha e a hora de recepção no caixa, para comprovar o tempo de espera do cliente caso este ultrapasse 15 minutos.

A decisão foi acertada em reunião realizada nesta quarta-feira, 28, no Ministério Público Estadual. A Promotora de Defesa do Consumidor, Euza Missano, se reuniu com os representantes dos bancos, do Sindicato dos Bancários e da Secretaria Municipal de Finanças e ficou determinado o prazo de 60 dias para os bancos adaptarem todas as agências da capital nas novas normas determinadas pelo Ministério Público.

Representantes dos bancos assinam Termo de Audiência
Fiscalizações durarão 60 dias

As agências deverão ter também cartazes sobre a lei dos 15 minutos que expliquem ao consumidor como deve ser feito o atendimento. Durante os 60 dias, a fiscalização do serviço será feita pela Coordenadoria de Direitos do Consumidor da Secretaria de Finanças. “No mínimo duas vezes por semana serão feitas visitas às agências para verificar o funcionamento das máquinas. Se houver qualquer irregularidade o banco será notificado”, afirma o auditor fiscal Deusimar Alves.

O presidente do Sindicato  dos Bancários, José Souza, afirma que as ações do MP estão ajudando a avançar a negociação. “Além disso, é importante a população ter consciência e

O auditor fiscal Deusimar Alves, responsável pela fiscalização dos bancos
cobrar  o serviço obrigatório por lei”, destaca o presidente.

Denúncias devem ser feitas na Secretaria de Finanças

A senha, no final do atendimento, deve ser requerida pelo cidadão. Caso o cliente espere mais que 15 minutos para ser atendido – ou 30 minutos, em caso de véspera, após feriados ou dias de pagamento de servidores públicos – deve prestar uma denúncia formal na Coordenadoria de Defesa do Consumidor, na Praça General Valadão, nº 341, no prédio da Secretaria Municipal de Finanças. Em caso de dúvidas, a população deve ligar para (0xx79) 3179-1118.

Por Domingos Lessa e Carla Sousa

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