Promotoria de Carira ajuíza Ação por contratação irregular de funcionário público

MPE ajuizou ação contra prefeito de Carira
O Ministério Público do Estado de Sergipe, através do Promotor de Justiça do Município de Carira, Dr. Adson Alberto Cardoso de Carvalho, ajuizou Ação Civil Pública em face do Prefeito do Município em virtude de irregularidades detectadas na contratação de funcionário público pela Prefeitura Municipal. Segundo a Promotoria, a contratação efetivou-se sem qualquer espécie de concurso público.

Contratar funcionários para o exercício do serviço público sem o devido processo configura ato de Improbidade Administrativa, e viola os princípios da administração pública, que tem por obrigação, dentre outras coisas, atentar para a legalidade dos seus atos, conforme a Constituição Federal.

Assim, a Promotoria requer a aplicação das penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa (inciso III, art. 12): “ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos”.

Divulgação: MP/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais