Quase 5 mil idosos e deficientes já possuem credencial

A passos curtos, o senhor José Alves de Oliveira, 77, chegou nessa terça-feira, 15, ao posto de atendimento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) no Shopping Riomar. “Vim ver como faço meu cadastro”, disse logo. Queria solicitar sua credencial para ter direito às vagas exclusivas em estacionamentos públicos de todo o país. “Minha filha ficou sabendo do credenciamento e pediu que eu viesse aqui fazer”, comentou antes de preencher a ficha. “Posso vim pegar quando?”.

Na quinta-feira, 16, a credencial de seu José já estará pronta.

Seu José Alves
São apenas dois dias úteis até a entrega. “É bem rápido e enquanto isso ele pode usar provisoriamente o recibo que nós entregamos após o cadastro”, explica a atendente Andreza Fonseca, que trabalha no posto do Shopping Riomar. “Devemos ficar aqui até o próximo dia cinco”, diz Andreza. Segundo ela, a unidade, que funciona das 10 às 22 horas, tem realizado em média 30 cadastros por dia.

As credenciais são gratuitas e têm como públicos-alvo idosos (que devem estar munidos de cópias de RG e CPF) e pessoas com dificuldade de locomoção (que além dos documentos, devem apresentar laudo médico). O credenciamento também pode ser feito na sede da SMTT, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA) e no CEAC do shopping Riomar. Até o momento, entre idosos e deficientes, 4.980 pessoas já foram contempladas.

A nova credencial cumpre as resoluções nº 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ao estacionar, o beneficiado deve posicionar a credencial sobre o painel do veículo, com a frente para cima. Até o lançamento da novidade, um adesivo garantia o direito de ocupar vagas exclusivas, mas valia apenas na capital sergipana.

Conforme o Contran, 5% do total de vagas nos estacionamentos públicos devem ser reservadas para idosos e outros 2% para deficientes. Para garantir o cumprimento da lei, a SMTT vem exigindo que os responsáveis reservem e sinalizem as vagas. “Estamos fazendo a nossa parte com alguns procedimentos, como as fiscalizações surpresa, garantindo os direitos dos idosos e portadores de deficiência”, ressalta o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais