Dicas de etiqueta para casamento

Foto: SXC.HU
Casamento é uma festa única para os noivos, seus familiares e amigos. Para grande parte dos casais é necessário que tudo saia perfeito e a preocupação com todos os preparativos pode acabar com o sono de qualquer um.

Toda a organização da celebração, festa e lua-de-mel pode acontecer com mais de um ano de antecedência, mas a expectativa e a probabilidade dos imprevistos pedem um entendimento do que realmente fazem parte deste ritual. Por isso, o Portal Infonet entrevistou a jornalista Jaci Rosa Cruz,  sobre dicas de etiqueta relacionadas às festas .

Antes da cerimônia

– Quanto tempo antes do dia do casamento deve ser entregue os convites?

JRC –
Dois meses. Para que as pessoas que moram fora ou mais ocupadas não tenham problemas com agenda, você pode enviar com antecedência um pré-convite, o Save the Date (Reserve esta Data), para que a pessoa reserve a data. Esses podem ser impresso ou divertidos e utilitários estilo imã de geladeira, marcador de livros etc… 

– Os convites podem ter a indicação do local da lista de presentes?

JRC- Jamais, como você vai convidar alguém para uma festa e pedir o presente, isso é muito feio.  O importante para você deve ser a presença dessa pessoa. Deixe que suas amigas, tias, irmãs espalhem essa notícia. Mas se alguém perguntar não tenha vergonha de responder. Outra sugestão muito criativa e atual é fazer um blog sobre o seu casamento, com todos os passos, ansiedades, felicidades, novidades, fotos do casal e incluir os locais das listas de presentes
.

 – É de bom tom pedir presentes caros ou eletrodomésticos essenciais como geladeira e fogão na lista de casamento?

JRC- Acho constrangedor. Esses presentes geralmente são oferecidos pelos padrinhos ou pais.

 – Os presentes devem ser entregues na casa dos noivos ou podem ser levados para a igreja ou festa?

JRC- Não leve jamais para igreja. Deve ir para o endereço da noiva de preferência.

– É necessário contratar uma cerimonialista para organizar o casamento? E quando ela quer algo diferente da noiva. O que deve ser feito?

JRC- Com certeza, se não contratar vai ser o maior stress. Ela não pode querer diferente porque o casamento não é dela. Mas existem casos e casos. A noiva pode querer também coisas impossíveis, nesse caso a (o) cerimonialista  deve saber conduzir o processo e dar uma solução que acabe convencendo realmente que este é o melhor caminho. Em Sergipe temos vários excelentes.

Vestimenta adequada

 – Atualmente, a noiva pode usar calda longa ou é brega?

JRC- Pra que? Nem condiz com a crise. Vai gastar muito mais e existem modelos que podem ter mais efeito sem ela. O mínimo é o máximo.

 – A madrinha pode usar preto?

JRC- Não, jamais. Nem branco

– É de bom tom a noiva escolher as cores dos vestidos das madrinhas, para não correr o risco de todas irem com cores iguais ou muito próximas?

JRC- Olha, se são madrinhas, são amigas, supõe-se . Então uma boa conversa vai evitar qualquer problema desse tipo.

– As mães dos noivos devem usar cores de vestidos diferentes?

JRC- É o mesmo caso acima.

– Num casamento de dia, pode-se usar longo? Que cores não se pode usar?

JRC- Sim, um longo leve, sem pedrarias, com tecidos finos como crepe de seda por exemplo. Os florais são os meus preferidos.

– Uso de chapéu se restringe a casamentos de dia? O que fazer para não exagerar no tamanho e modelo do chapéu?

Foto: SXC.HU
JRC- Olha, para não errar vamos dizer que sim, só de dia, principalmente para as convidadas e madrinhas. Porque existem alguns modelos para as noivas que são usados mas é raro e não são chapéus com abas. Agora, é fácil escolher. Se você é alta, os chapéus de aba sempre vão cair bem. Se á baixa, nem pensar.

– A roupa do noivo tem que combinar com o vestido da noiva ou com a do pajem?

JRC- Não é combinação,  tem que ter harmonia.

 – Existem tipos específicos de flores para o buquê? Precisam combinar com algum outro acessório?

JRC- Não, não precisa combinar, aliás prefiro que seja diferente para não ficar parecendo que aproveitou da decoração. Precisa combinar com o estilo da pessoa.

Na cerimônia

– Caso a noiva não tenha pai, ela pode entrar na igreja com qualquer homem que queira homenagear ou necessariamente deve ser um parente?

JRC- Ela entra com quem ela quiser.

– Qual o número certo de casais de padrinhos?

JRC- Olha algumas regras colocam em relação a quantidade de convidados, sendo que no máximo 05 pares para um casamento de 250 pessoas. Eu acho demais e desnecessário porque fica muito impessoal.

– Qual o número certo de pajem e daminhas? Elas podem derramar flores? Podem ter até que idade?

JRC- O ideal é a idade entre 4 e 7 anos. A quantidade vai depender porque sempre acho que deve haver alguma ligação muito extrema com os noivos, um irmão, irmã ou sobrinhos mais chegados ou até mesmo filho. E que as crianças tenham prazer em participar. Acho bonitinhas as meninas, quando  vestidas com bom gosto, levemente  e sem exageros, mas os meninos de terno, eu acho o fim. Derramar flores é legal

 – Em alguns casamentos usam-se damas adultas. Isso é de bom tom?

JRC- Acho que é coisa de americano. Já vi alguns elegantérrimos que fica bonito porque tudo é bonito- as pessoas, vestidos, etc…´mas já vi uns que pelo amor de Deus!!!!!!

– Atualmente muitos casais para fugir da fila de espera das igrejas aceitam compartilhar a mesma noite e a mesma decoração da igreja, – que muitas vezes não combina com o estilo dos noivos. O certo seria esperar por uma nova data ou optar pela economia, – já que a decoração é dividida por três?

JRC- Olha, não sei o que o casamento representa para essas pessoas que fazem essa opção. Mas desse jeito é melhor não casar, gastar o dinheiro com uma viagem,coisas desse tipo. O casamento tem que ser um dia especial e assim é impossível.

Jaci dá as dicas (Foto: Arquivo pessoal)
– A noiva pode atrasar? Quanto tempo?

JRC- Deixar os convidados esperando muito tempo não é legal. Acho que todo mundo acaba atrasando, não só a noiva. O melhor mesmo seria não ter atraso.

– Em quanto tempo o fotógrafo deve fazer as fotos no final da cerimônia? Um número grande de fotos pode ficar deselegante?

JRC- Não tem tempo determinado, mas eles devem ter senso, tem um monte de gente esperando pelos noivos.

– Caso os noivos queiram receber os cumprimentos dos convidados na igreja, deve ser feito na porta?

JRC- Pode ser , ou onde eles quiserem, ou o padre indicar.

– Algumas igrejas estão usando telões durante a missa e luzes coloridas na porta. Isso não vai de encontro com o objetivo da cerimônia?

JRC- Acredito que  uma iluminação bem feita, ressalta o espaço e a decoração. Com muito bom gosto, sem exageros. Os telões geralmente são usados para que todos visualizem a cerimônia. A igreja já é projetada de maneira que a visão chegue até a cerimônia, em qualquer lugar que esteja. Muitos casos é desnecessários.

Bonequinhos dos noivos não são necessários / Foto: SXC.HU
Após

– Caso o casal tenha optado somente pela cerimônia, como deve informar isto aos convidados. Durante a entrega do convite? Ou com uma informação no convite mesmo (o casal receberá os cumprimentos na igreja)?

JRC- Sim e não. Depende do convite.

 – O arranjo de flores ou enfeite de cada mesa, pode ser levado pelos convidados ao fim da festa?

JRC- É brega demais levar os arranjos para casa.

– O bem-casado ainda se usa ou não?

JRC- Sim, se preferir.

– O bolo de casamento deve ter “mil andares”? Ele pode ser “personalizado” com os bonequinhos diferentes? É necessário ter o casal de noivos?

JRC- Não acho necessário  o casal de noivos, mas deve ser bonito e elegante. Se para isso for necessário colocar andares, que o faça!!!!

– Qual o momento certo para cortar o bolo?

JRC- Após o brinde dos noivos

 – A comemoração de um casamento pode ser algo popular, como um churrasco?

JRC- Sim, não é muito romântico. Nos EUA os casamentos mais populares costumam dar churrascos, mas pode ser sofisticado também fechando uma boa churrascaria para a comemoração.

– A festa pode ter um ar jovial e tocar todos os tipos de música?

JRC- Sim lembrando que essas festas têm convidados de todos os tipos e idades. Um bom DJ tem esse feeling de colocar as músicas certas na hora certa.

– Caso o casal tenha algum impedimento para casar em algumas igrejas (como alguma separação de uma das partes) e deseje fazer uma festa com um casamento civil. É de bom tom solicitar que o juiz de paz ou algum amigo fale um pouco sobre o casal ou algum tema (amor) para enaltecer a cerimônia?

JRC- Sim, se for alguém que fale bem, que não seja cansativo, por que não?

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais