Tecnologia é forte aliada na aprendizagem de alunos da rede pública

Lousas interativas e maletas digitais estão sendo levadas para as escolas da rede municipal (Foto: André Moreira / PMA)

Na era digital, uma forte arma para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas são as novas tecnologias. Smartphones, tablets e computadores são os aparelhos pelos quais crianças e jovens mais se interessam no momento. Dessa forma, para torná-los uma fonte de aprendizagem e disseminação de conteúdo durante as aulas, a Prefeitura Municipal de Aracaju está colocando em prática o projeto Modernização Tecnológica Educacional, que faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão.

Com essa iniciativa, lousas interativas e maletas digitais estão sendo levadas para as escolas. A lousa é um exemplo de tecnologia educacional que pode ser incorporada rapidamente ao plano de aula, para reforçar os conteúdos curriculares transmitidos em sala, dando mais dinamismo para o processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, existem 233 lousas digitais nas 75 escolas da rede municipal. A ideia é que, dentro das escolas, existam professores articuladores que irão gerir o uso dessas tecnologias. “A lousa é um instrumento tecnológico que precisa ser inserido no trabalho pedagógico da escola. Ela precisa ser integrada ao planejamento do professor. O professor articulador irá facilitar o uso dos outros professores com relação a lousa; irá elaborar projetos para que, dentro da área de conhecimento de cada educador, todos os equipamentos tecnológicos sejam utilizados”, diz Rita.

Já as maletas fazem parte do projeto Aula Digital, iniciativa global da Fundação Telefônica e bancária “La Caixa”, e em Sergipe, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. O projeto chegou a rede municipal em meados de 2017, através de um convênio da Prefeitura com a Vivo. Nesse projeto, cada escola participante recebe uma maleta contendo 34 tablets, um notebook, um carregador para gerar carga simultânea para todos os tablets, um telão para projeção, um data show e um roteador, que funciona utilizando os sistema intranet. “O sistema intranet é importante porque, mesmo que a escola não tenha Wi-Fi, o projeto não fica inviabilizado, porque faz a intranet e os conteúdos da plataforma conseguem ser replicados para os tablets”, pontua Adriana Meneses, responsável pelo  Aula Digital no município.

Atualmente o Aula Digital contempla 27 escolas da rede municipal, sendo que 14 delas são da primeira fase, pois entraram no projeto em 2017 e já estão fazendo uso dos equipamentos. As outras 13 entraram em 2018 e se encontram na segunda fase, ainda recebendo as orientações prévias para o uso das maletas. Essas receberão o equipamento no mês de abril. “Nós temos alguns registros do ano anterior, de como a utilização nas escolas deixam as crianças encantadas. Eles estão aprendendo de maneira lúdica e com equipamentos que eles gostam. Isso se torna prazeroso e significativo para os alunos”, conta Adriana Meneses.

Formação

Para que possam utilizar todo o equipamento tecnológico implantado nas escolas, os professores precisam passar por um processo de formação, onde aprendem a introduzir esse material no planejamento das aulas, assim como seu manuseio. “É necessária uma formação de conhecer o kit, o que vem nele, como liga, entre outras coisas que dizem respeito ao manuseio. Além disso, existe a formação dos conteúdos, para que o professor conheça os conteúdos que vem na plataforma e como eles podem planejar suas aulas dentro da mesma”, explica Adriana.

Fonte: PMA

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