Barris de óleo podem ter sido colocados na costa sergipana

Barris foram localizados na praia da Barra dos Coqueiros e na Praia Formosa em Aracaju (Fotos: Adema)

Os dois barris de óleos encontrados no litoral sergipano foram recolhidos por equipes da Petrobras. De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), amostras da substância oleosa foram coletadas e o material será enviado ainda nesta quinta-feira, 26, para um laboratório no Rio de Janeiro. A suspeita inicial é que os barris não tenham sido trazidos pelo mar e sim colocados por terra.

Limpeza da área sendo feita pelas equipes da Petrobras (Foto: Adema)

“Esses dois barris foram identificados ontem (25) em nosso litoral e acreditávamos que tinham sido recolhidos, mas não foram. Hoje, assim que soubemos da permanência deles, equipes da Marinha, Ibama e Adema estiveram na Barra dos Coqueiros e na Praia Formosa, em Aracaju, e equipes da Petrobras recolheram os barris. O que parece é que os barris não foram trazidos pelo mar, porque mesmo que estivesse a dois ou três dias na água, eles apresentariam algumas características e eles não apresentam, então pode ser que eles tenham sido colocados lá, mas só as perícias e análises vão confirmar essa suspeita”, afirma Gilvan Dias, presidente da Adema.

Outra situação observada pelas equipes, é que os barris foram abertos por alguém de forma criminosa. “É muito claro que alguém abriu os barris, não sei se por curiosidade, por maldade, mas é um ato criminoso, porque como é que alguém se depara com um barril, não sabe o que tem dentro e abre? Mas, tudo está sendo apurado, os autores, a origem da substância e se há relação entre o material que recolhemos no barril e o encontrado em nossa costa”, diz Gilvan.

Assim que os barris foram recolhidos, foi feito um procedimento de raspagem na área, que é a retirada da parte poluída. Gilvan explica que a atuação das equipes da Petrobras na limpeza das áreas afetadas é um procedimento de praxe. “A ajuda da Petrobras é definida por instrução normativa, como é uma grande empresa na área de petróleo, qualquer incidência, mesmo não tendo sido causada por eles, a empresa ajuda na limpeza”, explica.

Em outubro, as entidades estaduais de meio ambiente irão se reunir para tratar desse derramamento de óleo. A reunião extraordinária foi convocada pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais