Governo desmente nota que aponta lockdown em SE nos próximos dias

Mensagens têm circulado em aplicativos (Foto: Sevement/Pixabay)

Uma mensagem que tem circulado pelas redes sociais nas últimas 24h, informando que Sergipe adotará o lockdown nos próximos dias – espécie de bloqueio total do comércio e trânsito – é falsa. Um porta-voz do Governo informou, nesta sexta-feira, 8, que não sabe a origem da mensagem, mas que se trata de uma fake news. Não há indícios de que o estado adotará o lockdown.

A fake news já tem ampla divulgação em grupos de aplicativos de mensagens e diz: “caros amigos, acabei de saber que temos 99% de chance de ser decretado lockdown em Sergipe nos próximos dias, ou seja, fechamento total. Não poderemos transitar na rua. Serão fechados os limites de cada bairro e dentro deles não poderá haver circulação alguma que não seja de transporte de primeira necessidade, como água, comida e medicamento”, afirma. A nota também diz que bancos estarão fechados e recomenda que a população se prepare para um período de 10 dias.

O Governo rebateu as informações e as considerou perigosas para a população em um momento de pandemia. Reforçou que fake news é crime e, caso o emissor da mensagem seja identificado, poderá ser responsabilizado criminalmente. O Ministério Público do Estado tem investigado a propagação da fake news e também já se pronunciou informando que os responsáveis por mensagens falsas serão denunciados e responderão processo judicial.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais