Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Este blog foi o primeiro espaço jornalístico a divulgar que um grande escândalo no meio evangélico iria estourar aqui em Sergipe. Isso foi em 18 de março deste ano.
De lá para cá vários veículos de comunicação já trataram sobre o assunto, entrevistando vítimas e o Pastor Maurício Romeiro, que de modo corajoso criou o Movimento Púlpito Renovado e passou a acolher e receber voluntariamente depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de assédio sexual por parte de Pastores, oportunizando-lhes amparo jurídico e psicológico.
A assessoria jurídica do Movimento chegou a produzir um dossiê com fotos, vídeos, áudios e prints de conversas dos assediadores com as vítimas, onde fica claro o abuso e o constrangimento que praticavam, tendo tal dossiê sido protocolado junto à Delegacia de Grupos Vulneráveis e também no Ministério Público.
Pois bem, transcorridos mais de 30 dias, os órgãos responsáveis por apurar o teor das denúncias informam que as investigações estão em andamento, porém, em nome do interesse público, é preciso que se preste maiores informações para a sociedade. Por exemplo, quantas vítimas já foram ouvidas? Qual o prazo para a conclusão das investigações? Essas e outras perguntas até aqui sem respostas já começam a inquietar a sociedade.
O blog confia plenamente no excelente trabalho dos responsáveis por apurar esses fatos e espera que esse assunto seja devidamente apurado e resolvido o mais rapidamente possível, lembrando sempre que na ocorrência de um hipotético arquivamento do inquérito, isso não vai significar que os pastores sejam inocentes e que os assédios não existiram, vai significar apenas que não cometeram crime, mas nada afastará no plano civil, moral, ético e religioso o julgamento de que se trata de condutas reprováveis e abjetas, que cobrem de imundície qualquer biografia, ainda mais vindo de quem deveria ser exemplo para muitos.
Em algum momento a mídia nacional vai divulgar este escândalo. Tem gente que se acha poderoso e “intocável.” A sociedade sergipana não acredita que a impunidade “reinará”.
Um pastor está sendo investigado pela Polícia Civil de Goiás por importunação sexual contra uma menina de 14 anos, em Goiânia. Ele foi gravado, de forma escondida, pela própria vítima com um aparelho celular. Na gravação, na casa da adolescente, o pastor pede um beijo à menina, que recusa, mas ele insiste, consegue e até oferece dinheiro a ela. O homem também fala para a adolescente apagar as conversas entre eles que estão no celular… Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/04/21/garota-de-14-anos-esconde-camera-e-filma-abusos-de-pastor-em-goiania.htm?cmpid=copiaecola
DAGV explica que inquérito está adiantado e pastores serão ouvidos após concluir depoimentos de mulheres O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil mantém as investigações em torno de denúncias sobre supostos crimes praticados por líderes religiosos ligados à Igreja do Evangelho Quadrangular, em Aracaju. Na tarde desta terça-feira (20), a delegada Renata Aboim, que conduz o inquérito policial, disse que vai concluir a coleta de depoimentos das mulheres e ouvirá os dois pastores, logo após a conclusão dessa fase do inquérito.
Dilatação do prazo O inquérito foi instaurado no dia 23 de março, quando foi registrado um Boletim de Ocorrência no plantão do DAGV, relatando crimes praticados contra mulheres, membros da Igreja do Evangelho Quadrangular. As equipes estão atuando para concluir as investigações o quanto antes, mas a Polícia Civil pode pedir dilatação do prazo, a depender do ritmo das investigações e dos indícios e provas que surjam durante o processo.
Vítimas primeiro Segundo o DAGV, a advogada e o Movimento responsável pelo caso estão em constante contato com a delegada que preside o inquérito policial e estão acompanhando pessoalmente todos os passos da investigação. Os pastores ainda não foram chamados, pois todas as vítimas serão ouvidas primeiro, seguindo um procedimento básico na atividade de investigação policial, sobretudo os casos que envolvem o DAGV.
Rito “Podem surgir outras vítimas e teríamos que chamar os investigados novamente. O rito não é esse. Vamos esgotar as informações necessárias para o inquérito que estão sendo apresentadas pelas mulheres. Estamos acostumadas com procedimentos similares. Portanto, estamos fazendo todos os procedimentos com discrição, sem pressa, e baseados em procedimentos técnicos de investigação policial para que tudo seja devidamente esclarecido”, informou Renata Aboim.
Contatos Em Aracaju, o DAGV está localizado na Rua Itabaiana, no Bairro São José, através no número (79) 3205-9400. Em Nossa Senhora do Socorro, a delegacia fica na Rua 24, 168, Conjunto João Alves Filho. O contato é feito pelo (79) 3279-2450. Também é possível fazer denúncias pelo 181 ou 190. O sigilo é garantido
ASEOPP alerta para ilusão de comprar imóvel mais barato através de cooperativa ou associação. Instrução normativa da Receita Federal dá responsabilidade e cobrará tributos não pagos A instrução normativa da Receita Federal, do último dia 16 de Abril, dispõe sobre as contribuições previdenciárias e as contribuições destinadas a outras entidades ou fundos incidentes sobre o valor da remuneração da mão de obra utilizada na execução de obras de construção civil. Na prática, a instrução é direcionada às cooperativas, às associações e aos condomínios que são criados apenas para compra de terrenos e construção de imóveis, com o intuito de não pagar diversos tributos, como fazem as incorporadoras. Os administradores dessas cooperativas e associações ainda ganham 20% de tudo que é arrecadado. O alerta foi feito no programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan Aracaju, FM 88.7, apresentado pelos jornalistas Paulo Souza e Rosalvo Nogueira e com a participação de Lomes Nascimento pelo presidente da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, Luciano Barreto.
Responsabilidade O capítulo IV, da instrução normativa da Receita Federal, deixa clara a responsabilidade pela regularização de obra da construção civil. Como por exemplo esses incisos: III – o incorporador, conforme definido no caput do art. 29 da Lei nº 4.591, de 1964; IV – o condômino da unidade imobiliária não incorporada na forma prevista na Lei nº 4.591, de 1964, que é o titular de fração ideal de imóvel cuja propriedade é exercida no regime de condomínio de que tratam os arts. 1.314 a 1.322 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, no qual é realizada obra de construção em nome coletivo, definida no inciso XII do caput do art. 7º; V – o condômino da construção em condomínio de que trata o inciso XI do caput do art. 7º, realizada em imóvel objeto de incorporação imobiliária na forma prevista na Lei nº 4.591, de 1964; VII – a sociedade líder do consórcio, no caso de contrato para execução de obra de construção civil mediante empreitada total celebrado em nome das sociedades consorciadas, desde que atendidas as condições estabelecidas no inciso II do § 1º do art. 7º; e VIII – o consórcio, no caso de contrato para execução de obra de construção civil mediante empreitada total celebrado em seu nome, observado o disposto no inciso II do § 1º do art. 7º. § 1º Na obra executada mediante contrato por administração, nos termos do qual a empresa contratada somente administra a obra de construção civil e recebe como pagamento uma percentagem sobre todas as despesas realizadas na construção ou um valor previamente estabelecido em contrato, a responsabilidade pela obra cabe ao contratante.
Casos Luciano Barreto citou alguns casos de problemas com essas cooperativas e associações em Sergipe que chegaram às delegacias, como crimes e registrou a importância da instrução normativa que instituiu a DCTFWeb Aferição de Obras, que será emitida por meio do Sero depois de finalizado o procedimento de aferição da obra. “Agora as cooperativas e associações têm o mesmo tratamento tributário federal do que uma incorporação e o alerta é para quem já comprou e os futuros compradores, porque os tributos que não foram recolhidos podem retroagirem há cinco anos e quando a obra é concluída essas cooperativas e associações são extintas. Ou seja, a responsabilidade ficará com o comprador ou com o condomínio”, disse.
Conto do vigário O comentarista e empresário Lomes Nascimento lamentou que isso ocorra no Brasil e que é uma verdadeiro conto do vigário. Lomes disse que é um assunto de interesse público e o Ministério Público precisa fiscalizar e tomar as providências. Luciano disse que a denúncia já foi feita no MP como também no CREA nacional. Luciano lembrou que as cooperativas só podem ser formadas para construir imóveis quando os membros tiverem interesses em comum, como não é o caso em Sergipe, onde estão até mesmo fazendo publicidade e corretagem de maneira totalmente ilegal. “Não pagam impostos e nem mesmo legalmente os corretores, pagando através de bônus para não contabilizarem”, denunciou.
Alerta para os compradores Ao finalizar a entrevista, Luciano Barreto disse que a intenção da ASEOPP é alertar quem comprou ou quem pensa em comprar imóvel através de cooperativas e associações para a realidade que muitas vezes não é divulgada. “Muitos estão comprando o terreno supervalorizando, ganhando uma alta taxa de administração e ao final o preço do imóvel é bem maior por conta da atual alta constante dos insumos”, disse. “Quem já comprou procure os responsáveis e exija que qualquer tributo que será cobrado não recairá sobre vocês”, reforçou.
Repercussão nacional E a entrevista concedida pelo presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, na última sexta-feira, 16, no programa Ponto Final, na rádio Fan Fm, repercutiu nacionalmente nas redes sociais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. Na entrevista, o líder empresarial fez referência ao setor da Construção Civil, criticou a atual gestão do Brasil sobre as obras abandonadas por todos os estados. “Aqui se gasta R$ 10 milhões para economizar R$ 100 mil”, pontuou lembrando a estimativa de que há 40 mil obras abandonadas no país, detalhando o custo que isso tem para os cofres públicos e para as empresas do setor. “São 40 mil obras paradas. Isso é muito ruim, porque naturalmente uma obra é para o coletivo, então se não fica pronta, traz dois prejuízos: o dinheiro investido e a não utilização do equipamento projetado”, aponta.
Em Dores, Prefeitura lança plataforma pioneira em Sergipe A gestão do prefeito Mário (Cidadania), de Nossa Senhora das Dores, lançou através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, uma plataforma que permite que os cidadãos dorenses acompanhem o andamento da vacinação no município. A ferramenta desenvolvida pela Secom é pioneira no Estado e mostra todas as informações e etapas da vacinação contra a Covid-19.
Dados O banco de dados é atualizado em tempo real e mostra as informações sobre os registros das doses da vacina aplicadas em Nossa Senhora das Dores. Os dados sobre as coberturas vacinais podem ser acessados por meio de um painel online www.vacinadores.com.br A plataforma desenvolvida apresenta um levantamento com os dados sobre vacinação que o cidadão pode acompanhar.
Promotores de Justiça do MP-SE lançam livro sobre “Direito Regulatório Comportamental e Consequencialismo” Os Promotores de Justiça Henrique Ribeiro Cardoso e Peterson Almeida Barbosa lançaram na semana passada, pela Editora Lumen Juris, a obra “Direito Regulatório Comportamental e Consequencialismo.” O Promotor Henrique Cardoso, Pós Doutor em Direito em Democracia e Direitos Humanos (Coimbra IGC) foi o responsável pela Coordenação, junto com o Prof. Dr. Fernando Leal, coordenador acadêmico do renomado Programa de Pós Graduação em Direito da FGV (Faculdade Getúlio Vargas) Rio de Janeiro-RJ, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os temas foram abordados no contexto da nova redação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, servindo-se de tecnologias multidisciplinares como economia, psicologia e nudges (cutucadas), sem se descurar da ancoragem internacional de temas de Direitos Humanos, Detalhes aqui.
Um grupo de professores montou um manual de Libras pras disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas. Esse tipo de manual não existia antes e vai ajudar muitos professores e alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral. 100% gratuito: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EBOOK_-_MANUAL_DE_LIBRAS_PARA_CIENCIA-_A_C%C3%ABLULA_E_O_CORPO_HUMANO20200727155142.pdf
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Hoje é o dia universal da poesia. Dedico esse texto de Fernando Pessoa a minhas amigas e amigos. Do médico e ex-senador Francisco Rollemberg: “Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril” Fernando Pessoa.
A CHIP é reconhecida como Platinum Partner pela Dell EMC A CHIP foi reconhecida pela Dell EMC como Platinum Partner, um dos mais altos níveis de parceria oferecidos pelo fabricante. Este reconhecimento endossa a longa história de colaboração entre a CHIP e Dell EMC, implementando projetos ponta a ponta com base em suas soluções tecnológicas. A Dell também reconhece as várias certificações de nossa equipe técnica, que nos permitem implantar competências em infraestrutura convergente, computação de alto desempenho, armazenamento, infraestrutura definida por software, segurança, estação de trabalho ou rede. Mais informações: https://www.instagram.com/chiparacaju/
Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/ José Barros da Silva, 73 anos, conhecido como Seu Véio, Povoado Terra Dura, CAPELA-SE …
EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO
A Federação Dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (FETAM) realiza, nesta quinta-feira, uma palestra virtual no formato de Live, com o tema “Garantir a vacina é proteger a vida do povo”. A transmissão acontece hoje, 22, às 19h e será feita pelo facebook da FETAM Sergipe. O evento marca o lançamento, em Sergipe, da Campanha Nacional “Vacina para todes”, encampada e articulada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).
Para debater o tema foram convidados o deputado estadual Iran Barbosa, que apresentará um panorama das medidas tomadas no âmbito do parlamento sergipano no tocante ao enfrentamento à COVID-19; o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed/SE), Helton Monteiro, que fará uma análise sobre a situação da pandemia e os impactos no sistema de Saúde público em Sergipe .
O evento conta ainda com a participação do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Ramos, para abordar as ações realizadas pelo órgão, que congrega representantes da sociedade civil e do poder público. A mediação das intervenções ficará por conta da presidenta da FETAM, Itanamara Guedes e do Coordenador de Saúde do Trabalhador da federação, Joel Freitas.
“A vacinação em larga escala no país é a única saída para salvar a população brasileira. Por isso, defendemos a quebra da patente das vacinas e que ela seja pública, gratuita e universal, distribuída pelo Sistema Único de Saúde”, destacou a presidenta da FETAM Sergipe, Itanamara Guedes.
Para ela, esta é a maneira mais segura de conter o avanço da pandemia, que colocou o Brasil na triste posição de país com maior número de mortos por Covid-19, devido a uma política genocida do governo Bolsonaro, marcada pela negligência com a vida da população.
Coordenador de Saúde do Trabalhador da federação, Joel Freitas, acrescenta que são os trabalhadores e trabalhadoras que estão pondo em risco suas vidas todos os dias, seja em seus locais de trabalho, seja no percurso, amontoados no transporte público. “A situação é ainda mais grave para aqueles que atuam nas políticas de saúde, assistência social e outros serviços essenciais, que em grande parte são municipalizados. Embora cumpram papel fundamental no combate à pandemia, a maior parte de nós, servidores municipais, ainda não fomos vacinados”, completou Joel.
Campanha Lançada nacionalmente pela Confetam/CUT no dia 24 de março, a campanha é uma grande mobilização dos Servidores e Servidoras Municipais CUTistas para cobrar a vacinação em massa contra o novo coronavírus. Mais do que isso: trata-se de um movimento nacional de trabalhadores e trabalhadoras de todo o país para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e valorizar os profissionais do setor, defender a ciência brasileira e exigir uma política sanitária sólida e responsável.
PELO TWITTER
www.twitter.com/ayres_britto Quando todo mundo tá meio perdido, importa bem mais explorar a praia de si mesmo, pé ante pé, do que entrar de cabeça na onda.
www.twitter.com/gilbertotv Ver é uma coisa…enxergar é outra completamente diferente.
www.twitter.com/congressoemfoco “Devemos fortalecer o coração de quem tem empatia pelas pessoas. Não deixar que elas desistam de lutar. Independentemente daquelas pessoas que nutrem o ódio ou desprezo pela humanidade”, escreve Cezar Britto, nesta parábola.
"Devemos fortalecer o coração de quem tem empatia pelas pessoas. Não deixar que elas desistam de lutar. Independentemente daquelas pessoas que nutrem o ódio ou desprezo pela humanidade", escreve Cezar Britto, nesta parábola. https://t.co/U0I2RwJaZi
— Congresso em Foco (@congressoemfoco) April 20, 2021
www.twitter.com/J_LIVRES Por Mmocanus @mmocanus #Tiradentes
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
Adeus! Fica-te aí, com o abdômen largo
A apodrecer!. .. És poeira, e embalde vibras!
O corvo que comer as tuas fibras
Há de achar nelas um sabor amargo!” Augusto dos Anjos, no poema As cismas do Destino, nasceu em 20/04/1884.