Olá, caríssimos leitores!
Antes de tudo, gostaria de aproveitar este primeiro post do ano para desejar um feliz 2015 para todos vocês! Que este seja o início de um novo ciclo, repleto de conquistas e resultados. Tanto na esfera física, quanto na digital, obviamente!
Estamos com uma série de novidades para as próximas edições da nossa coluna! Nas semanas seguintes, traremos várias dicas e informações relevantes sobre um tema que sabemos interessar muita gente: mídias sociais.
Para se ter uma rápida ideia, no final de 2014, o Twitter divulgou um crescimento de 25,6% na quantidade de usuários brasileiros, em relação ao ano anterior. Ainda, o microblog se consolidou como “segunda tela”, utilizado em celulares ou tablets, enquanto se assiste à TV. Já o Instagram ultrapassou a marca dos 300 milhões de usuários ativos no mundo, em dezembro, desbancando o próprio Twitter, que contabilizava 284 milhões.
O Facebook, por sua vez, mantém a liderança como a maior rede social do mundo e divulgou uma novidade, nas últimas semanas, com base numa pesquisa interna: em 2014, a publicação de vídeos registrou um aumento de 75%. Os vídeos nativos – publicados diretamente no feed de notícias da rede –, por sua vez, cresceram 3,6 vezes, no mesmo período. Enquanto isso, o LinkedIn também mantém crescimento acelerado. Em setembro do ano passado, já eram mais de 300 milhões de usuários interessados em trocar experiências profissionais, ao redor do globo. Destes, 18 milhões estavam só no Brasil.
É bem verdade que as mídias sociais têm um potencial imenso para a geração de novos negócios. Não é à toa, então, que diversas empresas se valem das mesmas, a fim de otimizar seus resultados comerciais. Mas… Será que as mídias sociais são uma opção realmente interessante, no caso específico da sua empresa? Caso sim, em quais mídias valeria mais a pena investir, considerando o perfil do seu público e os objetivos que se pretende alcançar? Como trabalhar as mensagens nestas diferentes mídias, para potencializar o impacto? Enfim, as dúvidas são muitas.
Social media da Editora Globo em Aracaju
Para ajudar você a tirar o máximo proveito das mídias sociais, uma novidade já está confirmada para Aracaju e traremos, em primeira mão, aqui na nossa coluna: um curso presencial com o social media da Editora Globo. Responsável pela estratégia digital de marcas como Época, Galileu, Autoesporte, Marie Claire, Globo Rural, Vogue e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o Cristiano Santos virá pessoalmente à capital sergipana no dia 04 de julho (um sábado), especialmente para ensinar as melhores práticas no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
As aulas terão 8 horas de duração e serão trazidas à cidade pela CreativeBizz, agência especializada em Marketing Digital e que atende grandes marcas no Brasil e exterior, como Rede Globo, SBT, Exxon Mobil, Yokohama, FGV e Governo Federal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do e-mail e do telefone divulgados no seguinte endereço, onde estão também todos os detalhes do curso: http://creativebizz.com/curso-midias-sociais-aracaju/.
Eis o conteúdo programático:
Mídias abordadas
– Facebook
– Twitter
– LinkedIn
– Instagram
Apresentação
– O que é mídia social?
– Tipos de mídia social
– Por que um profissional precisa entender de mídias sociais?
– Qual a essência de cada rede: linguagem x público
– Por que estar nas mídias sociais?
Engajamento e presença de marca
– Posicionamento e imagem do produto, marca, empresa ou veículo
– Geração de engajamento (modelos de posts)
– Qual o melhor horário para postar?
– Ações promocionais: o que é permitido
– Atendimento nas redes sociais
Produção de conteúdo
– Call-to-action
– Direitos de uso do material do usuário
– Monitoria de pautas e assuntos da rede
– Formatos de conteúdo
Geração de audiência
– Formatos de postagem
– Promoção de conteúdo
– Promotores de marca e identificação de hubs
Métricas e relatórios
– Variáveis de cada rede
– Ferramentas
– Criação de relatórios
Bons conhecimentos! E resultados digitais ainda melhores!