Vereador cobra do prefeito contratação de leitos de UTI para capital

Vereador Ricardo Marques entende que diante da situação crítica da capital, a PMA pode contratar leitos de UTI (Foto: Reprodução de vídeo da CMA)

O aumento de casos da Covid-19 e mortes pela doença na capital sergipana foi assunto na sessão da Câmara de vereadores de Aracaju. O vereador Ricardo Marques (Cidadania) solicitou ao Prefeito Edvaldo Nogueira que contrate leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou leitos de alta complexidade para reduzir a quantidade de mortes. 

De acordo com o vereador, Aracaju detém mais de 46% das mortes que estão acontecendo em todo Estado por complicações da doença. “Todos os dias, recebemos relatos de pessoas pedindo vagas na UTI para um familiar. O prefeito está contratando leitos de retaguarda, mas estamos percebendo que a procura por esses leitos está caindo e a fila por um leito de UTI aumentando. Se tem dinheiro, porque não contratar leitos de UTI ou de alta complexidade? Temos que salvar essas vidas e a responsabilidade é de todos”, afirma o vereador. 

Ricardo Marques fez um apelo ao Prefeito e diz que esse é o momento de agir e não ficar apenas na base das discussões. “Enquanto a vacinação em massa não chega, o munícipio precisa contratar leitos de UTI, e esse o apelo que faço aqui hoje ao Prefeito e questiono: o que está faltando para que isso aconteça?”, indaga. 

Vacina 

A vereadora Professora Ângela (PT) informou aos colegas parlamentares durante a sessão que ingressão com uma Ação Popular junto à União para que a população sergipana que recebeu a primeira dose da vacina Coronavac tenha a garantia da segunda dose. 

Vereadora Linda Brasil é favorável a instauração da CPI da Cvovid-19 na CMA (Foto: Reprodução de vídeo da CMA)

“Eu e o deputado Iran Barbosa entramos com essa Ação Popular porque é dever da União vacinar a população de Aracaju e todo o país. A população de Aracaju vive agora com mais essa incerteza sem saber quando e se receberá a segunda dose. Até ontem teve a aplicação da segunda dose em um grupo, mas já parou e agora a Secretaria depende de um novo lote de vacina que deve chegar no final de semana. A Ação Popular é para que a União garanta as doses para a aplicação da segunda dose da Coronavac na parcela da população que recebeu a primeira dose para dessa forma garantir a imunização”, explica. 

CPI 

A vereadora Linda Brasil (Psol) defendeu a instalação da CPI da Covid-19 na Câmara Municipal para apurar as ações e a aplicação de recursos no combate a Covid-19 em Aracaju. “ Tenho visto muita negligência por parte da gestão municipal e defendo sim que seja feita uma CPI da Covid-19 na CMA para investigar, porque a situação é grave”, enfatiza. 

O vereador Ricardo Marques também é favorável a implementação da CPI da Covid-19 na CMA. “Investigação nunca é demais e se apresentarem requerimento para abertura da CPI, já tem garantida a minha assinatura”, confirma. 

 O Portal Infonet entrou em contato com a Prefeitura de Aracaju, que informou que não vai se manifestar sobre as declarações dos vereadores.  

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais