Hemose descentraliza serviços para incentivar doação de sangue

(Foto: SES)

Visando facilitar o acesso a população ao serviço de doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) segue com o atendimento aos voluntários no posto de coleta, localizado no primeiro piso do Shopping Riomar em Aracaju.

“Com o funcionamento dessa unidade descentralizada, o Hemose busca a promoção da conscientização da comunidade sergipana sobre a importância do ato de doar sangue com frequência, além de oferecer uma nova opção de acesso ao servico aos cidadãos”, destacou a diretora Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Luciana Déda.

O posto descentralizado do Hemose iniciou suas atividades no início de junho, período que passou por alguns ajustes, e atualmente funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Apenas na terça-feira, não tem doação de sangue, funciona para orientações sobre o serviço e o cadastro para doador de Medula Óssea.

Doador de sangue fidelizado o funcionário público aposentado, Renato Dantas, elogiou o espaço. “É uma opção atrativa, por esta localizado num centro de compras e mais próximo de minha casa. Por isso, assim que soube do posto, convidei minha filha que também é doadora e juntos vamos ajudar a salvar vidas”, disse ele.

Em quatro meses o serviço registrou 1.402 atendimentos com 1.005 doações efetivadas. O sangue coletado e fracionado no Hemocentro de Sergipe, atende a demanda transfusional de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em pouco mais de 25 unidades hospitalares espalhadas no Estado.

De acordo com a enfermeira e gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino, o sangue é um recurso terapeutico, utilizado pela medicina em vários tratamentos e no combate de hemorragias. “O médico prescreve a transfusão de hemácias ou plaquetas, a depender do quadro clínico do paciente, geralmente são pessoas em tratamento oncológicos, anemias crônicas, além de diversas cirurgias como, cardíacas que precisam da reposição de um desses componentes sanguíneos”, informou a gestora.

Doação

Para doar sangue é preciso está bem de saúde, ter de 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 Kg, comparecer ao Hemose ou ao posto de Coleta bem alimentado, portando um documento oficial original com foto. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Fonte: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais