Mais de 109 mil pessoas estão com a 2ª dose atrasada em Aracaju

Mais de 109 mil pessoas estão com a 2ª dose atrasada em Aracaju (Foto: Marcelle Cristinne)

Enquanto a cidade de Aracaju segue avançando na aplicação da dose de reforço, algumas pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, extremamente importante para completar o ciclo vacinal. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), até o momento cerca de 109.443 pessoas acima dos 12 anos de idade ainda não compareceram aos pontos de vacinação para tomar a 2ª dose.

Ainda de acordo com a SMS, há também um número alto de pessoas com 12 anos ou mais que ainda sequer tomou a 1ª dose. Segundo a pasta, atualmente esse quantitativo gira em torno de 45.030 pessoas. Um número também preocupante.

A campanha de vacinação contra a covid-19 está suspensa neste fim de semana, retornando na segunda-feira, dia 6.

Saiba como completar e reforçar o esquema vacinal

1ª dose
Adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que ainda não se vacinaram, podem receber sua primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Francisco Fonseca (18 do Forte); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Augusto Franco (Farolândia) das 8h às 18 horas. Nas demais UBSs funcionam das 8h às 16h.

A vacinação desse público também está disponível no drive do Parque da Sementeira, que a partir de segunda-feira, 6, passa a ser das 8h às 13h, mediante código de validação. Nos demais pontos, não é necessário apresentar código, bastando levar apenas documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação, se tiver.

Repescagem
A população adulta, a partir dos 18 anos (incluindo gestantes, puérperas e lactantes), que perdeu o prazo para receber sua primeira dose, pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Francisco Fonseca (18 do Forte); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Augusto Franco (Farolândia) das 8h às 18 horas. Nas demais UBSs funcionam das 8h às 16h.

Não é necessário apresentar código, basta levar documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacinação, se tiver. No caso das gestantes, puérperas e lactantes, também deve ser apresentado algum documento que comprove a condição de cada uma.

Antecipação D2 AstraZeneca
As pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose de AstraZeneca podem se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Francisco Fonseca (18 do Forte); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Augusto Franco (Farolândia) das 8h às 18 horas. As demais UBSs funcionam das 8h às 16h.

Para esse público, o imunizante também está disponível no drive do Parque da Sementeira, das 8h às 13h. Não é necessário de código para a segunda dose, desde que a primeira tenha sido recebida na capital.

Segunda dose Pfizer
Aqueles que foram vacinados com a primeira da  Pfizer há mais de 21 dias, podem antecipar sua aplicação. A vacina está disponível, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Francisco Fonseca (18 do Forte); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Augusto Franco (Farolândia) das 8h às 18 horas. Nas demais UBSs funcionam das 8h às 16h.

No drive da Sementeira, a vacinação segue disponível para esse público, das 8h às 13h, sem necessidade de apresentação de código.

Dose de reforço
Toda a população 18+ que tomou a segunda dose até 7 de agosto, imunossuprimidos 18+ com D2 recebida há 28 dias, e profissionais de saúde vacinados também com a segunda dose até 7 de agosto, estão aptos a receber a dose de reforço.

Para recebê-la, é necessário ter sido vacinado em Aracaju e apresentar documento de identificação com foto e CPF, cartão de vacinação com as doses anteriores registradas e comprovante de residência de Aracaju. Os imunossuprimidos 18+ necessitam apresentar também relatório médico.

Para este público, a terceira dose está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Francisco Fonseca (18 do Forte); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Marx de Carvalho (Ponto Novo) e Augusto Franco (Farolândia) das 8h às 18 horas. Nas demais UBSs funcionam das 8h às 16h.

E das 8h às 13h no drive da Sementeira. Pessoas vacinadas em outros municípios devem buscar o mesmo local para receber sua dose de reforço.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais