Twitter: nova opção para denunciar posts com fake news no Brasil

                                  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O Twitter anunciou na segunda-feira (17) uma nova opção de denunciar posts que estejam repercutindo notícias falsas para o Brasil. Além do Brasil, o twitter vai testar o funcionamento da nova opção na Espanha e nas Filipinas. A ferramenta já estava disponível na Coreia do Sul, Estados Unidos e Austrália desde agosto do ano passado. Em poucas horas de funcionamento, foram recebidas mais de 3 milhões de denúncias nesses países, segundo a big tech.

Segundo o twitter, o Brasil e as Filipinas foram escolhidos por ser ano de eleições nos dois países, além de representarem parcela significativa dos usuários das redes sociais. O Brasil tem cerca de 14 milhões de usuários. “Até agora, esse mecanismo provou que é útil, mas também tem suas complexidades. Dos tuítes denunciados e analisados por nossas equipes, apenas 10% violaram nossas políticas”, diz a empresa em matéria do Valor Econômico. A baixa proporção de violação entre as denúncias é motivada pelo grande volume de denúncias recebidas sobre tuítes cujos assuntos não são relacionados àqueles em que a empresa age de acordo com suas políticas, ponderam.

O twitter diz que precisa continuar a otimizar a filtragem e priorização de denúncias para garantir a eficiência antes de disponibilizar a ferramenta.

O mais importante é que é mais uma ferramenta para denunciar a desinformação como, por exemplo, o que acontece no Brasil, com os negacionistas, a maioria bolsonaristas, que fazem de tudo contra a vacinação contra a Covid-19.


Prédio abandonado do INSS: deste 2018 tramita ação na Justiça Federal E o blog foi informado que, desde 2018, tramita na Justiça Federal uma ação para obrigar o INSS a reformar e realizar manutenção permanente do prédio. Naquela época, o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE), que ajuizou a ação, considerava que a edificação causava risco à vida das milhares de pessoas que circulam no local diariamente. A ação foi declinada da Justiça de Sergipe para Justiça Federal e atualmente é acompanhada pelo MPF.

O velho guru Rosalvo Alexandre repetia de forma irônica: “Em Sergipe, não elogiar as autoridades é um claro sinal de oposição!” De joão Fontes, ex-deputado federal nas redes sociais.

Intervenção já! “O grau de desumanidade e frieza do arcebispo de Aracaju é tão elevado, que o mesmo deveria ser, urgentemente, interditado pelo Papa Francisco,” escreveu um leigo muito próximo do vigário-geral da arquidiocese de Aracaju. “O que se diz nos corredores da arquidiocese é que d. João é frio, calculista e indiferente. Ele é incapaz de demonstrar qualquer sentimento pelo sofrimento alheio. Percebi isto com muita clareza na morte de Tânia, que foi sua secretária e auxiliar. Somente 2 coisas despertam o interesse dele: o dinheiro e outra que não posso falar, mas que o clero e muitos leigos já sabem e que em breve será de conhecimento público.” Misericórdia.

Fofoqueiro-mor O clero da arquidiocese de Aracaju precisa se precaver e tomar cuidado com um fofoqueiro-mor que anda delatando os colegas e seminaristas. E não escapa quase ninguém da sua língua maldita. No ano passado, por exemplo, numa reunião do conselho, o fofoqueiro entregou vários colegas. Quem tem telhado de vidro deve redobrar os cuidados com o seu, pois tanto o fofoqueiro-mor quanto o fofoqueiro-chefe, que curte fofoca, não são exemplos pra ninguém. Fica o aviso. Valei-me são José!

 

“Ai de vos fariseus hipócritas” O blog vai publicar hoje apenas um pedacinho do print de uma conversa de whatsapp que circulou no telefone de um fofoqueiro e moralista, às 01:07 da madrugada. Não satisfeito com a outra foto, que disse “Essa aí tá artificial”, o fofoqueiro recebeu outra. Um pedido foi feito para apagar, mas o fofoqueiro não apagou e ainda compartilhou com outro, mais outro e mais outro e chegou até o blog. Por questão de respeito aos leitores, um corte foi feito na imagem da conversa. O fofoqueiro precisa ter mais cuidado para não ser moralista com os colegas, pois quem tem rabo de palha não pode tocar fogo na palha dos outros. Salve Jorge! E não se esqueça: “João Lucas manda lembranças e pede para lembrar do presente dele.”


OAB/SE nomeia procuradoria inédita da defesa das prerrogativas A fim de criminalizar a violação das prerrogativas, a Lei de Abuso de Autoridade (Lei n. 13.869/19) introduziu um novo artigo na lei do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei nº 8.906/94). Nesta perspectiva, a OAB/SE, que atua em defesa do exercício livre da profissão, nomeou a diretoria da Procuradoria da Defesa das Prerrogativas na última sexta-feira, 14.

Profissionalização A nomeação inédita da nova Procuradoria preza pela garantia constitucional da essencialidade do advogado e representa a profissionalização da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/SE. “Com a adoção de todas as medidas legais e cabíveis contra ameaças à lei e à justiça, atuamos em defesa da advocacia sergipana, assegurando direitos e garantindo que possamos atuar livremente em defesa da sociedade”, ressalta Danniel Costa, presidente da Ordem.

Interesse coletivo Segundo o procurador Josefhe Barreto, as prerrogativas da advocacia, previstas nos artigos 6º e 7º da Lei n° 8.906/94 jamais podem ser confundidas com privilégios profissionais, pois elas não tratam de interesses individuais, mas de um interesse coletivo voltado à defesa de todos os membros da sociedade. “Não vamos nos restringir às notas de repúdio, mas exerceremos efetivamente o desagravo. Vamos reconhecer o abuso e a ilegalidade praticada contra a advocacia, devolvendo ao profissional aviltado em seu mister a dignidade para atuar livremente na sua essencialidade constitucional”, afirma Josefhe Barreto, conselheiro e procurador da defesa das prerrogativas.

Proteção De acordo com a publicação do Conselho Federal da OAB Nacional: “O advogado deve estar protegido contra investidas daqueles que atentem contra o devido processo legal e os direitos fundamentais garantidos na Carta Magna”. O manual com aspectos gerais da nova lei foi lançado em 2020.


“A Capital do Caminhão também será a Capital do Agronegócio”, comemora prefeito Adailton Sousa Ontem, a Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE) realizou uma coletiva de imprensa, em seu auditório, no Parque de Exposições João Cleophas, com o objetivo de apresentar o Sealba AgroShow, maior vitrine do Agronegócio da região. O evento reunirá os municípios de Sergipe, Alagoas e Bahia. Na oportunidade, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, esteve presente, participou da coletiva e falou da importância do evento para Sergipe, sobretudo para o município serrano, já que o Sealba AgroShow ocorrerá em Itabaiana, do dia 10 a 12 de fevereiro, no Parque Cunha Meneses.

Importância “Importantíssimo Itabaiana ser escolhida para sediar este evento. Agradecemos o presidente da FAESE, Ivan Sobral, por esta escolha. Itabaiana é uma cidade central geograficamente. Teremos a participação de mais de 100 municípios. Itabaiana, mais uma vez, sai na frente. A Capital do Caminhão também será a Capital do Agronegócio ”, disse.

Esforço O presidente da FAESE, Ivan Sobral, ressaltou que a participação e o esforço do prefeito Adailton Sousa para levar a feira para Itabaiana foi imprescindível. O Sealba AgroShow reunirá empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços, o que a torna uma grande oportunidade para realizar negócios, promover a marca e se atualizar com as novidades do mercado.

Eventos Serão realizadas palestras técnicas, rodada de negócios, entrega de projetos aos agentes financeiros, lançamento de máquinas e equipamentos, test drive de veículos e máquinas. Também estiveram presentes na coletiva os secretários serranos Chiquinho Ferreira e Erotildes de Jesus, de Comunicação e Agricultura, respectivamente.

Lagarto: Prefeitura cobra taxa exorbitante para transporte de estudantes do ensino superior Na segunda-feira, 17, o Programa Sergipe em Destaque abordou o tema do transporte universitário que causa preocupação aos estudantes impossibilitados de pagar a taxa de R$110 reais (mensal) cobrada pela prefeitura de Lagarto. O apresentador do programa, Aclécio Prata, comparou que o município de Salgado cobra valor simbólico de R$10 reais (mensal), e os municípios de Simão Dias, Poço Verde, Aquidabã, entre outros, não cobram taxas aos universitários.

Valor alto Dona Ana, mãe de uma estudante da Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão, revelou que não tem como pagar o valor cobrado pela prefeitura, por isso, a filha cogita trancar o curso. “É um valor alto que a gente não pode pagar. A prefeitura deveria olhar para esses alunos, pois estamos pensando em trancar o curso. A gente quer que a prefeita tome uma posição sobre isso. Não temos condições”, disse.

 

 

Laranjeiras: planejamento e integração E desde que assumiu o atual mandato de prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto vem realizando reuniões periódicas com o secretariado e a equipe gestora para avaliar as ações realizadas e as futuras dentro do planejamento estratégico que prioriza a saúde, a inclusão social, a geração de emprego e renda, além de obras estruturantes. “Com planejamento e integração é possível executar ações concretas em benefício dos laranjeirenses. Dessa maneira, todas as secretarias estiveram reunidas e já traçam metas para 2022,” registrou nas redes sociais.

 

 



Chesf alerta prefeituras: Companhia vem buscando alertar, com antecedência, cidades ribeirinhas para o aumento do nível do rio Pelo menos 33 prefeituras de municípios ribeirinhos do Submédio e Baixo São Francisco foram contatadas e alertadas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) sobre as alterações de vazão e das condições de cheia no Velho Chico. O objetivo é que os gestores municipais e as defesas civis fiquem em alerta devido ao aumento do nível do rio que vem ocorrendo desde o dia 12 de janeiro de 2022.

Divulgação A Chesf está procedendo operação de controle de cheia no Rio São Francisco a partir do maior reservatório do Nordeste, Sobradinho (BA), e divulgou, com antecedência, o aumento da vazão, com abertura de comportas (vertimento), para que as autoridades municipais pudessem se organizar, dentro da agilidade necessária para a situação. As águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco este mês e tendo em vista que o período úmido se estende até abril.

Regras “O Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, declarou regime de cheia na Bacia do Rio São Francisco e, dessa forma, temos que atuar com regras específicas, aguardando chegar mais água, pois ainda há chuvas acontecendo em Minas Gerais. A previsão é Sobradinho, nosso maior reservatório, alcançar 75% de armazenamento no fim de janeiro”, informou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Vazões Além de ter contatado prefeituras e defesas civis municipais, a Chesf vem dando ampla divulgação sobre as vazões programadas, informando que desde o dia 12, vem aumentando a liberação de água dos reservatórios em 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) a cada dois dias. No dia 24, as usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) estarão liberando 4.000 m³/s. Por não haver vazão nesse patamar há 12 anos, a Chesf divulgou para autoridades, imprensa e publicou no seu site informações sobre as localidades onde há pontos sensíveis a vazões a partir de 2.500 m³/s, para que a sociedade e os órgãos públicos competentes façam o acompanhamento e tomem medidas para garantir a segurança.


Socorro: 18ª unidade de saúde reformada A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro realizou na segunda-feira, 17, a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília. A UBS foi restaurada pela segunda vez para ofertar uma assistência de qualidade à população. Com essa UBS, a Prefeitura entregou a 18ª Unidade de Saúde reformada. Além disso, mais seis foram ampliadas e modernizadas, chegando ao total de 24 Unidades de Saúde, entre reformas e ampliações, entregues à população. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília oferece à população atendimento médico e odontológico; marcação de exames e consultas; vacinação; distribuição de medicamentos, diante da receita médica; curativos; acompanhamento das gestantes durante o pré-natal, entre outros serviços.

Apoio total O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, destacou o apoio do prefeito Padre Inaldo para a realização de mais uma reforma. “Nós só conseguimos realizar esses projetos devido ao prefeito Padre Inaldo, que confia, dá total liberdade e condições de trabalho. Além do prefeito, também estendo os agradecimentos aos profissionais da Saúde, que sempre estão à disposição da população e aceitaram trabalhar em outra Unidade, enquanto a Santa Cecília estava em reforma. Conto com todos os profissionais para continuar oferecendo a população mais dignidade no dia a dia”, ressaltou o secretário.

Profissionais O vice-prefeito, Manelito Franco, prestigiou a entrega da UBS e parabenizou a toda gestão e aos profissionais da Unidade. “Observando o diálogo entre os profissionais é notável a união e o sucesso de todos. Desejo que o clima familiar permaneça e juntos possam trabalhar em prol da população socorrense. Parabéns a todos os profissionais de saúde e ao secretário de saúde, Enock Ribeiro, por todo trabalho que vem desenvolvendo”, destaca o vice-prefeito.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 



OPINIÃO

A Força da Militância. Por Antônio Samarone, médico sanitarista   http://blogdesamarone.blogspot.com/



Existe um consenso: a direita no Brasil, à sua maneira, assumiu a militância política. Militância entendida como uma ação obstinada e permanente em defesa de interesses, ideologias, ilusões, preconceitos, crenças e doutrinas.

A ideia de militância é antiga. A Bula que aprovou a Companhia de Jesus (Jesuítas), em 1540, chamava-se: “Regimini Militantis Eclesiae”. O lema dos Jesuítas era “Ide e Incendiai.”

No início, o PT herdou dos católicos os militantes das Comunidades Eclesiais de Base, da Teologia da Libertação. os militantes do Movimento Estudantil, as bases sindicais rurais e urbanas e os movimentos comunitários, associações de moradores e similares.

A famosa “FABAJU” já teve peso eleitoral.

Os Estatutos do PT previam a existência de militantes de bases, organizadas com poderes deliberativos. O Partido chegou a ser acusado de “basismo”, “assembleísmo”, de perder tempo discutindo exaustivamente as mesmas coisas.

Uma das estratégias usadas pelo PT para o fortalecimento da chamada militância foi, a criação do Orçamento Participativo. As administrações petistas prometiam deliberar sobre as prioridades orçamentárias, discutindo diretamente com os interessados.

Era uma forma, segundo a proposta, de democracia direta: eleger delegados que concorreriam com as desgastadas Câmaras de Vereadores.

Procurei saber o que restou dessa experiência de Orçamento Participativo em Aracaju. Só encontrei vagas lembranças.

A temida militância do PT esvaiu-se com a chegada do Partido ao Poder.

Nos bairros de Aracaju, os interesses populares (entre aspas), são mediados pelos evangélicos da “Teologia da Prosperidade”. São centenas ou milhares de pastores ligados a Partidos ou a políticos de direita, que intermediam votos nas eleições.

A chamada direita miliciana, ainda é um fenômeno secundário no agenciamento eleitoral em Sergipe

Outro polo de militantes eleitorais é a máquina pública.

Em Sergipe, as pessoas que ocupam os “cargos de confiança” (são milhares), os que recebem gratificações de qualquer natureza, os que estão à disposição de si mesmos, formam uma base militante dispostas, em defesa da manutenção dos interesses imediatos.

Sem contar os militantes que recebem serviços, favores e sinecuras prestados pela Máquina.

Os fornecedores e prestadores de serviços são militantes sempre dispostos a adesões interessadas. Sobretudo, setores empresariais e os mais ricos, que de boca para fora defendem o neoliberalismo, mas dependem umbilicalmente dos privilégios e mimos públicos.

O Estado mínimo é para os outros.

Outra base forte dessa militância de direita encontra-se nas redes sociais, formada pela classe média letrada ou semiletrada. É uma base aguerrida, disposta, negacionista, que consegue realizar algumas manifestações de rua, mas que ainda não demonstrou força eleitoral.

Os setores sociais mais à esquerda, em Aracaju, estão concentrados nos movimentos identitários. A antiga militância ideológica, inspirada na luta de classes, ficou no passado.

O que sobrou da militância do PT em Sergipe, com estrelinha no peito, envelheceu, ou concentrou-se nos gabinetes parlamentares e nas estruturas públicas que o Partido ainda comanda.

A militância petista renascerá com as eleições? Vamos aguardar o milagre.

A força eleitoral do PT será puxada por um líder carismático, uma locomotiva de quase 80 anos, chamado Lula. As esperanças estão depositadas no “Lulismo”.

 

OPINIÃO

*** A BESTA-FERA GENOCIDA ***

— O JIM JONES BRASILEIRO —

Clarkson Ramos Moura

 

 

 

 

 

 

 



PARA OS JOVENS INFECTADOS,
RECOMENDO TOMAR TUBAÍNA;
E, PARA IDOSOS E COMÓRBIDOS,
EU ADMINISTRO A CLOROQUINA.
POIS, POBRE, VELHO E DOENTE
TÊM, SIM, QUE PAGAR SUA SINA.

ORA! A CRIANÇADA QUE SE LIXE:
NÃO ME ABALA CHORO PERTO,
SE O PAÍS INTEIRO ME OUVISSE,
TUDO JÁ ESTARIA BEM-ABERTO.
PREFIRO GERAR UM GENOCÍDIO
A VER O CAPITALISMO DESERTO.

EU, BESTA-FERA, SOU O ENVIADO
DO TEMEROSO E ATROZ CAPETA.
LOGO, DEGOLEI O NELSON TEICH,
DEPOIS DE HENRIQUE MANDETTA.
DEI A PASTA A UM AMIGO MILICO:
A SAÚDE TÁ MANETA E PERNETA.

O ENTÃO MULISTRO DA SAÚDE,
O GENERAL-DOUTOR PAZUELLO,
QUE, EM TERMOS DE LOGÍSTICA,
SE REVELOU UM BOM ATROPELO.
PORTANTO, O POVO BRASILEIRO
AINDA VIVE COM UM PESADELO.

DEFENSOR QUE SOU DA CIVID-19,
AGORA PUS DOUTOR QUEIROGA,
QUE, SOBRE GESTÃO DE SAÚDE,
NÃO PASSA DE UMA MÁ DROGA.
SÓ ASSIM, A NOSSA POPULAÇÃO
CONTINUA TOMANDO NO BOGA!

A NOSSA PRECIOSA AMAZÔNIA
ESTÁ ENFRENTANDO UM CAOS.
SEM MEU MANIFESTO DESLEIXO,
EFEITOS SERIAM MENOS MAUS!
MAIOR EPICENTRO DA COVID-19,
JÁ ACONTECEU LÁ, EM MANAUS.

MACEDO, VALDEMIRO, MALAFAIA,
JUNTO COM SOARES E FELICIANO,
PODERIAM ELIMINAR A COVID-19,
SE EU NÃO FOSSE ALIADO TIRANO.
O BRASIL ESTARIA, POIS, A SALVO,
ATÉ O FINAL DESTE CURSIVO ANO.

COMO O MAIS CRUEL GENOCIDA,
REÚNO GENTE DE TODAS FAIXAS.
ÀS TURBAS DE DESEMPREGADOS
OFEREÇO MIGALHAS NAS CAIXAS.
ASSIM, A COVID-19 FEZ, ATÉ HOJE,
MAIS DE SEISCENTAS MIL BAIXAS.



PELO TWITTER


www.twitter.com/thiagokrening Tá começando um novo e importante episódio da Hora de Vacina!
                                                                         Bora vacinar toda essa gurizada aí!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/minc_rj Excelente escultura do Isaac Cordal em Berlim. A cena representa políticos discutindo mudanças climáticas enquanto a água sobe até seus narizes. A realidade é que muitas palavras são ditas mas não são cumpridas na prática. Parabéns!!!Símbolo de aplausos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/MarceloFreixo Quase 19 mil pais e mães levaram os filhos para vacinar no primeiro dia da campanha de imunização infantil no Rio! A capital carioca mostrando que acredita na ciência. A vacina é a forma mais segura e eficaz de protegermos nossas crianças e suas famílias.


Frase do Dia
“Talvez eu seja enganado inúmeras vezes… nas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém merece a minha confiança!” Aristóteles.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais