Covid-19: veja como fica a vacinação infantil neste sábado em Aracaju

Covid-19: veja como fica a vacinação infantil neste sábado em Aracaju (Foto: Sérgio Silva/PMA)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) seguirá com a vacinação infantil neste sábado, 22, em Aracaju. De acordo com a SMS, estarão funcionando para a vacinação das crianças as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ávila Nabuco (Médici) e José Machado de Souza (Santos Dumont), das 8h às 13h. Estão aptas a se vacinarem as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, e as crianças com 11 anos e sem comorbidades.

Para acessar o serviço, é necessário apresentar cartão de vacinação da criança, documento de identificação da criança e do responsável e comprovante de residência de Aracaju em nome dos pais ou responsáveis. Crianças com comorbidades precisam apresentar relatório com CID, assinado por médico. As que já são acompanhadas pela rede de saúde da capital e têm cadastro com a comorbidade descrita, não precisam.

Comorbidades

São consideradas comorbidades as seguintes condições de saúde: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave); hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática; síndrome de Down; autismo e deficiências permanentes (auditiva, visual, motora e mental).

Síndromes gripais

A Prefeitura de Aracaju também manterá em funcionamento, neste fim de semana, dias 22 e 23 (sábado e domingo), as UBSs Augusto Franco (Farolândia) e Cândida Alves (Santo Antônio). As Unidades funcionarão das 7h às 19h, para atender pessoas com sintomas gripais, sendo que a coleta de testes será até às 18h.

Nessas duas unidades, os usuários passam por avaliação médica, a qual encaminhará, quando necessário, para a testagem para covid-19 e a retirada de medicamentos para a continuidade do tratamento em casa.

Casos mais graves devem ser levados às urgências dos Hospitais Municipais Fernando Franco (Farolândia) e Nestor Piva (18 do Forte), com atendimento 24 horas.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais