Transporte escolar: pais devem contratar serviço regulamentado

A SMTT regula a circulação do transporte escolar na capital (Foto: SMTT)

Com a volta às aulas nas escolas das redes privada e pública, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju alerta os pais e responsáveis que optam pela contratação de transporte escolar para a importância de adotar alguns cuidados ao contratar o serviço.

A SMTT regula a circulação do transporte escolar na capital fornecendo ao permissionário do serviço um alvará, certificando que o veículo atende as exigências do órgão, como explica o superintendente Renato Telles.

“Antes de contratar um transporte escolar, os pais ou responsáveis devem verificar se esse veículo tem permissão para prestar o serviço, solicitando o alvará expedido pela SMTT. Outra dica é verificar também se o veículo possui faixa com o nome “Escolar” e placa com letras vermelhas. O serviço regulamentado oferece mais segurança às crianças”, enfatiza o gestor de trânsito da capital.

Atualmente, em Aracaju, há 250 permissionários do serviço, os quais têm veículos identificados com a faixa de transporte escolar e o número da autorização.

Transporte irregular
Veículos não regulamentados, sem a permissão da SMTT, não podem realizar transporte escolar em Aracaju. O órgão municipal faz o trabalho de fiscalização, rotineiramente, pois a condução de escolares sem autorização é infração de trânsito.

Os condutores flagrados sem portar a autorização para condução de escolares estão sujeitos a multa gravíssima, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e remoção do veículo, conforme estabelece o Código Brasileiro de Trânsito.

O agente de trânsito da SMTT França Franklin chama a atenção para os riscos que as crianças estão submetidas quando os pais contratam um serviço de transporte escolar não regulamentado.

“Quando as crianças são transportadas em veículos não regulamentados elas podem estar correndo riscos, pois o automóvel pode não conter os itens de segurança, a exemplo dos cintos e outros equipamentos obrigatórios. Por isso, reforçamos a importância de priorizar um serviço regular”, alerta.

Fiscalização
Para garantir a segurança dos estudantes e a regularidade do serviço, a SMTT realiza anualmente vistoria nos veículos permissionários que fazem o transporte escolar em Aracaju, e a atualização dos dados de todos os condutores. Também realiza fiscalizações de rotina para flagrar quaisquer infrações que venham a ser cometidas.

Durante este mês de janeiro, no período de volta às aulas, além das ações educativas realizadas em frente às escolas, agentes da SMTT estão fiscalizando o transporte escolar e também os veículos que param em fila dupla. Já em fevereiro, a partir do dia 7, com a volta às aulas da rede pública, as ações educativas serão e de fiscalização serão intensificadas nas escolas da rede municipal de Aracaju.

Fonte: AAN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais