Imunocomprometidos: saiba quem pode e onde receber a quarta dose

Em Aracaju, até o momento, 561 pessoas imunocomprometidas completaram o esquema vacinal com a segunda dose de reforço (Foto: Sérgio Silva/PMA)

Com base nas orientações técnicas do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue imunizando com a segunda dose de reforço (ou quarta dose) as pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais que já tenham completado quatro meses da primeira dose de reforço, chamada também de dose adicional. Em Aracaju, até o momento, 561 pessoas imunocomprometidas completaram o esquema vacinal com a segunda dose de reforço.

“Para receber a quarta dose, é necessário que a pessoa cumpra o intervalo de quatro meses da data do primeiro reforço. Até o momento, a capital vacina com esse segundo reforço apenas as pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais”, explica o coordenador do Programa Municipal de Imunização da SMS, Yuri Belchior.

São imunocomprometidas aquelas pessoas em tratamento de câncer, pacientes em hemodiálise, imunodeficiência grave, transplantados de órgãos sólidos (rim, fígado, coração, pulmão), pessoas vivendo com HIV/Aids e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase, artrite psoriática, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico, crohn, retocoloite ulcerativa).

Dose de reforço

Atualmente, a população em geral recebe apenas uma dose de reforço, independente do tipo de imunizante aplicado no esquema vacinal primário (dose um e dose dois). Para essa aplicação do reforço é utilizada, preferencialmente, a vacina Pfizer, mas também são utilizados pelo município e autorizados pelo Ministério da Saúde os imunizantes Janssen e AstraZeneca. Por orientação do Ministério da Saúde e Anvisa, a Coronavac não é utilizada na aplicação da dose de reforço.

Sobre as pessoas vacinadas com a dose única da Janssen, o coordenador de Imunização reforça que é aplicada apenas uma dose de reforço. “O esquema vacinal completo dessas pessoas corresponde à dose única da Janssen, mais uma dose de reforço com o mesmo imunizante, Pfizer ou Astrazeneca”, afirmou Yuri Belchior.

Onde se vacinar

O município de Aracaju disponibiliza em todas as salas de vacina das 44 Unidades Básicas de Saúde os imunizantes contra a covid-19, seja para a primeira ou segunda dose, ou ainda a dose de reforço. Para a segunda dose ou dose de reforço, também segue ativo o drive do Parque da Sementeira, funcionando das 8h às 13h.

Para acesso à vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com CPF, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacinação.

*Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais