Hora de ousar e purificar

 

 

O comentário de ontem, 14, sobre as frutas melancia e kiwi, provocou dezenas de e-mails e comentários. A verdade é que o clima de acirramento político já começou. No próprio bloco de coalizão (palavra bonita, mas que tem vários significados por trás dela), existem insatisfações que vêm sendo manifestadas através da imprensa com chantagens e até mesmo ameaças.  

 

Devido ao período de recuperação, o governador Marcelo Déda continua com o mesmo discurso de que só fala em composições no próximo ano. Mas ele, como bom articulador político, já percebeu com quem pode contar, não apenas para o projeto 2010, mas para as outras eleições. Um projeto de governo, não pode e não deve ser feito apenas em cima de alguns poucos nomes, mas de uma proposta real de transformação. O que Déda ainda deve aos sergipanos.

 

Como bem escreveu De Gaulle: “Há momentos em que a vontade de um punhado de homens livres vence o determinismo e abre novos caminhos. Os povos têm a história que merecem”. E o governador Marcelo Déda sabe que fez história quando venceu as eleições de 2006, acabando com um ciclo político. Sabe também que tem a obrigação de trilhar no caminho das mudanças com um projeto de governo que não privilegie pessoas e muito menos interesses empresariais.

 

Não é preciso este espaço lembrar ao governador quais as lideranças que estavam com ele em 2006, nos momentos de dificuldades de todos os tipos. Não aquelas que hoje estão no poder em nome de um governo de coalizão e que fazem ameaças, mas se beneficiaram da máquina estatal no passado para conseguir seus intentos e seus mandatos. Ou seja, querem hoje o mesmo uso da máquina para continuar no poder e depois barganhar politicamente. É um ciclo vicioso que pode acabar. Bastam vontade e coragem política.

 

Que os dois meses e poucos dias afastados do governo do Estado, tenham levado o governador a repensar sua forma de fazer política. Adicionar sim, mas sem pressões e ameaças. E que Marcelo Déda Chagas aproveite o clima natalino e de final de ano, quando os corações estão abertos, para ousar e purificar. Não existe hora melhor.

 

Quadra para neo-dedistas

Recebi o talento do exorcismo. Repilo agora espíritos falsários, cretinos, pulhas, vermes, mercenários, que se afamam à custa de cinismo. (escritor anônimo)

 

Jackson alfineta

Em entrevista ontem a TV Sergipe, o deputado federal Jackson Barreto (PMDB) disse que o comandante da aliança é o governador Marcelo Déda, mas é natural todos os partidos pleitearem seus espaços. Jackson disse que tem uma relação correta com Déda e aprendeu com seu pai o estilo correto de fazer política e não de ficar chateado e dizer que irá para um lado ou para outro.

 

Retorno do governador

O governador Marcelo Déda pensa em retornar ao comando do governo, mas precisa ter cautela principalmente nos discursos. Todo mundo sabe que ele é um grande orador, mas precisa modera o tempo, não só por conta da saúde, mas para agilizar os atos e eventos. Ontem o governador gravou para o programa do PT. Apesar de demonstrar o desejo de retornar ao governo, este período de final de ano é o mais ameno e mais propício para o descanso.

 

E agora José?

O blog recebeu a informação de que a esposa de um soldado que gosta de aparecer na mídia, está na folha de pagamento de uma prefeitura, através de um cargo comissionado e nunca trabalhou. O blog está checando todos os dados e se comprovado vai publicar. E agora José?

 

Recesso parlamentar I

A partir das 8:00h desta terça-feira (15), os deputados estaduais estarão reunidos nas diversas comissões temáticas da Assembleia Legislativa para discutir e votar cerca de 15 projetos de lei que encerrarão a pauta de 2010. Entre os projetos, um dos mais importantes é o Orçamento do Estado para o próximo ano, que será votado em terceira e última discussão.

 

Recesso parlamentar II

Também serão apreciados projetos relativos a gratificações para servidores da Saúde e Magistério. Alguns projetos de autoria dos próprios deputados também estarão em pauta. A previsão é de que a sessão só seja encerrada no começo da tarde. Depois os deputados entram em recesso parlamentar até o início de fevereiro do próximo ano.

 

Perseguições aos petistas em Macambira

Nas eleições municipais do ano passado, em Macambira, o candidato do PT, Luciano perdeu por apenas 29 votos. Sem contar que faltando seis dias o governador Marcelo Déda subiu no palanque do filho de Carivaldo Souza, atual prefeito. Agora, alguns petistas servidores da prefeitura estão sendo perseguidos com inquéritos administrativos. Até quando Déda vai permitir que isto ocorra? O que conforta os servidores que não há ditadura que dure para sempre, nem mesmo Napoleão, Hitler, e os Impérios Romanos resistiram ao tempo.

 

Sobre o BGO da última sexta-feira

O blog publicou ontem, 14, uma informação de que no BGO da última sexta-feira, 12, estavam maquiando transferências para a 1ª CPGd/BPGd. Pois bem se o secretário João Eloy quiser apurar e o próprio governador: basta dá uma olhada na soldado que está no BGO. Não trabalha de farda e o pior: Essa militar foi formada no interior, e Nunca trabalhou lá! Após a formação veio para o QG para trabalhar na PM3, depois CPMC e agora secretaria, sempre apadrinhada por um oficial. Agora trabalha de secretária, sem farda. E o Decreto Governamental? Vale mesmo?

 

Operação em Umbaúba

Mas também tem flores na SSP. Por exemplo, na última sexta-feira a operação conjunta das policiais no município de Umbaúba foi um sucesso. É desta forma que o sergipano que ver sua polícia: nas ruas. De parabéns todos que fazem a SSP, na pessoa do secretário. É uma pena que a autonomia da PM vem prejudicando as ações na segurança pública. Vide o decreto governamental sobre os requisitados que não está valendo nada.

                                                                                                                                   

Carros nas areias das praias

De parabéns a CPRV pela operação que vem realizando aos finais de semana nas praias de todo o Estado para coibir o trânsito de veículos nas areias. Muitos motoristas só olham para seus umbigos e mesmo sabendo que é uma infração de trânsito não estão nem aí. Um deles, já teve a foto do veículo publicada neste espaço várias vezes: trata-se de um senhor que insiste em transitar com seu jipe verde nas areias das praias da Sarney. No domingo, ele foi pego pela CPRV e levou uma multa. De quebra ainda apareceu na TV Sergipe.  Que lindo!

 

Momento histórico para a Pós-graduação de Sergipe

Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o Núcleo de Pós-Graduação em Física (NPGFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) comemora momentos históricos: a primeira defesa de doutorado e a comemoração dos 15 anos do NPGFI. A tese será defendida por Paulo Jorge Ribeiro Montes, às 9 h, na Sala 2 do Departamento de Física; já a comemoração alusiva aos 15 anos do NPGFI ocorrerá às 15 h no Auditório da Reitoria.

 

Homenageados

Serão homenageados os primeiros professores e egressos, serão apresentadas fotos e um breve histórico. Estarão presentes, o Magnífico Reitor da UFS, Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Dr. Cláudio Andrade Macedo, a Coordenadora do NPGFI, Profa. Dra. Zélia Soares Macedo, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Jorge Santana de Oliveira, e o presidente do Comitê de Área da CAPES, que a avalia anualmente o curso.

 

SMTT e o trânsito caótico

Não dá para aceitar que a SMTT, leia-se Samarone, coloque de plantão 24 horas um membro do seu exército Samaronino no aeroporto de Aracaju (onde não tem congestionamento) e as avenidas da cidade estejam abandonadas no horário de pico. Ninguém vê um agente de trânsito no horário das 12hs às 14hs no centro e no início da noite na Avenida Beira Mar.

 

Agentes de trânsito

Os agentes de trânsito (SMTT) foram contemplados com o porte de arma pelo estatuto do desarmamento?  Vários deles trabalham com revólveres e pistolas “nos quarto” como dizem no popular. Receberam treinamento para isso? As armas são cauteladas ou próprias? Se são guardas municipais, estão desviados de função, podem portar a arma como se fossem guardas ou agentes de trânsito? Os leitores agradecem as respostas.

 

100 anos do Sergipe

O centenário do Club Sportivo Sergipe se transforma em monografia. Os estudantes de Comunicação Social – Jornalismo – Mílton Alves Júnior e Marco Cabidelli contam a história dos 100 anos do clube mais querido do estado. Há relatos fabulosos de quem se declara apaixonado pelo time rubro. A monografia assinada pelos dois estudantes de Jornalismo da Universidade Tiradentes, que receberam acompanhamento e orientação do professor Cristiano Leal, será apresentada hoje 15, às 15h50.

 

Laranjeiras: recurso hoje

Nesta terça-feira, 15, às 17h, será julgado o recurso do Ministério Público Eleitoral contra a decisão da Justiça Eleitoral em primeira instância que absorveu a prefeita de Laranjeiras, ou seja, ela que colocou no passado o ex-prefeito Paulinho da Varzinhas, agora é Yone Sobral quem vai sentar… E dependendo do resultado, pode até perder o mandato.

 

Contra-cheques em Laranjeiras

Mais uma pergunta para a administração de Laranjeiras: os servidores reclamam porque a Secretaria de Administração não emite os contra-cheques deles mensalmente. Será falta de recursos, desleixo ou desdém com os servidores?

 

Homenagem a Jamil Haddad I

Consternado por uma perda tão grande para o país e o seu partido, o PSB, o senador Valadares, líder no Senado, foi a tribuna ontem, 14, prestar uma homenagem ao médico, ex-ministro da Saúde, e político Jamil Haddad, falecido na madrugada da última sexta-feira. “Um grande homem, cuja memória orgulha a todos os brasileiros, porque Jamil Haddad foi uma personalidade política coerente e respeitada por todos e tem uma folha de serviços enorme em favor do Brasil”, disse Valadares.

 

Homenagem a Jamil Haddad II

O senador afirmou que o PSB perde um dos seus grandes quadros e um dos melhores colaboradores na luta por um país mais justo e democrático. Como militante, Haddad trabalhou pela reconstrução e afirmação da utopia socialista no Brasil. “Ele dedicou toda sua vida pública às lutas democráticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais”, acrescentou. Valadares fez questão de fazer um retrospecto da vida de Haddad, lembrando, entre outras coisas, que o homenageado era um político corajoso e foi o criador de programas de elevado alcance social, como a implantação dos medicamentos genéricos.

 

Umbaúba ganha Centro Administrativo

Foi inaugurado na manhã de ontem, 14, o Centro Administrativo Cleidivaldo Felix dos Santos, em Umbaúba, a cerca de 100 km da capital. O prédio, que fica em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Benjamin Constant, vai agrupar secretarias e departamentos importantes da administração municipal. O Centro Administrativo que foi apresentado oficialmente ao público nessa manhã teve o investimento de mais de R$ 100 mil, sendo que R$ 22 mil para reforma do prédio e cerca de R$ 78 mil para aquisição de móveis e equipamentos.  A unidade com 336 m2 é toda refrigerada e foi aprovado pelos servidores que vão trabalhar no local.

 

Seed: reclamação dos contratados

O blog vem recebendo reclamações dos contratados da Seed.Infelizmente ainda o estado adota o sistema discriminatório e humilhante, de só pagarem aos seus funcionários, sejam efetivos ou contratados, em noventa dias. Ou seja, três meses para receberem. E o pior ainda.  Nem as passagens o estado paga. Somente depois do primeiro pagamento é que eles passam a ter o direito ao vale transporte, e sem a retroatividade. Nesse período, são eles que pagam. Neste momento, há servidores contratados com três, quatro e até sete meses sem receber o primeiro mês. Alguns desses tiveram a sorte de ser incluído na folha de novembro, que fora mudada a data. Receberia no dia 26 ou 27 de novembro, como recebiam junto com os efetivos. A partir deste mês, mudaram e receberam somente em 11 de dezembro. Não receberão ma is juntos.  Para esses felizardos, só receberam um mês, sem os atrasados. O governador em exercício Belivaldo Chagas já tomou conhecimento do problema. E Déda já sabe? E o pior: um dos responsáveis pelo setor de pagamento é um dos viúvos da safra de kiwi.

 

I Festival Socorrense de Xadrez

O Presidente do Clube de Xadrez Scacorum Ludus, Fábio da Rocha, convida todos enxadristas, para participarem do I Festival Socorrense de Xadrez, que será realizado  dias 19 e 20 de dezembro no Sesc-Socorro, no conjunto Marcos Freire. O evento faz parte da comemoração do Dia Internacional do Xadrez e será especial, pois será de entretenimento com torneios, apresentação de filme, simultânea, xadrez humano e cultural com apresentação de um painel contando a história do xadrez e de grandes enxadristas do mundo e do Brasil. inscrição é de apenas 1kg de alimento não perecível para doação ao Projeto Mesa Brasil do SESC e daí podemos ajudar pessoas que estejam precisando desse mínimo. O evento conta com a participação do Clube de Xadrez Scacorum Ludus, do Projeto Despertar e do Sesc-Socorro. Maiores informações: fabiorocha73@gmail.com

 

Sucesso total Matinée Dançante

Sucesso total à estréia da “Matinée Dançante” no último domingo 13/12 com a cantora “Maria Augusta e Grupo” e “Medeiros e sua orquestra”, no Iate Clube. A organização já montou uma programação para os meses de janeiro, fevereiro e março. Segundo Ludwig Oliveira, o objetivo principal é atender as expectativas de todos que são adeptos da boa música e principalmente da dança de salão.  A próxima “Matinée Dançante” será no dia 10 de janeiro, a partir das 16hs, com “Gil Castro e Banda e “Los Românticos”. A partir de fevereiro a “Matinée Dançante” será realizada nos dois primeiros domingo de cada mês, sempre com duas atrações musicais sem repetição. Mais informações pelos e-mails:                       Qlueventos3304@hotmail.com ou entreamigosnatv@hotmail.com e/ou celular –(079) 9977-3304.

 

FAPITEC/SE entregará prêmio de Divulgação Científica

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) – instituição vincula à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) – convida Vossa Senhoria a participar da entrega do Prêmio FAPITEC/SE de Divulgação Científica e da apresentação dos resultados parciais das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR). O evento ocorrerá hoje, 15, às 8h, no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), localizado na Rua Campo do Brito, 371 – Bairro São Jose.

 

Prêmios para estudantes, pesquisadores e jornalistas

Premiação: Para comemorar seus 10 anos de fomento à ciência em Sergipe, a FAPITEC/SE lançou o Edital 09/2009 – Prêmio FAPITEC/SE de Divulgação Científica. Em uma iniciativa inédita no Estado o edital premiará estudantes, pesquisadores e jornalistas que trabalham no intuito de destacar a relevância da ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), para os avanços do desenvolvimento social e econômico de Sergipe, fomentando a produção, a difusão científica e popularização do conhecimento científico. Serão premiadas quatro categorias: pesquisador FAPITEC/SE, jornalismo científico profissional, jornalismo científico estudante e jovem cientista. Além de premiar matérias jornalísticas que tragam como eixo central C,T&I e os demais trabalhos inovadores, a FAPITEC visa apresentar à sociedade sergipana as importantes produções científicas desenvolvidas no Estado.

 

Patativa do Assaré e Verequete

A ABD Nacional e ABD Sergipe apresentam o Circuito ABD de Exibição em parceria com as entidades audiovisuais CNC Conselho Nacional de Cineclubes, Cine Mais Cultura/SAV, CBC- Congresso Brasileiro de Cinema e CBDC -Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural.A exibição ocorrerá no dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Espaço de Cultura e Convivência Social do Bugio, com entrada franca, apresentaremos os documentários longa-metragem “Patativa de Assaré – Ave Poesia” e o curta-metragem “Verequete – O Rei dos Tambores”. Estes dois filmes além de destacar estes dois importantes mestres da cultura popular brasileira estabelecem diálogo entre realizadores de regiões distintas de nosso país, permitindo acesso ao rico universo da cultura popular brasileira.

 

Solidariedade com Arte – Edição 2009

Últimos dias da exposição coletiva “Solidariedade com arte” na Sociedade Semear. Quem quiser adquirir alguma obra dos artistas sergipanos pode ir à sede da Semear até a próxima quinta-feira, 17, e comprar ao valor único de R$ 200,00. Todo o dinheiro arrecadado será destinado, posteriormente, serem destinados a jovens de escolas municipais e estaduais que serão selecionados e ganharão bolsas de cursos profissionalizantes. Informações através com Ivan Masafret (9994-9323) ou Anapaula (9900-8838) ou na sede da Sociedade Semear Rua Vila Cristina 148, São José, fone 3214-5800.

 

DO LEITOR

 

Aracaju, cidade do atraso

E-mail recebido: “Há algum tempo que noto o comportamento do trânsito de Aracaju e percebo que várias ações vem sendo implementadas a fim de dar mais fluidez. Embora muitas sejam impopulares, são necessárias e Samarone está de parabéns. Entretanto, tem coisas que não entendo. Por exemplo, num belo dia de domingo, sol forte e pessoas indo à praia, fecharam o trânsito da av. Heráclito Rolemberg, sentido dia-praia, próximo a rótula de acesso ao bairro Orlando Dantas. Cavaram o asfalto e estavam passando uma tubulação para a inauguração de um mini-mercado que será instalado ali. Tudo bem se não fosse o horário de pico. Por que não fizeram isso de madrugada, como ocorre em verdadeiras “capitais”. Causaram um transtorno imenso. O engarrafamento chegava ao terminal dia. Fora isso, muitas vezes a própria prefeitura causa engarrafamentos imensos molhando o jardim do canteiro, cortando árvores etc.. Essas ações são necessárias, mas devem ser feitas em horário que não cause prejuízos à população, ou o discurso de dar fluidez ao trânsito fica sendo pura demagogia. Será que estão com pena de pagar adicional noturno aos trabalhadores? Samarone deveria conversar com os gestores de outras pastas (e empresas particulares também) para evitar que as equipes atrapalhem o trânsito. Aracaju precisa saber que é uma capital, mas tem atitudes interioranas demais. Obrigada”.

 

Abandono da praça TB e reeleição de Déda

Comentário de  Sidney Angeloti: “No domingo (13) estive na praça Tobias Barreto e fiquei triste em ver o abandono da praça, buracos no calçamento geral, iluminação precária, as arvores precisando de podas, carros de comerciantes dentro da praça (junto das barracas) o que esta acontecendo. Eu morro no Augusto Franco, e lá estão fazendo uma praça de dois milhões e meio de reais enquanto isso uma praça como a Tobias Barreto se acabando. Quanto a matéria sobre a melância de Déda e João, eu votei em Déda mais, só que 90% das pessoas que administram ou fazem que administram são de total incompetência. Por isso que Déda vai  levar uma queda se tentar reeleição”.

 

Laranjeiras: alerta de um eleitor

E-mail recebido: “O que esta acontecendo com Laranjeiras – parece que é falta de aptidão para governar- a cidade toda, conjunto habitacionais e povoados esta um buraco só – secretários inoperantes que não saem do gabinete, não andam nas ruas, não fiscalizam nada. Na feira dos municípios, realizada no  CIC em Aracaju, Laranjeiras estava ausente e não venham dizer que é falta e recursos pois Amparo do São Francisco estava presente, um município com 0,9% da arrecadação de Laranjeiras. Votei nesta administração, nunca fui aliado, achei que era a melhor e ainda acho, mais tem que dar uma sacudidela grande  ou mudança geral – a coisa tá preta – elimine as mordomias dos secretários onde  veículos diariamente se deslocam a Aracaju para apanhar em suas mansões. O povo como eu espera mudança – outra coisa os tapa buraco nos calçamentos dos povoados está sendo feita com areia e pedritas é uma grande invenção – acorda prefeita coloca esta banda trabalhar e com afinação e que estes não  estejam somente preocupados com o salário do mês – vamos nos lembrar do slogan de campanha laranjeiras da gente – está sem sintonia e distante do povo – é um alerta de um eleitor que votou mas não aliado e critico”

 

Novos condomínios e a ocupação do solo

Do leitor Carlos Nascimento: “A reclamação do leitor sobre o som no SEST SENAT deve servir de base para se discutir o processo de ocupação do solo em Aracaju, especialmente o licenciamento das obras. Frequento SEST SENAT há alguns anos e acompanhei de perto a construção dos condomínios que estão surgindo na sua vizinhança, pelo que observei o problema das festas, que na verdade são esporádicas e se concentram mais nas épocas de fim de ano e Festejos Juninos, será o menor dos males diante do que os moradores daqueles condomínios poderão a enfrentar no futuro. Durante o período que antecedeu a ocupação da área víamos o discreto movimento das caçambas, protegidas pela mata ainda existente, despejando entulhos para aterrar os alagados onde hoje ironicamente há um condomínio com o nome “Caminho das Águas”, e outros com nomes que se referem a natureza ou ecologia. Fazemos brincadeira que o único verde que deixaram foi o pintado na caixa d”água, e o das águas será o das cheias no período de chuva, já que não há sinais de rede de coleta de águas pluviais e se está impermeabilizando o solo antes ocupados por brejos e lagoas. Depois dos entulhos houve uma série de “queimadas acidentais”, sufocantes para quem estava no SEST SENAT, que se tornou abrigo dos animais em fuga, jibóias, iguanas, preguiças, etc. Há alguns dias, aproveitei que o portão da lateral do campo de futebol estava aberto e fui ver como estava a construção dos novos condomínios, levei um susto, no lugar da lagoa que existia junto ao muro estava um imenso vazio, sinal de que vem mais um condomínio em homenagem à natureza destruída. É urgente que se promova a proteção das matas, lagoas e alagados que ainda restam na região e que são importantes para o Rio Poxim, que passa próximo. Se as construtoras ao invés de tentarei maximizar a ocupação da área construindo blocos de apartamentos tão pertos uns dos outros que dá para pedir pela janela açúcar emprestado ao vizinho, tivessem preservados as árvores nativas, formando um cinturão verde, os moradores teriam uma barreira acústica natural além de um ambiente mais agradável. Aliás quem frequenta o SEST SENAT tem observado que a instituição tem-se dedicado a plantar árvores na sua área. Por certo os moradores recém-chegados têm o direito ao descanso, assim com os trabalhadores do setor de transporte tem o seu direito ao lazer, em um clube construído para eles há mais de dez anos. Talvez os moradores devessem aproveitar e reclamar da construtora que omitiu o fato dos apartamentos serem vizinhos à um clube, entretanto uma coisa é certa devemos pensar onde e como estamos construindo moradias, para evitar a falsa percepção de uma moradora da área de expansão que em entrevista reclamava que os jacarés estavam invadindo a casa dela, quando na verdade ela, ao aterrar a lagoa para fazer a sua moradia, havia invadido a casa dos jacarés”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Muito melhor é ousar grande feitos, ganhar gloriosos triunfos, mesmo salpicados de falhas, do que se alinhar com aqueles pobres espíritos que nem se alegram muito nem sofrem muito, porque eles vivem no crepúsculo cinzento que não conhece vitória ou derrota”. Roosevelt.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais