Dois palanques para Serra em SE

O que parecia impossível pode acontecer em Sergipe. Um isolamento político tão grande do ex-governador João Alves Filho que pode levá-lo a repensar a candidatura ao governo, candidatura essa que ele nunca assumiu publicamente, porém todos os seus aliados sabem que ele não tem pretensão, até o presente momento, de disputar outro cargo.

 

João perdeu aliados de 2006, como o grupo de Amorim, Almeida Lima, diversos prefeitos e pasmem: pode perder Albano Franco, que surpreendendo a todos já disse a Direção Nacional do PSDB que não aceita a maneira como vem sendo tratado pelo DEM em Sergipe.

 

Está claro que o DEM que Albano apenas para dois objetivos: aumentar o tempo de televisão e que ele seja candidato a deputado federal para poder melhorar a legenda e Mendonça Prado tenha condições de ser reeleito, como o segundo da coligação. João Alves e Albano Franco não se suportam mais. E uma coligação só será feita em nome do projeto maior que é José Serra, por enquanto, já que as pesquisas começam a mostrar uma realidade bem diferente. Anote: a candidatura de João ao governo depende do desempenho de Serra.

 

Mas Albano, que conta com o apoio político e financeiro da direção nacional do PSDB, para ser candidato a senador tem um trunfo que pode levar não só João Alves ao desespero mas muitos candidatos ao Senado: uma coligação com o PPS – que apoiará Serra – com Nilson Lima candidato ao governo e ele (Albano) candidato ao Senado Federal ao lado de Emanuel Cacho.

 

Seria uma jogada de mestre que mudaria toda estratégia do jogo eleitoral em Sergipe. Resta saber se Albano Franco terá a coragem suficiente para topar essa possibilidade. Sairia da vida pública como um político de coragem e deixaria por terra todos aqueles que o acham fraco para decidir, não só alguns políticos, mas até este jornalista que nunca acreditou numa candidatura de Albano ao Senado.

 

Pedro Barreto candidato

E o advogado Pedrinho Barreto, pode ser candidato a deputado federal pelo PSDB com o apoio de parte da família Franco, especialmente o empresário Ricardo Franco. E se Albano confirmar a candidatura ao Senado o apoio poderá ser ampliado. Pedrinho, em 2008, teve o apoio de Ricardo para vereador em Aracaju, obtendo cerca de três mil votos.

 

DEM sem nomes, quer candidatura de Fabiano

A falta de candidatos a deputado federal na coligação do DEM é tamanha, que uma das imposições para que Albano seja candidato ao Senado é que Fabiano Oliveira seja candidato a deputado federal para ajudar a legenda. Querem eleger Machado e Mendonça Prado e a situação é complicada. Fabiano não será candidato, já disse que neste momento está preocupado com os negócios da família.

 

Audiências

E o governador Marcelo Déda tem audiência marcada em Brasília com o presidente Lula para o final da manhã de hoje. Marcelo Déda também será recebido no final da tarde, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

 

Posse concorrida

Foi concorrida as posses ontem, 09, dos secretários Bosco Mendonça (Governo) e Humberto Costa (Articulação). Na solenidade o governador destacou o trabalho dos dois e aproveitou para enaltecer os que estavam saindo: Bosco Costa e Jorge Araújo, que em 2006, não aceitaram a imposição do PSDB. Na solenidade, a vereadora Miriam Ribeiro, aliada de Albano teve que ouvir as lembranças de Déda do dia em que Albano deixou os amigos fiéis de lado (Ulices, Bosco Costa e Jorge Araujo) para seguir com João Alves em 2006.

 

Partido de Deus

E no discurso na solenidade, Marcelo Déda lembrou que no passado achava que apenas o seu partido tinha pessoas boas, mas o tempo fez mudar de opinião e ver que em todos partidos têm pessoas boas, como em todas as religiões, todos de bem com Deus. Do jeito que o governador está ampliando as alianças em Sergipe, vai precisar não de um palanque, mas da arca de Noé, para fundar o Partido de Deus.

 

Exposição desnecessária

E diversos aliados e políticos aliados de Marcelo Déda desde o primeiro momento analisaram o artigo deste espaço de ontem, 09, como um retrato real do que vem ocorrendo. A verdade é que Marcelo Déda é capitão de um time que está ganhando e não precisa se expor tão desnecessariamente com uma política atrasada de atrair aliados, como foi feita por muitos e mais recentemente por Albano Franco e João Alves, quando governadores. Não é um projeto novo?

 

Comentários de leitores

O blog pede a compreensão de alguns leitores que postam comentários para serem publicados sem a devida identificação e depois reclamam porque os mesmos não foram publicados. Quem deseja que seus comentários sejam postados que façam com a devida identificação. E mesmo com identificação se tiverem termos pejorativos e xingamentos, estes não serão publicados.

 

Cabo Zé apoiará Zé Eduardo

O ex-prefeito de Lagarto e candidato a deputado estadual, Cabo Zé deve anunciar nos próximos dias o apoio a candidatura de Zé Eduardo a deputado federal. Eles já jantaram juntos e Cabo Zé já disse que é importante que Zé Eduardo tenha um mandato de deputado federal para fortalecer o trabalho dele em prol de Sergipe.

 

Falta de cursos nas áreas de tecnologia em SE I

O leitor Telmo Alencar alertou para um problema grave, que precisa ser mudado com a determinação das autoridades, principalmente da UFS: a ausência de oferta de cursos nas áreas de tecnologias no estado de Sergipe. Quem fez o Enem verificou que Sergipe não tem cursos de tecnologia em áreas importantes, como por exemplo, o de tecnólogo em rede de computador, tecnólogo em telecomunicação entre outros.

 

Falta de cursos nas áreas de tecnologia em SE II

Está claro que  as universidades estão mais preocupadas em oferecer cursos em outras áreas por  terem custo menor de montar toda estrutura. O governo deveria olhar este problema e ficar atento a demanda dos estudantes. Se não resolver o problema os estudantes terão que sair de Sergipe para fazer cursos importantes e que já poderia estar viabilizados nas universidades sergipanas. Só um detalhe: estes cursos formam mão de obra especializada que é importante para o desenvolvimento do Estado.

 

Licitação e parquímetros

Só porque este espaço cobrou na semana passada a demora do processo licitatório para o estacionamento rotativo no centro de Aracaju e criticou a notícia veiculada em diversos meios de comunicação, de que o contrato com a empresa que explora os parquímetros poderia ser explorado, um ex-prefeito de um importante município de Sergipe ficou nervoso. No shopping Jardins, em um dos cafezinhos orientou a Samarone a processar este jornalista. Em nenhum momento foi colocada em duvida a honra de Samarone, apenas foi questionada a demora para o processo licitatório, já que todos sabiam quando acabava o atual contrato. O mais engraçado é que esse ex-prefeito tem um histórico interessante, muito interessante.

 

Ex-prefeito

Este mesmo ex-prefeito em um passado recente foi protagonista de cenas lamentáveis no exterior. Ao representar um órgão tomou alguns goles a mais (muitos mesmo) e foi um vexame. Só para lembrar: este ex-prefeito foi eleito graças ao padrinho político, mas em outra eleição para um cargo importante foi derrotado  vergonhosamente. E ainda discursa em prol da democracia.

 

Lixo na ponte do São Conrado

A Emsurb não toma providencias para o lixão que está sendo formado embaixo da ponte do bairro São Conrado. Tem de tudo e muitos móveis velhos, que vão acabar no fundo do rio.

 

Desconto para o Sepuma

Alguns sindicalistas pediram para o prefeito Edvaldo Nogueira descontar na folha complementar uma parte para o sindicato. Nada demais se o desconto ficar apenas nos servidores sindicalizados. Edvaldo foi orientado a não aceitar a proposta de descontar para todos os servidores.

 

Desconto apenas para os sindicalizados

Pelas informações recebidas ontem pelo blog, o desconto nesta folha complementar será apenas para os servidores efetivos sindicalizados. Seguindo orientação da assessoria o prefeito Edvaldo não vai determinar o desconto para todos os servidores porque mancharia o anúncio do reajuste além de criar um problema para a prefeitura na justiça, já que servidores tinham até consultado um escritório de advocacia.

 

Barra: Meio ambiente em discussão

Hoje, quarta feira, 10, das 12 às 13 horas, acontece na radio comunitária Barra FM, 87.9, da Barra dos Coqueiros, uma mesa redonda com o tema Meio Ambiente. A iniciativa é do jornalista e advogado José Carlos Montalvão que comanda de segunda a sexta feira, o Programa “A Hora da Verdade” que convidou o Secretário de Meio Ambiente Genival Nunes, o  diretor do Ibama Manoel Rezende e a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Barra dos  Coqueiros, Janivelma.

 

Debate com a participação da comunidade

Haverá a participação da comunidade através do telefone 3262-1344, pelo mural de recados www.barrafm.com.br e a expectativa é de grande audiência. O Montalvão que é morador de Atalaia Nova, foi candidato a vereador na eleição passada e hoje está sendo muito requisitado pela sua presença marcante no rádio, em audiências publicas e no exercício da advocacia.

 

Alto índice de audiência do programa

Essa é a primeira vez que uma rádio de Barra dos Coqueiros promove um debate envolvendo organismos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além da comunidade, para tratar de um tema tão recorrente como o Meio Ambiente. A presença desses especialistas é a confirmação dos altos índices de audiência que o programa “A Hora da Verdade” vem alcançando em toda a Grande Aracaju e em especial, na Barra dos Coqueiros.

 

PEC tem repercussão internacional I

A promulgação, pelo Congresso Nacional, da Emenda 64, de autoria do senador Valadares (PSB) – incluindo a alimentação entre os direitos sociais da Constituição – teve repercussão internacional. A inserção na Carta Magna deste direito fundamental ao ser humano, passa agora a ser uma obrigação de Estado e não mais uma decisão de governo e vai contribuir para o pleno desenvolvimento de políticas que visem à justiça social.

 

PEC tem repercussão internacional II

 Organizações mundiais de defesa dos direitos humanos e que trabalham no combate à fome no Planeta, destacaram a decisão brasileira. De acordo com a FIAN, de Heidelberg, Alemanha, a aprovação da Emenda de Valadares , tem “um enorme valor jurídico e político para a concretização do direito  à alimentação no Brasil, dado que põe este direito acima das mudanças de governos e reafirma a obrigação do Estado Brasileiro de respeitar, proteger e realizar o direito humano a uma  alimentação adequada”.  A FIAN cumprimentou  o povo brasileiro  “por esta grande conquista, pois  ainda que não seja a solução definitiva para erradicar as desigualdades no país, constitui um importante passo na luta contra a pobreza e a fome.”

 

Bispo pede investigação sobre Clínicas ao TCE

O prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB) esteve reunido ontem, 09,, acompanhado dos deputados José Carlos Machado (federal) e Arnaldo Bispo (estadual), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o Conselheiro Reinaldo Moura. O objetivo da reunião foi a entrega de documentos elaborados por técnicos da secretaria de obras do município, segundo os quais foram identificados fortes indícios de malversação do dinheiro público na gestão anterior.

 

Questão cansativa

Para o prefeito Luciano Bispo, a questão das clínicas de Itabaiana já estava se tornando cansativa. “Todos os dias os integrantes do governo estadual iam para a imprensa dizer que eu estava com má vontade e que não queria colocar as clínicas em funcionamento e eu sempre dizia que se as clínicas não estavam funcionando não era por culpa minha, e sim daqueles que começaram a construção”. Disse o prefeito, que completou, “O problema é que a ex-prefeita fez as coisas erradas e o governo estadual queria que eu assinasse documentos que poderiam me complicar depois, e isso eu não faço”. Informou Luciano.

 

Irregularidades

Dentre as irregularidades apuradas pelos técnicos da Prefeitura está o pagamento de serviços que não foram executados; o pagamento de serviços feitos em desacordo com o projeto contratado e serviços executados irregularmente. “Num dos casos, a prefeitura pagou R$ 633.974,35, sendo que deste montante, R$ 84.765,11 foram pagos indevidamente, pois os serviços não foram executados”. Informou o secretário da comunicação social, Marcos Aurélio.

 

Avenida Melício Machado de responsabilidade do Detran

Das assessorias de Comunicação da Seinfra e SSP sobre notas publicadas cobrando providências para a avenida Melício Machado: “Inicialmente, esclarecemos que a parte relacionada ao Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária(DER), órgão vinculado a Secretaria de Estado da Infraestrutura(Seinfra) já está sendo feita: o projeto de duplicação da Rodovia Melício Machado. Sobre a colocação de lombadas eletrônicas na referida via, informamos que a Lei Estadual 6.615 de 18 de junho de 2009, ao extinguir a Secretaria de Transportes, repassou à Secretaria da Segurança Pública a Política Estadual de Trânsito, cabendo ao DER a responsabilidade pela malha viária”.

 

12 radares: sendo 2 fixos e 10 móveis para rodovias

Continua as assessorias: “Após um levantamento estatístico dos acidentes ocorridos nas Rodovias Estaduais que cortam o Estado, inclusive na Rodovia Melício Machado, a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRV) da Policia Militar informa que o órgão já solicitou ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que é vinculado a Secretaria de Segurança Pública, a compra de 12 radares, sendo 2 fixos e 10 móveis, que serão utilizados na fiscalização das rodovias estaduais. A solicitação feita pela CPRV segue em processo de licitação no Detran, que também fará uma licitação para realizar a sinalização vertical e horizontal das rodovias. O Detran, através de sua Assessoria de Jurídica, já enviou documentação para Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) para que o órgão dê o parecer técnico para iniciar o processo licitatório da compra dos radares. Já houve inclusive um encontro entre o secretário João Eloy e o diretor do Detran, Francisco Dantas, quando foi acatado o pedido da CPRV”.

 

Prefeito visita TCE

O vice-prefeito de Carmópolis, João Gilberto, o “Gil” (PSB), foi recebido hoje, 09, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Reinaldo Moura, em seu gabinete, numa visita de cortesia. João Gilberto assumiu interinamente a prefeitura de Carmópolis anteontem por um período de quinze dias em substituição à titular do posto Esmeralda Cruz que está de licença.

 

Jovem administrador

Reinaldo Moura disse ser uma satisfação receber em seu gabinete um dos mais jovens administradores público de Sergipe na atualidade, o João Gilberto. “Um jovem dinâmico”, disse. Gil, como é conhecido popularmente o prefeito em exercício de Carmópolis agradeceu as palavras elogiosas do presidente do TCE e o convidou para passar o Carnaval em Carmópolis.  

 

Aliado de Peso

O Vereador Albertino Franco (PDT) de Riachão do Dantas, tem se revelado um aliado de peso do Governador Marcelo Deda, tem saido em defesa do Governador no que ele diz ser um bombardeio orquestrado contra o Governo do adversários politicos na região centro sul, “Faço isso por acha que o governo tem trazido muitos benefícios para o povo sergipano”. afirma o vereador, vou sair em defesa por admirar o trabalho do governo que ajudei a construir com a ajuda da maioria do povo Sergipano, quando falarem do governo e tiver a oportunidade de defender farei com todo prazer, afirma o vereador Albertino Franco.  

 

ILBJ: expectativas do início das aulas I

“Sonho realizado”. É assim que o jovem Julio Cesar, ex-aluno do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), consegue descrever a cena que viu durante a Formatura da 6ª turma da instituição, realizada no mês de janeiro. Enquanto cantava com o Coral ILBJ, do qual faz parte, o garoto observava, de cima do palco, cerca de três mil pessoas encantadas com a solenidade, realizada no Espaço Emes.Júlio concluiu o projeto Conectando Com a Vida em 2008, principal projeto da instituição, e em 2009 cursou a Informática Avançada, curso ofertado para quem já foi aluno do ILBJ. O jovem garante que passar pelo Instituto foi uma experiência muito positiva e enriquecedora. “Digo isso por mim e por todos os alunos: o Instituto é algo que vou carregar comigo pra sempre e nunca vou esquecer”, garante, afirmando que já sente saudades de estudar na instituição.

 

ILBJ: expectativas do início das aulas II

Já para Karine Silva, a situação é inversa à de Julio. Enquanto ele se despede do ILBJ, ela é uma dos 1.200 alunos selecionados para participar do projeto em 2010. Junto aos cerca de 200 novos colegas, convidados pela instituição a comparecer à formatura, ela não esconde a ansiedade para o início das aulas do Instituto, que começam no dia 22 de fevereiro.“Um colega meu entrou no ano passado e sempre tive vontade de fazer parte. A formatura é muito bonita, é legal ver todo mundo reunido. Daqui a um ano serei eu. Não vejo a hora de chegar o dia 22 pra começar as aulas!”, diz Karine.Para o início das aulas de 2010, a equipe pedagógica do ILBJ já preparou um cronograma cheio de atividades. Além de todo o planejamento de aulas e da produção do conteúdo didático exclusivo do Instituto, também foram elaboradas algumas novidades para este ano letivo, como as novas Oficinas Temáticas.

 

Excelência em Citologia

O laboratório de Citologia da Clínica Diagnose (integrante da Rede Primavera) participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e, na avaliação anual de 2009, obteve o desempenho excelente nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência. Resultados como este só comprovam que a Diagnose está cada vez mais comprometida com a saúde dos sergipanos, respeitando sempre o paciente.

 

ESPAÇO DO CARNAVAL

 

Bloco Kengas & Marias, dia 14, no Grande Rosa Elze

Há 17 anos o bloco carnavalesco Kengas & Marias é sucesso no Grande Rosa Elze. Este ano a programação conta com banda de frevo, carro pipa e começa no dia 14 (domingo de carnaval), às 8h3o com o jogo de futebol entre Travestidos e Independente F.C. Ás 11h30 começa a concentração no campo do Renatão (Cooperativa) e vai até o encontro de blocos na entrada do conjunto Eduardo Gomes. Maiores informações: Negaço, 9972-6445; Raimundo, 9959- 6316; Manoel, 9199 – 8697 e Arturzinho, 8815-4402.

 

Carcacinha do Pagode abre o Carnaval na Caueira

A Carnaueira 2010 terá 17 bandas tocando durante os quatro dias de carnaval. A banda Carcacinha do Pagode é quem vai abrir os festejos, no próximo sábado, ás 21h30, na Praça de Eventos da Caueira. Em seguida, se apresentam Banda Babalú e Estilo Black. No domingo, pela tarde, Jeito de Ser, Maremoto e Super Bamba e á noite Art Mania, Dekolla e Chikenana. Na segunda-feira, Arrastão pela tarde com as bandas Skema D`3 e Jambahia e á noite Chapa Quente, Valneijós e Toda Boa e na terça-feira pela tarde, Seeway, Birimbada e Boleiros do Samba. O prefeito de Itaporanga, César Mandarino, reuniu os secretários para definir algumas estratégicas durante a Carnaueira, oferecendo conforto e tranqüilidade para os foliões que vão se divertir durante os quatro dias de carnaval. Uma das preocupações da administração municipal tem sido a concentração dos foliões na avenida principal, especialmente no dia dos blocos, causando transtorno aos proprietários de veículos e foliões, mas com a construção do novo acesso, a Prefeitura de Itaporanga vai contribuir para desafogar o trânsito, facilitando a chegada dos moradores até o povoado Caueira.

 

Carnaval de Paz no bairro São Carlos, dia 14

No dia 14, domingo, será realizado o tradicional carnaval de Paz do bairro São Carlos. A concentração será às 15hs, no Barracão Cultural da Associação de moradores do bairro São Carlos, depois o desfile por todas as ruas do bairro até a Avenida Santa Gleide com parada na mercearia de Edilson Barbosa e na Praça de Lazer João Paulo II. O carnaval do São Carlos conta com o apoio da PMA, através da Funcaju e da polícia comunitária do bairro.

 

DO LEITOR

 

Desmandos e superfaturamento em condomínio do PAR

A comissão de moradores do Condomínio Gilvan Rocha vive uma ditadura realizada pela Caixa Econômica Federal, na pessoa do Gerente Elton e da Administradora imposta pela CEF, a Exponencial Consultoria e Assessoria, administrada por Fernando Ponzi. A Caixa Econômica Federal obriga o condomínio a pagar a Exponencial o dobro do preço praticado no mercado, cerca de R$ 1724,00 reais para administrar apenas 11 blocos de 04 pavimentos e 01 salão de festas. No mercado existem empresas que cobram a partir de R$ 600,00 reais. Isso se deve porque a Caixa Econômica Federal (Gerente Elton) nos obriga a repassar para Exponencial 10% do valor arrecadado com as taxas de condomínio. Devido a esse percentual é que a Administradora tem aumentou a taxa de condomínio de 75,00 reais para 98 reais, sem aprovação pelo condomínio. E não é só: o saldo do condomínio no banco não bate com o informado pela Exponencial, tendo-se um déficit de aproximadamente R$ 25.000,00, tudo sem nenhuma providência da CEF.

Já foi feita uma representação no Ministério Publico Federal no dia 03/02, para que todo esse desmando cesse. O Condomínio Morada do Sol e Vila Vitória também impetraram representação junto ao MPF”.

 

Comissão decide devolver taxas de condomínio

A comissão de moradores do Gilvan Rocha fez ontem, 09, à noite, às 19:30 hs, uma reunião com todos os moradores do Condomínio e decidiu-se que os moradores devolverão amanhã, dia 10/02, as taxas de condomínio abusivas, de mais de 30% de aumento.Estamos agendando uma reunião com o Superintendente da CEF, além de levar essa nova afronta aos direitos do consumidor-arrendatário para o Ministério Público Federal, Procon e, possivelmente, ao Poder Judiciário.  É preciso abrir a Caixa Preta do Empreendimento PAR em Sergipe. Saber por que há tantos problemas, por que a CEF comprou um imóvel com inúmeros defeitos de construção, quem está por traz da Construtora Casa Nova, quem ganha com a remuneração dobrada à Administradora do Condomínio, acima do mercado, por que onde está a Exponencial Administradora (escolhida pela Caixa Econômica Federal) está também a Multserv e como é que um saldo de aproximadamente R$ 25.000,00 reais “evaporou” da conta corrente do Condomínio.Estamos atentos e a sociedade tem que saber da nossa luta, luta também travada pelo Condomínio Morada do Sol e Vila Vitória, os quais também impetraram representação contra a CEF e Exponencial no MPF.

 

Comissão financeira

Comentário de Sidney Santos: “Estava lendo o Diário Oficial do Estado do dia 2 de fevereiro de 2010 uma portaria me chamou a atenção, a de nº 081 da Emsetur,  foi criada uma comissão de trabalho encarregada de prestar contas da Emsetur, com cinco pessoas, isso pra mim e um absurdo mais uma novidade que aparece nesse governo, não existe departamento financeiro?  e cada um recebendo 30 UFP cada um, e o jeito de conseguir dar brindes de carnaval ao comissionados, porque só quem participa de comissão são eles os funcionários nunca”.

 

Ainda sobre a nota Lei do Menor Esforço e Pior Resultado

Do jornalista Abrahão Crispim Filho: “Com relação aos comentários de vários seus leitores a respeito de nossa opinião sobre os aprovados pela UFS através do sistema de cotas, tenho a esclarecer o seguinte: Não se trata de preconceito contra o sistema de cotas, mas uma constatação de uma realidade, que tomara seja momentânea, pois como sabemos, na atualidade, os alunos que cursam a escola pública não recebem uma formação adequada às exigências acadêmicas impostas pelas boas Universidades, a exemplo da nossa UFS. É claro que o aluno esforçado, o aluno inteligente, irá superar as dificuldades que por certo terão durante a realização do curso. Alguns ficarão pelo caminho, como pode também acontecer com um bom aluno do nível médio não mantenha o mesmo nível no ensino superior. Agora que é injusto é. Um aluno com quase 16.000 pontos ser preterido por outro com pouco mais de 12.000 pontos para o mesmo curso. A culpa é do aluno? Claro que não. Deve ser enaltecido o seu feito. A culpa é nossa? Em parte sim, porque nos acomodamos com o caos do ensino público. A culpa é do governo? Gostaria que os críticos observassem com mais cuidado a nota, onde afirmo de quem é a responsabilidade maior pela deficiência do ensino público. O governo em todas as suas esferas, deveria investir com seriedade na qualificação e no salário profissional do magistério, na melhoria da infra estrutura das escolas e como conseqüência, na melhoria do ensino, fica empurrando o problema com a barriga, criando uma inegável divisão entre alunos e pais, com o surgimento do sistema de cotas, que, inclusive, difere de uma Universidade para a outra, por não existir uma regra única no país. A bandeira de luta é: ensino de boa qualidade para todos. Seja negro, branco, índio, pobre ou rico. Obviamente este tema ainda vai dar muito que falar”.

 

ARTIGO

 

PT, 30 anos militante pelo Brasil – Zé Eduardo e Ricardo Berzoini

 

Artigo publicado na FSP de hoje, 10, em homenagem aos 30 anos do PT:

 

O PT completa hoje 30 anos. No dia 10 de fevereiro de 1980, gente das mais diferentes origens reuniu-se no colégio Sion, em São Paulo, para tomar a decisão que mudou a história política do Brasil. O PT na origem era um pequeno partido, com uma imensa vontade de crescer. O PT de hoje governa o Brasil, cinco Estados e mais de 500 prefeituras. Homenageamos todos os que tiveram a coragem de tomar essa decisão. Especialmente os que pagaram com a vida a determinação de lutar.

 

Três décadas construindo a democracia no Brasil, trajetória construída paulatinamente e marcada por luta pelos direitos sociais, defesa dos interesses nacionais, do desenvolvimento nacional e da integração latino-americana. No 30º aniversário, celebramos um partido democrático, popular e socialista que soube unir setores diferentes da esquerda democrática num projeto transformador da sociedade brasileira. A ousadia de fundar um Partido dos Trabalhadores ocorreu num momento em que o sistema político bipartidário da ditadura estava esgotado, quando as lutas sociais, clamando por mudanças, exigiam novas opções partidárias. Sofremos críticas sobre supostas divisões no campo democrático, mas o tempo encarregou-se de confirmar a importância histórica do projeto do PT. Um partido que nasceu com um projeto de uma nova democracia política, oriundo das lutas sindicais e populares para construir um país justo e democrático, defensor de nossa soberania, de nossas riquezas e do interesse público.

 

A militância superou os desafios da montagem da estrutura do partido, enfrentando a legislação draconiana do governo militar. O partido cresceu de maneira orgânica e amadureceu até chegar à compreensão plena da importância estratégica das alianças, decisivas para quem quer realizar um projeto transformador. Em sua trajetória histórica, como ente coletivo, o PT refletiu e mudou, mas nunca mudou de lado, como mostram as conquistas do governo Lula. Temos hoje 1 milhão e 300 mil filiados que acreditam no projeto e militam para que ele prossiga.

 

Um traço dessa história militante do PT é a capacidade de apontar para o partido e para a sociedade objetivos ousados, porém plausíveis. O crescimento do PT resultou de sua capacidade de construir suas teses a partir das lutas reais do povo. Como na Constituinte de 1987, uma pequena bancada de 16 deputados e nenhum senador se agigantou apoiada na mobilização popular. Ao longo de sua trajetória, o PT soube usar essa característica para, com seus militantes, mobilizar e conquistar. Empunhamos bandeiras históricas, como a da luta pela terra, pela saúde, pela educação, pelo emprego, pelos direitos humanos, pela integração continental, pela defesa das minorias e contra a discriminação. Assim, superamos o dilema de ser partido de massas ou de quadros e nos fortalecemos como canal de representação e de participação de milhões de brasileiros.

 

Trinta anos de ampliação dos espaços de Cidadania, rompendo com modelos populistas e com as fórmulas prontas -algumas importadas- para os problemas nacionais. Reinventamos o funcionamento do partido com as cotas de mulheres nas direções, os setoriais temáticos e as eleições diretas partidárias, o PED. O PT sempre valorizou o conceito de militância, grande insumo de nossa renovação. Dessa forma avançamos, chegamos às prefeituras e aos governos estaduais, ampliamos as bancadas parlamentares e as bases sociais, até a vitória histórica de Lula em 2002. As grandes bandeiras de nossa luta foram materializadas no governo Lula, que colocou o Brasil no rumo da redução acelerada das desigualdades sociais e regionais, ampliando a renda interna, gerando um mercado de massas, criando empregos e políticas públicas transformadoras, arquivando a teoria do Estado mínimo, que tantos males causou ao Brasil.

 

O governo do PT mudou a imagem do país, levando-o a um novo patamar no cenário mundial. Lula é referência internacional. Nossos militantes, com os partidos aliados, preparam-se agora para construir um programa que garanta as mudanças implementadas pelo governo Lula, aprovadas por mais de 80% da população, e apresente novas metas ao povo brasileiro. Desejamos consolidar o projeto democrático popular colocado em prática pelo governo Lula, mas aprofundando e acelerando os avanços conquistados.

 

Aos 30 anos, o PT olha para sua história com o orgulho de quem ajudou a construir a democracia e hoje lidera o governo mais popular da história do Brasil. Mas olhamos para a frente com a humildade de quem sabe que na política cada desafio vencido abre dezenas de novas responsabilidades. Viva o PT!

 

José Eduardo Dutra, 52, geólogo, ex-senador da República (PT-SE), ex-presidente da Petrobras, é o novo presidente do PT. Ricardo Berzoini, 50, bancário e deputado federal (PT-SP), conclui hoje seu mandato de presidente do PT.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“A ambição do homem é tão grande que para satisfazer a uma vontade presente, ele não pensa no mal que dentro em breve daí pode resultar”. Henry Ford.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais