Igreja Católica.Do velho e do novo caminho

Desde o anúncio da renuncia do Papa Bento XVI na última segunda-feira, que muito tem se falado, comentado e escrito sobre o assunto. É preciso entender que o que está em discussão não é a descoberta do motivo que o levou a esta decisão. Se for por problema de saúde ou não, ou pelo desgaste da Igreja que aumentou nos últimos anos.

O certo é que os cardeais da Igreja Católica vão decidir se querem continuar com o velho caminho, cercado por velhos dogmas, ou mudar o rumo, apostando numa renovação que propiciei a Igreja Católica fortalecer seus fieis, mas ao mesmo tempo mantendo os alicerces principais do cristianismo.

O titular deste espaço estudou por duas vezes no Colégio Salesiano, numa delas, em 1978, lembra da morte de dois papas. O primeiro, Paulo VI, de morte natural (papado de 15 anos) e João Paulo I, que ficou apenas um mês, por conta de uma morte que até hoje suscita várias teses, uma delas de assassinato.

Há 35 anos, o papado de João Paulo I, não seria apenas inovador porque iria expor publicamente um escândalo sem precedentes no banco do Vaticano. João Paulo I tinha um perfil progressista e levaria a Igreja Católica para uma renovação importante através da revisão de posições tradicionais. Essa renovação foi adiada, e, embora carismático, o sucessor, o papa João Paulo II, teve um papado moderador (27 anos), onde as polêmicas não foram enfrentadas como deveriam. Seu carisma foi o principal alicerce para esconder exteriormente o que ocorria internamente dentro da Igreja.

Com a morte de João Paulo II e a eleição de Bento XVI, em 2005, nada mudou nas convicções, já que o novo papa era o braço direito do anterior. Porém, Bento XVI não tem o mesmo carisma de João Paulo II e pode-se ser chamado de conservador radical com diversas declarações que acenderam ainda mais os problemas da Igreja Católica. Sem falar dos escândalos, envolvendo padres em todo o mundo expostos pela imprensa.

Depois da morte de João Paulo I, passando pelos 27 anos do papado de João Paulo II e os oito do atual papa, a Igreja Católica perdeu muitos fieis para outras religiões. O Brasil é um exemplo do que vem ocorrendo. Pelo último censo, de 2010, 64,6% da população declarou-se católica. Em 1970 era 91,8% e em 2000, 73,6%. Ou seja, em 10 anos (2000 a 2010) o número de católicos reduziu em 9%.

O Papa Bento XVI renunciará em 28 de fevereiro.  O mundo espera que o futuro papa não seja novo apenas por conta da cor (um negro, que defende a pena de morte para os gays está entre os mais cotados) ou pela nacionalidade.

Toda população mundial, independente de religião, torce para que o novo comandante da Igreja Católica coloque em prática as mudanças que foram adiadas há 35 anos, com a morte repentina do progressista João Paulo I. Com certeza, se tivesse realmente assumindo o comando da Igreja o número de fieis não teria caído desta forma.

Que o novo papa chegue. E suas ações sirvam de exemplo para todas as outras religiões. Que é preciso rejuvenescer, mas sem deixar de lado a essência do cristianismo.

Que todos possam gritar de verdade em latim: “Habemus papam!" Que traga a verdadeira “renova tio” (renovação) para a Igreja Católica.

Temas para o novo Papa enfrentar
O novo Papa terá o desafio de renovar a Igreja Católica abrindo o debate sobre alguns temas como o uso de anticoncepcionais, aborto, células-tronco, divórcio, casamento homossexual, celibato e outros. A sociedade cobra também punição para os padres envolvidos em escândalos de pedofilia.

Versões sobre a renúncia
Cerca de 130 cardeais de todo o mundo terão a responsabilidade de eleger o novo sucessor de Pedro, o apóstolo sobre quem Jesus declarou: “Pedro, tu és pedra, sobre a qual edificarei a minha igreja.” Além das razões apresentadas pelo Sumo Pontífice, já começam a surgir novas versões, dentre as quais o fato de o Vaticano ter fechado o ano de 2011 com um déficit de 18 milhões de dólares equivalentes a 36 milhões de reais pelo câmbio atual. Do conclave que elegerá o novo Papa participarão cinco cardeais brasileiros.

Sobre o Vaticano
O menor país do mundo é a sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa. Ocupando uma área de apenas 0,44 quilômetro quadrado, o Vaticano tem uma população inferior a mil habitantes, todos eles membros da Igreja Católica, sendo que neste número também estão incluídos os integrantes da guarda suíça. Diariamente, milhares de turistas de todo o planeta visitam o pequeno Estado para conhecer, principalmente, as obras de arte de Michelangelo pintadas no teto da Capela Sistina.

Sobre o Vaticano II
O minúsculo território encravado na cidade de Roma, capital italiana, corresponde apenas a um quarteirão. As fontes de receita são donativos, investimentos de capital e rendas obtidas com o turismo, vez que dos turistas são cobradas taxas. O clima é mediterrâneo, a hora local é quatro horas à frente do horário oficial do Brasil e a moeda é o euro, que circula em todos os países da União Europeia.

Enganaram Walter Franco. Balanço Geral Sergipe
A rede Record tem um programa de nome Cidade Alerta que é apresentado de segunda a sexta-feira pelo jornalista Marcelo Resende, ex-rede  Globo. Um programa focado mais para a segurança e as mazelas do dia a dia. Em Sergipe, foi levado ao ar pela manhã, o Balanço Geral SE, com um apresentador de fora do Estado. Até mesmo os bairros de Aracaju e os municípios do interior ele tem dificuldades em falar os nomes corretos.

Enganaram Walter Franco. Balanço Geral Sergipe II
Mas o problema maior é o vocabulário do apresentador. É uma agressão aos sergipanos. O Ministério Público Estadual precisa ficar atento. Como bem escreveu pelo twitter, o jornalista Márcio Rocha por muito menos infernizaram o programa do Bareta.  “Dois repórteres ótimos, mas o apresentador não conhece nada de Aracaju! O papel da TV Atalaia em trazer um apresentador de fora para fazer o programa é de desconfiança com os profissionais locais. E em se trazendo um baiano pra apresentar o programa, dessem uma aula de geografia e cultura sergipana para o cara. TV Atalaia falhou feio!”, Escreveu Márcio Rocha. O blog assina embaixo.

Revista Época: Licença de aterro da Torre é emitido pela ADEMA de Sergipe em horário noturno
A revista Época, da segunda-feira (11/02), traz um detalhe que merece uma profunda investigação do Ministério Público do Estado de Sergipe.O jornalista Felipe Patury, em sua coluna na revista Época, edição 768, página 26, diz que “a Grande Aracaju carece de aterro sanitário. À empreiteira Torre pretende resolver o problema construindo um no município de Nossa Senhora do Socorro. A área escolhida está em litígio. Ela foi loteada em 1983 por uma fundação. A prefeitura local deveria receber a área, destinada a 34 ruas e nove praças. A fundação vendeu o terreno á Torre, sem ressarcir a prefeitura. Desde o início de 2012, uma ONG tenta melar o negócio. A Torre diz que o município não teve qualquer dano, porque as ruas e praças não foram construídas, e o objeto da ação prescreveu.Neste ano, a entidade ambiental de Sergipe ignorou o processo e liberou a construção do aterro. O documento foi emitido às 22h53 do dia 23 de janeiro. Trabalham muito os funcionários da agência”

Site Máfia do lixo repercute nota e licença prévia da ADEMA
Do site http://www.mafiadolixo.com: Ora, é inacreditável que um funcionário público estadual, pertencente ao quadro da

O licenciamento fornecido às 22h51 ….

…e no ouro dia, empresa já fazia uso do documento. MPF deve investigar.

Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA, de Sergipe,  tenha fornecido o licenciamento ambiental, denominado Licença Prévia, para a Torre Empreendimentos Rural e Construções Ltda e seu Polo de Gerenciamento de Resíduos de Itacanema, no horário extra e noturno das 22:51:53 do dia 23 de janeiro de 2013.

No dia seguinte Torre protocola documento
No dia seguinte, 24 de janeiro, a empreiteira Torre Empreendimentos Rural e Construções Ltda já fazia uso do documento, tendo protocolado o ofício Ger. Cont.016/2013 na Empresa Municipal de Serviços Urbanos – EMSURB, da Prefeitura de Aracaju, encaminhando cópia da Licença Ambiental Prévia no. 227/2013 (aquela que foi emitida no horário das 22:51:53 no relógio da ADEMA), informando que “no mais curto tempo possível, estaremos recebendo também a Licença de Instalação, haja vista estarmos de todo o material, estudos, projetos destacados nesta LP, e assim iniciando as obras”.

Fotografia digital de outro empreendimento
O que a empreiteira Torre Empreendimentos Rural e Construções Ltda não informou para a Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA, é que o RIMA (volume II) que integra o material, estudos, projetos destacados nesta Licença Ambiental Prévia no. 227/2013 traz uma fotografia digital de um empreendimento de Santa Catarina, denominado de Tijuquinhas, na tentativa de convencer os sergipanos, em especial os moradores da cidade de Nossa Senhora do Socorro, do quanto é aprazível à região do seu aterro sanitário.

Sem autorização
Ora, apresentar o Polo de Gerenciamento de Resíduos de Itacanema no RIMA, com foto de um aterro sanitário em Santa Catariana, é uma fraude, até porque o titular proprietário da fotografia digital não concedeu autorização para a Torre Empreendimentos Rural e Construções Ltda a fazer uso da imagem, a qual pertence ao administrador Enio Noronha Raffin, editor do blog Máfia do Lixo.

Investigação pelo Ministério Público Federal
Conclui a matéria do site: A velocidade com que acontece o licenciamento ambiental do empreendimento dessa empreiteira (a ADEMA imitiu em horário extra e noturno dia 23 e no dia seguinte já era entregue na prefeitura de Aracaju) é um dos itens que deve ser investigado também pelo Ministério Público Federal (MPF), onde tramita o INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, processo no. 1.35.000000247-2012-05, que tem por objetivo a apuração de possíveis irregularidades na construção do aterro sanitário denominado “Polo de Gerenciamento de Resíduos – Itacanema”, de responsabilidade da empresa Torre Empreendimentos Rural e Construção LTDA., localizado no Povoado Taboca, em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Leia mais…

Gestão Democrática X Avaliação de Desempenho
E os professores da rede municipal de ensino devem estar sentindo saudades da gestão de Edvaldo Nogueira, pois logo nos seus primeiros dias de administração, o atual prefeito, João Alves Filho, acabou com uma prática instaurada ainda durante o governo do então Prefeito Marcelo Déda, e que se constituía num verdadeiro dogma para essa categoria, que vem a ser a gestão democrática.

Gestão Democrática X Avaliação de Desempenho II
Alguns acham que tal medida é um retrocesso, uma verdadeira inflexão no ensino público, pois troca a democracia na gestão, por salários mais altos para cargos em comissão. Ademais, acaba com a eleição dos gestores e aumenta o valor do CC para indicar quem ele quiser nas escolas, isso com salário de R$ 5,5 mil. Por outro lado, há aqueles que acreditam que Marcelo Déda não implantou a gestão democrática no Estado por entender que o modelo não surtiu o resultado esperado e que os índices do Ministério da Educação que medem a qualidade do ensino público demonstram isso, já que colocam Aracaju entre as piores capitais nesse quesito.

Gestão Democrática X Avaliação de Desempenho III
A propósito disso, o blog já se manifestou diversas vezes a favor de algo que nenhum gestor público deste Estado se dignou a fazer (se houver algum, favor informar), que é a instituição da avaliação de desempenho dos professores. Não é possível que exista uma política sindical voltada unicamente para as questões salariais, sem que haja, de igual modo, uma política de avaliação do ensino como um todo. Professor é servidor público, e como tal precisa mostrar resultados satisfatórios. Do contrário, tem-se que admitir, infelizmente, que o ensino público não ensina nada.

Sobre eleições diretas para diretor de escola
Tem muito petista reclamando o fim da mudança da eleição direta para professor na Prefeitura de Aracaju. Agora será pelos conselhos escolares. Esquecem que pelos índices apresentados este sistema não deu resultados positivos. Aliás, o governador Déda é tão ciente dos problemas causados pela eleição direta que nem cogitou programar na rede estadual. O mais engraçado é que os petistas que cobram da Prefeitura, por conta do projeto apresentado, são os mesmos que se calam quando o assunto é em nível estadual. Eitá coerência…palavrinha complicada.

Ecos da Reforma Administrativa
Apesar de o carnaval ter arrefecido um pouco o debate político, ainda repercute na sociedade a recente reforma administrativa promovida por João Alves Filho, em que vários cargos em comissão foram criados e outros tantos foram transformados, alcançando valores altamente cobiçados. Basta dizer que na PMA o menor valor de Cargo em Comissão Especial – CCE é de R$ 3.000,00. É que sobre o valor constante da Tabela (CCE-01, R$ 1.004,88), ainda há a incidência da gratificação de representação da ordem de 200%.

Ecos da Reforma Administrativa II
Ademais, alguns analistas políticos chegam ao ponto de apostar que João Alves Filho criou em 30 dias de governo mais cargos em comissão do que Marcelo Déda criou em seis anos de Governo do Estado. A discrepância se torna ainda mais evidente quando se compara a estrutura administrativa e a capacidade financeira de cada um desses entes (Estado x PMA).

Adjunto da PMA ganha hoje o equivalente ao subsídio de um secretário de Estado
Para se ter uma ideia, um Secretário-Adjunto da PMA ganha hoje o equivalente ao subsídio de um Secretário de Estado. Outrossim, os CC´s no Estado estão há três anos sem receber nenhum aumento e os Secretários de Estado não recebem aumento desde 2003. Então, há julgar por esses fatos, parece que há uma preocupação na PMA em se valorizar os CC´s, o que por si só não pode ser reprovado, desde que os seus ocupantes efetivamente estejam no desempenho de suas atividades e tenham competência para exercê-las. Espera-se, contudo, que esta mesma valorização salarial aconteça em relação ao servidor efetivo.

Efeito Santa Maria
A população toda clama por investigações independentes para que se chegue aos responsáveis pelas mortes de jovens na boate Kiss, em Santa Maria. Mas o blog questiona aos sergipanos. Se fosse em Sergipe o estado, através do corpo de bombeiros, sistema de saúde e defesa civil, estariam preparados para tamanha tragédia? os sergipanos estão cientes que em apenas 5 dos 74 municípios do interior dispõe de corpo de bombeiros,e em apenas 3 ou 4 dos 74 municípios dispõe de hospital? Antes de cobrar providências em Santa Maria, que tal olhar para o umbigo sergipano?

PF e armas da Guarda Municipal de Aracaju
A Polícia Federal precisa explicar porque no final do ano passado fez tanto barulho anunciando que o porte de armas da Guarda Municipal de Aracaju estava vencido e os seus membros não podia usar um simples revolver. Agora estão usando pistolas. Agora já pode?

Planilhas para calcular ICMS substituição tributária
Com este título, o sergipano de Pedrinhas Ademir Euzébio dos Santos, ex-funcionário do Banco do Brasil e atualmente exercendo o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais em Alagoas, lotado na III DMT – Posto Fiscal Novo Lino, publicou, na última edição de “O Fisco”, jornal da ASFAL – Associação do Fisco de Alagoas – interessante artigo em que apresenta e explica trabalho de sua lavra cujo objetivo é simplificar o cálculo do ICMS devido a título de substituição tributária. Vale salientar que a iniciativa de Ademir Euzébio obteve ampla repercussão em todas as áreas ligadas ao tema por ele tratado.

Planilhas para calcular ICMS substituição tributária II
A seguir, o blog destaca alguns trechos do citado artigo: “Diante das dificuldades que nos são apresentadas no dia a dia dos nossos plantões nos postos fiscais, inerentes aos cálculos do ICMS, devido à diversidade de produtos sujeitos à cobrança do imposto, já faz algum tempo que venho desenvolvendo algumas planilhas com o objetivo de facilitar o trabalho e agilizar os serviços com segurança e exatidão.” – “Baseado no excelente trabalho desenvolvido pela colega Janety Kumagai, o ‘Resumo ICMS – ST’, procurei colocar na prática através das planilhas do EXCEL, resultando dessa ação o programa ‘Calcular ICMS ST’, visando, de forma objetiva, a facilitar sua utilização nos cálculos do ICMS – Substituição Tributária por qualquer Fiscal de Tributos Estaduais”.

Tema importante
Como o blog afirmou anteriormente, o trabalho do sergipano Ademir Euzébio tem merecido aplauso por parte de pessoas ligadas ao importante tema, como fiscais de tributos, dirigentes de unidades regionais do fisco alagoano, estudantes e professores da área tributária, fiscal e contábil, além das associações e sindicatos da área.

Talento
Formado em Ciências Contábeis pela UFS, Ademir Euzébio foi funcionário do Banco do Brasil durante 25 anos e hoje presta relevantes serviços ao fisco do vizinho Estado de Alagoas. É mais um talento sergipano que brilha em outras unidades da federação, demonstrando, na prática, um desempenho sério e dedicado inteiramente ao desenvolvimento do país, procurando adaptar a teoria, como a de sua colega Janety Kumagai, a modernos instrumentos como os programas de informática.

Frente contra as MPS
Uma frente única contra as Medidas Provisórias. É o que promete o presidente do Senado, Renan Calheiros, que diz ter o apoio de Henrique Alves, da Câmara. Será que dá para acreditar?

Posto de fiscalização Cristinápolis: Ciganas Atacam Caminhoneiros

Por consequência da falta de iluminação no posto de fiscalização "Antônio Manoel de Carvalho Dantas" em Cristinápolis e pela precariedade existente em todo o posto, há quase que diariamente por volta das 5h da manhã o ataque de ciganas aos caminhoneiros que precisam pernoitar na boleia de seu caminhão aguardando a liberação de sua nota fiscal para seguirem viagem. Clique no link e assista depoimentos de alguns caminhoneiros: http://www.youtube.com/watch?v=W5eXm4gp76Y

Jovem Pan FM Aracaju e Antonio Lomes
Radialista e médico, Antonio Lomes é o proprietário da Rede Lomes de Radiodifusão, integrada por 17 emissoras de rádio AM e FM, a grande maioria no Estado da Bahia. Em Aracaju, o Grupo Lomes comanda a Rádio Jovem Pan Sat, participante da Rede Band Sat. Brevemente, será inaugurada mais uma emissora, desta feita na cidade de Alagoinhas. Antonio Lomes participou da política baiana, tendo sido muito ligado ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães e ao ex-deputado federal Luiz Eduardo Magalhães. No momento, não é filiado a nenhum partido. Votou em Jacques Vagner para governador da Bahia em duas oportunidades.

Jovem Pan FM Aracaju e Antonio Lomes II
Embora não tenha vínculo partidário, sua esposa já exerceu os cargos de vereadora, deputada e prefeita de Serrinha, na Bahia. Como médico, chefiou por seis anos a diretoria de saúde do governo baiano. Empresário vitorioso, é um entusiasta das comunicações, principalmente do rádio. Nos últimos dias, o referido empresário, principalmente nesses dias de carnaval, tem participado do Jornal da Manhã, segmento local, tecendo comentários dos mais variados, com ênfase na política, ao lado de Rosalvo Nogueira e André Barros.

Jovem Pan FM Aracaju e Antonio Lomes III
Nos dias de carnaval, o programa foi praticamente comandado por ele, na ausência de André Barros, que é o titular do programa. Antonio Lomes entra para a história do rádio sergipano como mais um dono de emissora (em Aracaju o blog não lembra, mas no interior são muitos, o maior exemplo é Cabo Zé, de Lagarto que tem um programa semanal) a participar, de viva voz, da programação, emitindo juízos de valor a respeito dos protagonistas da cena política sergipana. Um fato que, pelo ineditismo, merece ser destacado.

Pais denunciam abandono de escola em Frei Paulo
O Colégio Estadual Professor Gentil Tavares da Mota de Frei Paulo, único a oferecer o Ensino Médio nesta cidade, está sem diretor há quatro meses. De acordo com a mãe de um aluno, a escola ficou abandonada desde que a antiga diretora foi exonerada por questões políticas.A escola está sem manutenção e a situação é caótica porque além do diretor, outros funcionários não estão indo trabalhar.

Pais denunciam abandono de escola em Frei Paulo II
É precária as instalações desta Unidade Escolar. Desde fevereiro de 2012 o Governador Marcelo Deda autorizou a Reforma e Ampliação no valor de quase oitocentos mil reais. No dia 13 de dezembro de 2012 a PGE emitiu parecer jurídico favorável, mas até a presente data, a CEHOP não abriu Licitação.Alguns pais ficaram insatisfeitos com a situação e fizeram a transferência dos filhos para outras escolas próximas.

Economia criativa em destaque
O empreendedorismo cultural tem crescido substancialmente no Brasil, e Sergipe faz parte desse cenário. O folclore, a música, a arte são o reflexo da cultura de um povo, e é justamente isso o que o turista quer ver quando visita uma região, um estado. Consciente dessa realidade, o Sebrae está desenvolvendo em Sergipe o Projeto Negócios em Economia Criativa.

Encontro
Uma das ações do Projeto é promover um encontro com empresas do segmento e empreendedores culturais que estejam interessados em participar de ações de capacitação operacional, gestão organizacional e financeira, marketing e  acesso a mercados. Será no dia 20 de fevereiro, às 19 horas, na sede do Sebrae.

Demandas
“Durante o encontro serão discutidas as demandas dos segmentos que serão atendidos inicialmente pelo projeto, como música, arquitetura/design/moda, audiovisual/artes visuais/digital e expressões culturais”, explica Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae.

Inovação
O Projeto Negócios em Economia Criativa tem como objetivo promover a inovação e a profissionalização das empresas e empreendedores culturais, por meio da melhoria da gestão dos negócios e do aumento da capacidade empreendedora. É realizado pelo Sebrae, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, Funcaju e Senac. Informações na Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae, telefones (79) 2106-7728 e 2106-7720 com Mercia Aragão.

Esclarecimentos Crea-SE
Diante da nota divulgada no portal Infonet, quinta-feira, 7, sobre obra da União Engenharia localizada na praça Alcebíades Paes, no bairro Farolândia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) esclarece: –  O trabalho de fiscalização do Crea-SE tem foco no exercício profissional. Os fiscais realizam visitas a obras ou serviços em atividade. O Estado é fiscalizado por áreas, a partir de um roteiro. Além disso, denúncias também são inseridas no cronograma dos fiscais;- Em todas as visitas, são realizados relatórios e o adesivo do Crea-SE é fixado em local visível, com as seguintes informações: nome do fiscal, número do relatório e data.

Esclarecimentos Crea-SE II
Em caso de irregularidades, é solicitada a documentação da obra: Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), ou seja, o profissional responsável técnico pela obra ou serviço, além de projetos, contratos ou qualquer outro documento que identifique contratante e contratado;- Informamos ainda que há registro no Crea-SE de três ARTs referentes à obra citada sobre Projetos e Topografia. Nesta sexta-feira, 8, um fiscal visitou o local. Relatamos que não foi constatada atividade durante a visita. O Crea-SE irá manter as visitas na área, de acordo com o cronograma de fiscalização.Aproveitamos para informar que denúncias podem ser enviadas pelo site do Crea-SE(www.crea-se.org.br), pelo email da Fiscalização (fiscalizacao@crea-se.org.br) ou pelos telefones: 3234-3010 / 3011.

IFS seleciona professores para a área de Música   
O Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Coordenação de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSPD) acaba de publicar edital de seleção de professor temporário. Estão disponíveis duas vagas para a área de Música.

Graduação
As inscrições podem ser feitas de 07 a 28 de fevereiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na CSPD/PROGEP do IFS. O valor da taxa de inscrição terá o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) e deverá ser paga até o dia 1º de março.Para pleitear o cargo de professor é preciso ser graduado em Canto com Formação Pianística ou em Regência com Formação Pianística para atuar na área de Preparação vocal, Regência, Composição de arranjos e Produção musical; ter disponibilidade de 40 horas semanais, além de atender a outros requisitos presentes no edital.

Remuneração
A remuneração para o cargo de professor, com carga horária máxima de 40 horas semanais, é de R$ 2.215,54. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado no dia 21 de março. Confira todo o edital: http://www.ifs.edu.br/images/1Documentos/2013/2-Fevereiro/EDITAL_IFS_03_2013_M%C3%9ASICO.pdf

Futebol I
TAÇA GOVERNO DE SERGIPE – Decisão do primeiro turno do campeonato sergipano começa esta noite, no estádio Fernando França, em Carmópolis, com a primeira das finais. Atuarão River Plate e Sergipe. Em dez jogos disputados entre os dois adversários, o River ganhou 5, o Sergipe 3 e verificaram-se dois empates. Pelo melhor aproveitamento durante o certame, até agora, o Sergipe poderia ter uma pequena dose de favoritismo. Mas o River Plate é uma equipe experiente e vai jogar em casa. Equilíbrio é a palavra que cabe para definir o clássico de hoje à noite. /// A segunda partida ocorrerá no próximo domingo, no Batistão. /// Eliminados da Copa do Nordeste, Confiança e Itabaiana pensam, agora, na Copa do Brasil. /// O vencedor da Taça Governo de Sergipe terá vaga assegurada para disputar a competição, em 2014.

Futebol II
Resultados de jogos realizados ontem: LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA – No estádio SANTIAGO BERNABEU, em Madri, pelas oitavas-de-final, o Real Madri empatou com o Manchester United, por 1 X 1. Os gols foram marcados no primeiro tempo, ambos de cabeça. Welbeck, aos 20 minutos, para o Manchester, e Cristiano Ronaldo, aos 30, empatando para o Real. Foi o primeiro jogo entre ambos na atual competição. O jogo de volta será realizado em Londres. /// TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA – No estádio INDEPENDÊNCIA, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro derrotou o São Paulo por 2 X 1, com uma grande exibição de Ronaldinho Gaúcho. /// Em Caracas, na Venezuela, o Fluminense estreou com vitória, diante do quadro local do mesmo nome. O placar foi 1 X 0, com gol assinalado pelo artilheiro Fred. /// Tiago Neves tomou medicamento que contém corticóide para combater uma sinusite. O craque informou o fato à direção do clube tricolor que, por medida de precaução, não o lançou na partida contra o Caracas.

Curtas
Mocidade Alegre vence carnaval em São Paulo. /// Vila Isabel foi a grande vitoriosa no Rio de Janeiro. /// Em Aracaju, o Rasgadinho foi, novamente, o ponto alto do carnaval. /// Acidente em Socorro deixa duas vítimas fatais. Prefeitura suspendeu o restante da programação. /// Famílias das vítimas reclamam de falta de atendimento médico. /// Há controvérsias entre os familiares e as autoridades municipais de Nossa Senhora do Socorro. /// PMA promove, com muita organização, o Carnaju, na orla da Atalaia. /// Assembléia Legislativa empossa mesa diretora amanhã. /// Trabalho mesmo só na segunda-feira. /// Angélica Guimarães vai comandar o parlamento estadual por mais dois anos. /// A Europa tem o maior número de cardeais no conclave que elegerá o novo Papa. /// Por continente, os números são os seguintes: Europa – 62; América do Norte – 17; América do Sul – 13; África – 11; Ásia – 10; América Central – 3; Oriente Médio -1 e Oceania – 1. /// Bento XVI nomeou 67 cardeais. /// 53 por cento dos integrantes do colégio eleitoral são europeus.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais  Aprendizado depois dos 35 anos de idade: calar a boca e escolher as batalhas.

www.twitter.com/eugeniadeda  As redes sociais serão no futuro bem próximo o mais poderoso instrumento de exercício da cidadania.

www.twitter.com/jsantana61  Por trás da renúncia do Papa conservador, a necessidade de reinvenção da Igreja Católica q se distancia cada vez mais da contemporaneidade.

www.twitter.com/chicoandradef  Os apagões seguem uma lógica interessante da mídia e de alguns imbecis: A depender do partido da autoridade local,ela é,ou não,culpada.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Tem gente que eu salvo o número no meu celular só pra eu não atender quando me ligar.

DO LEITOR

Funcionamento da rua do Turista. Sem condições de segurança
De um leitor devidamente identificado: “Gostaria de fazer uma denúncia com relação a regularidade de funcionamento da Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), na Pça Olimpio Campos, Centro de Aracaju. O espaço não possui o Habite-se porque os bombeiros não emitiram o laudo de regularidade pois o espaço não apresenta condições de segurança para funcionamento. Porém as lojas, restaurantes e até o CEAC funciona no espaço de forma irregular.Os lojistas encontraram uma forma de burlar a legislação: como todo o empreendimento não possui condições de funcionamento, cada lojista pediu o seu laudo individualmente e os bombeiros erroneamente liberaram sem se atentar para o espaço como um todo sem liberação. Como as partes podem ser liberadas se o espaço como um todo não oferece segurança? De posse dos laudos, os lojistas conseguiram inclusive os Alvarás definitivos com a Prefeitura Municipal de Aracaju.O espaço não tem segurança contra incêndio e o gás que era canalizado não esta sendo utilizado, sendo que cada restaurante utiliza botijões comuns.Estou alertando e gostaria de pedir sigilo no meu nome porque descobri esta situação a pouco mais de 1 mês e estou muito preocupado com a possibilidade de acontecer uma tragédia no centro comercial”.

Transtorno
Do leitor Antonio Carlos Mota: “Há um grupo propondo discutir a mudança do Pré-Caju, alegando que causa transtornos à população. Segundo pesquisa, a grande maioria dos moradores da 13 de julho, aprovam a festa nesse local. Causa algum transtorno, sim, principalmente quando no final da tarde (17h)  o trânsito é interrompido na Beira Mar. Talvez, se essa interrupção ocorrer mais tarde, às 19 horas por exemplo, se minimize essa questão.  Agora transtorno mesmo causa no Carnaval, quando a Prefeitura permite instalar um palco no meio da Avenida Pedro Calazans, cruzamento com a Rua Maruim, isso logo na madrugada da sexta que antecede ao Carnaval (este ano  dia 08), proporcionando um caos total, afetando o trânsito na região. Nada contra o Rasgadinho, que tem meu apoio e  enalteço a determinação de Robson Viana e equipe pela realização. Agora o palco no meio da Avenida é dose. Será que o tal grupo também irá discutir esse outro transtorno? Vai propor a mudança do palco?”

Nota Levante Popular da Juventude de Repúdio aos Shows da Banda NEW HIT em Socorro
Aqui também não se incentiva estupradores
No fatídico dia 16 de agosto de 2012, na cidade de Ruy Barbosa, Bahia, duas adolescentes foram estupradas por 9 homens, integrantes da Banda New Hit. As meninas se dirigiram ao veículo para pedir autógrafos e foram violentadas de forma brutal e humilhante, ainda com a participação de um policial militar. Os estupradores permaneceram presos por 35 dias e aguardam, em liberdade, o julgamento, que está marcado para os dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2013.
Esse é um dos milhares de exemplos que demonstram tanto o nível de violência e crueldade, quanto de descaso e naturalização desses crimes. Ainda, expressa que o poder de decisão das mulheres é exercido dentro do limite de subordinação aos homens.
A violência se torna instrumento de subjugação das mulheres, na medida em que propicia desde as diferenças salariais entre homens e mulheres até os estupros, a violência sexual.
Sem dúvidas, as mulheres e seus corpos são considerados objetos de propriedade dos homens, motivo pelo qual alegam que devem estar a serviço e disponibilidade para satisfazê-los. O controle, a inibição e a ocultação do direito de decidir sobre seus próprios corpos, inclusive sobre sua vida sexual, é evidência de tal abuso. Paralelamente, há a naturalização e legitimação dessa subordinação, que, consequentemente, oculta a gravidade das agressões.
No caso dos estupradores da Banda New Hit, no entanto, a sociedade não se calou. Em João Pessoa (PB), Salvador (BA), Delmiro Gouveia (Alagoas) e Aracaju (SE), após diversas manifestações, foram canceladas apresentações musicais dos réus. Ou seja, o repúdio foi compartilhado pela sociedade especialmente pelas mulheres. A mensagem dos cancelamentos foi: aqui também não se incentiva estupradores.
Sendo assim, o Levante Popular da Juventude de Sergipe vem fazer a denúncia: mesmo com a proximidade do julgamento dos estupradores, a Banda New Hit foi convidada para apresentações (ensaios) no Fest Club no Marcos Freire III em Nossa Senhora do Socorro/ SE, nos próximos dias 15 e 22 de fevereiro de 2013.
O evento, por ora, é patrocinado/apoiado pelas empresas (a partir de cartazes de divulgação): ArtJet Comunicação Visual, Mr. Zoo Clínica Veterinária, Nova Gráfica, DR Gravações, Casa do Toddynho, Rádio AracajuMix.com, Via Direta.
Não é possível falar sobre responsabilidade social quando se está a incentivar o que já é repudiado por todo o Brasil.
Quem apoia estupradores é a favor do estupro. Convidamos a todos, em especial as mulheres sergipanas, a se manifestarem nesse momento. Não à violência contra a mulher. Não às empresas que permanecerem incentivando os estupradores.
O Levante Popular da Juventude é uma organização de jovens voltada para as lutas populares em busca da transformação da sociedade. Não vamos nos calar diante deste fato. Mobilizaremo-nos, junto com outras organizações, para que haja o cancelamento das apresentações e que os integrantes da Banda New Hit sejam julgados e condenados pelos crimes cometidos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Eu prefiro um brega autêntico do que um chique falsificado”.Reginaldo Rossi, cantor e compositor brasileiro, nasceu em 14 de Fevereiro de 1944.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais