Plano B do PT: Lula correndo por fora

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Já está praticamente fora da categoria “surpresa” a probabilidade de Lula ocupar o lugar de Dilma Rousseff na eleição do próximo ano.

Algumas movimentações internas ocorridas nos últimos dias no Partido dos Trabalhadores estão sendo interpretadas como sinais claros de que um plano B poderá entrar em ação caso o cenário político, influenciado pelo econômico, recomende a adoção da medida.

A filiação, nos últimos dias do prazo oficial, do jovem empresário Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar, é um desses indícios. Conjectura-se que ele poderia ser o companheiro de chapa numa eventual decisão que confirme a candidatura do ex-presidente.

Uma carta distribuída por Lula, nos últimos dias, aos filiados do PT, recomenda, expressamente, que todos se esforcem no sentido de destacar as conquistas sociais registradas desde quando o Partido dos Trabalhadores assumiu o governo federal.

Nesse caso, o PT tende a isolar o PSB, ao constatar que o quadro nacional mudou, com o ingresso de Marina Silva, revelada pelo próprio PT, tendo sido ministra e senadora, com a consequente articulação de uma nova coligação, com ênfase no PMDB e com a inclusão de novos partidos que então formariam a base aliada. E

Este assunto tem sido muito comentado nas últimas horas. Enquanto isso, o empresário mineiro Josué Gomes fica de stand by, na condição, é claro, de filiado ao PMDB. É só esperar para ver se tudo isso é “vero” ou se não passa de mera ficção.

Lula visitou Déda ontem,20
Pelo twitter o governador licenciado Marcelo Déda postou o seguinte texto com a foto ao lado ontem, 20: “Hoje, pela

Foto/Twitter/Marcelo Déda

manhã, recebi a visita dos queridos compadres Lula e Marisa.alegria e um pouquinho de política. É a segunda vez está semana que o Lula vem me ver.Solidariedade, apoio, amizade.Felicíssimo com as novas descobertas de petróleo em Sergipe.Entre um barril de petróleo e outro um pouco de análise da conjuntura, avaliações do quadro político e… a má-fase do Corínthians. E um bom humor gigantesco!  Esse é o Lula.”

Determinação e perseverança
A luta do governador em exercício nos últimos meses contra  o câncer demonstra muita determinação e perseverança.  Sem duvida é a maior disputa que ele enfrenta em toda sua vida.  Independente de posição política, todos sergipanos torcem e rezam para sua recuperação. E o titular deste espaço que foi seu aluno em 1980 (No Colégio Visão, de OSPB),  não tem duvida que o professor  Déda  está sendo um guerreiro.  A vitória dele contra a doença será mais uma vitória do povo sergipano. Ele ainda tem muito a contribuir com o futuro de Sergipe.

Colunista do jornal “O Globo” diz que PT quer Déda no Senado
Deu na coluna de Ilimar Franco, no jornal “O Globo”: A Missão – Afastado do governo de Sergipe desde 27 de maio, para tratar de um câncer, o governador Marcelo Déda pode receber nova tarefa dos petistas. Empenhado em ampliar a bancada, o PT quer Déda candidato ao Senado. Atualmente, o governador licenciado faz com regularidade a ponte aérea Aracaju/São Paulo para se tratar no Hospital Sírio-Libanês.

Colunista diz que marqueteiros fizeram Amorim voltar atrás no Mais Médicos
Deu na coluna de Luiz Eduardo Costa no Jornal do Dia: Entre as Convicções e o Marketing – Os marqueteiros do senador Amorim o aconselharam a mudar rapidamente de opinião e esquecer tudo o que falou condenando o programa Mais Médicos. O senador repetiu várias vezes que representava a sua classe, e foi muito enfático na rejeição aos médicos estrangeiros que estão vindo trabalhar no Brasil.

Colunista diz que marqueteiros fizeram Amorim voltar atrás no Mais Médicos II
E concluiu Luiz Eduardo Costa: Sentindo que a população apoia a vinda dos médicos estrangeiros, o médico Amorim jogou as convicções na cesta do lixo e o político e candidato Amorim começou a desdizer-se. Os marqueteiros o corrigiram lembrando-lhe que ele no Senado representa o povo sergipano, não apenas uma classe.

Aracaju: PPS elege nova direção e reafirma acordo com DEM e PSDB
O PPS de Aracaju elegeu, no sábado, 19,  delegados para o Congresso Estadual a ser realizado no próximo dia 8 de novembro, e os novos integrantes do Diretório Municipal que será presidido, durante o próximo biênio,  pelo economista Idalino Souza.

Bloco
No Congresso,  realizado no Plenário da Câmara de Vereadores,  também foi aprovada a formação de bloco político, composto pelo PPS, DEM e PSDB para atuação conjunta nas eleições estaduais de 2014.O secretário-geral do partido no Estado, Nílson Lima, fez uma avaliação positiva quanto à  existência de nomes competitivos na legenda para enfrentar as disputas eleitorais que se avizinham.

Nomes para 2014
Nílson fez questão de destacar a vinda de novos filiados que, segundo sua percepção, “apresentam significativo potencial de competitividade eleitoral”, fazendo alusão aos ex-vereadores aracajuanos Pedrinho Andrade e Antônio Samarone, além do empresário Mário do Emes, os quais, ainda segundo Nílson “ vêm se somar aos atuais suplentes de deputado federal, Peixe e Ricardo Hagenbeck, e  a quadros partidários como  Rivando Góis, Idalino Souza, Bispo do Gesso e Arnaldo Junior.

Esporte sergipano em alta. Ouros no atletismo
No último final de semana a atleta sergipana Estefany Santos não só conquistou a medalha de outro no salto em distância no Troféu Caixa Norte/Nordeste de Atletismo Mirim, realizado em São Luis (MA), como também bateu o recorde Norte/Nordeste. Estefany conquistou também o ouro nos 75  metros.

Esporte sergipano em alta. Ouros no atletismo II
Já a atleta Vanessa foi ouro no pentatlo (batendo também o recorde Norte/Nordeste) e a atleta Joice vice-campeã. O atleta David foi ouro nos 300 metros com barreira e prata nos 100 com barreira. Nos revezamento 4 x 75 as atletas Estefany, Joice, Jainy e Maria Gabriely conquistaram o bronze. Sergipe ficou em terceiro lugar no feminino, quinto no masculino e quarto no geral. Parabéns a todos que fazem a Federação Sergipana de Atletismo na pessoal do presidente, Orliandes de Barros.

Esporte sergipano em alta. Dupla campeã nacional
Já as sergipanas Duda e Tainá faturaram antecipadamente o Circuito Banco do Brasil Nacional Sub-21 em Maringá (PR).

Duas competições nacionais em Sergipe
E para completar foram realizadas duas competições em nível nacional em Sergipe. A Copa das Federações de Taekwondo no ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju e a Copa Brasil de Futevôlei, evento da Confederação Brasileira em parceria com a Federação Sergipana, em Tobias Barreto que reuniu duplas de 16 estados.

Castelo de cartas
O blog foi informado que o clima no Jornalismo da TV Sergipe melhorou muito com a chegada do novo diretor. Escuta a todos, mas tem conhecimento de tudo que se passava. Deve começar as mudanças aos poucos, com o jeito mineiro de ser.

Castelo de cartas II
O certo é que foi montado um castelo de cartas que nos últimos anos conseguiu reduzir a audiência e a credibilidade do telejornalismo. Os telespectadores e a imprensa sergipana torcem para que o jornalismo da TV Sergipe volte aos bons momentos.

Lagarto
No último sábado, 19, o deputado federal Fábio Reis fez uma breve visita à casa do prefeito de Lagarto, Lila Fraga, juntamente com o governador Jackson Barreto. No início da reunião o Clube de Desbravadores Reino Marinho de Lagarto fez uma homenagem às autoridades presentes, presenteando-os com o livro Fé e Obras, da escritora Ellen G. White.

Reivindicações
A reunião girou em torno de reivindicações de obras estruturantes para Lagarto, dando um foco maior nos calçamentos das ruas e asfaltamento da rodovia, bem como também a construção do CEAC, investimento na duplicação da adutora, construção do rodo anel, duplicação da entrada da cidade, celeridade para licitar as obras do mercado municipal que foi orçado em 15 milhões, entre outras. O deputado Fábio Reis acompanhou o prefeito Lila Fraga em apoio aos pleitos apresentados considerados essenciais para o desenvolvimento urbano do município de Lagarto.

Divina Pastora
Na manhã do domingo (20), o Advogado Antonio Neto (PP-SE) peregrinou ao lado do senador Eduardo Amorim, de Riachuelo à Divina Pastora em prol da fé e devoção à padroeira que nomeia a cidade, "Divina Pastora". Ao lado do suplente de senador, Kaká Andrade, deputados estaduais Augusto Bezerra e Capitão Samuel e autoridades locais, Antônio Neto percorreu os nove quilômetros com bastante entusiasmo e fé.

Ato de fé
Antonio cantou e alegrou junto dos grupos de jovens de diversas cidades, cumprimentou populares e sem perder o ritmo da devoção concluiu a caminha ao lado dos amigos e  parlamentares. Antonio Neto ressaltou que pretende voltar no próximo ano para esse ato de fé. "Farei questão de marcar presença nessa peregrinação no ano que vem novamente, ao lado amigo senador Eduardo Amorim", disse ele.

Cartões para programa social em Canindé
No último sábado, 19, o prefeito da cidade de Canindé de São Francisco, Heleno Silve fez a entrega dos primeiros cartões do Programa Social Bolsa Canindé. As famílias que estão cadastradas e recebem o valor de R$ 200,00 mensais, vão agora poder ir as agencias da Caixa Econômica existente na sede e nos povoados Capim Grosso e Curituba, acabando de vez com as enormes filas que existiam no passado.

Acabando com as filas
Com uma estrutura envolvendo todas secretárias para atender os beneficiados o prefeito Heleno Silva ficou satisfeito com o resultado. "Este é um momento importante para a vida de vocês. Agora, ninguém vai olhar para vocês naquelas enormes filas e dizer qualquer coisa que os humilhe. Vocês estão livres das filas e podem receber nas agencias bancárias e sem atropelo".

Macambira: Protesto contra padre ainda repercute
O protesto realizado por moradores de Macambira, contra o padre Américo, durante a visita a Sergipe do núncio apostólico no Brasil, que é o embaixador do Vaticano no país, Dom Giovanni D`Aniello, ainda repercute entre os católicos de todo o Estado. O blog noticiou com foto o protesto e ontem, 20, o Jornal da Cidade publicou uma matéria de quase uma página.

A omissão de Dom Lessa constrange os católicos
O JC mostrou diversos fatos já relatados pelo jornal de episódios constrangedores envolvendo o padre Américo.  Na reportagem, Dom Lessa, faz desdém do dossiê apresentado pela população  e diz que são casos pontuais. Nos bastidores dizem que Dom Lessa tem medo de afastar o padre que conhece o arcebispo profundamente.

Caso chegará ao Vaticano
Católicos de Sergipe já estão recebendo apoio de padres e bispos de fora do Estado. Querem levar o caso para o Papa Francisco. Aliás, já tem gente defendendo a aposentadoria de Dom Lessa. Ele não tem mais pulso para comandar a Igreja em Sergipe. Vive a fantasia de ditar normas de dentro de quatro paredes e vai de encontro ao que prega o Papa Francisco. Que os padres vivam diariamente nas ruas, ouvindo o clamor popular. Dom Lessa prefere ouvir o clamor de alguns amigos íntimos.

II Seminário do Terceiro Setor – Projeto ONG Transparente, hoje, 21
O Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor e a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe promoverão o II Seminário do Terceiro Setor – Projeto ONG Transparente, que terá como palestrante um dos maiores especialistas da área, José Eduardo Sabo Paes, Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Palestra
A palestra ocorrerá hoje, 21, das 8h às 12h, e será realizada no Auditório Promotor Valdir Freitas Dantas, Sede do Ministério Público de Sergipe localizada na Avenida Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, nº 505, Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Bairro Capucho, nesta Capital.

Público
O evento é destinado aos Membros e servidores do Ministério Público de Sergipe, e também aberto à sociedade em geral, especialmente aos representantes das entidades não governamentais. Na ocasião ocorrerá a solenidade de lançamento do livro Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social-8ª edição, de autoria do palestrante José Eduardo Sabo Paes.

Fundo de Pensão
Logo mais, às 8h30, terá lugar, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, mais uma edição do Café da Manhã dos Aposentados. Na edição deste mês de outubro, serão comemorados os 62 anos de existência da AAFBB – Associação dos Aposentados e Funcionários do BB, a mais antiga entidade da categoria dos aposentados, com sede no Rio de Janeiro, fundada em 1951. Ruy Brito, economista e um dos maiores especialistas em previdência complementar do país, estará presente ao evento, que também contará com a participação de Pedro Paulo Paim, presidente da AFABB da Bahia.

Palestra
À noite, às 19 horas, Ruy Brito estará proferindo importante palestra, seguida de debates, abordando a atual situação dos fundos de pensão, com ênfase especial nas relações entre o Banco do Brasil, a PREVI e os participantes do maior fundo de pensão da América Latina. Os funcionários do BB, da ativa e aposentados, estão sendo convidados para participar da referida palestra, hoje, às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, cedido especialmente pelo presidente José Souza de Jesus, que esteve participando, na última sexta-feira, da assinatura do acordo coletivo dos bancários relativo ao período setembro/2013 a setembro/2014.

Riqueza mundial
0,7 por cento da população mundial detém 41 % de toda a riqueza do planeta, de acordo com o relatório Credit Suisse 2013 Wealth Report. Se dividida entre todos, cada habitante teria 51 mil dólares.

Vox Populi
O conhecido instituto de pesquisas, após ouvir 2 mil e 200 eleitores em 179 cidades, chegou ao seguinte resultado: Dilma – 43 % – Aécio Neves – 20 – Eduardo Campos – 10.

Agenda
21 de outubro – Hoje é o primeiro dia útil de vigência do horário de verão, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Nas regiões norte e nordeste não é aplicado o horário de verão. Mas alguns setores de atividade econômica sofrem alterações, como os bancos, por exemplo, que terão, a partir de hoje, até 16 de fevereiro de 2014, expediente para o público das 9 às 15 horas. Também há mudanças no expediente dos Correios. Horários de voos e programação de TV também provocam alterações nos hábitos dos cidadãos. A semana começa com um grande acontecimento, que é a realização do primeiro leilão do pré-sal. Será definida a concessão do campo de Libra. Por temer protestos, o governo do Rio de Janeiro pediu reforço militar. E a presidente Dilma convocou o Exército para garantir a realização do leilão. Há um forte movimento popular contrário ao leilão. Enquanto isso, em Aracaju, a Desembargadora Iolanda Guimarães concedeu liminar impetrada pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe suspendendo o leilão da folha de servidores do município e de outros serviços. Atualmente eles estão centralizados no BANESE. A PMA deverá recorrer da decisão. No sábado que passou, 19.10, o poeta e diplomata Vinícius de Moraes teria completado 100 anos, se fosse vivo. Uma intensa programação foi desenvolvida, no Rio de Janeiro, para comemorar a data. As multinacionais brasileiras agora poderão pagar o imposto devido por lucro no exterior em até 8 anos. Até então, o pagamento era feito após o encerramento do ano fiscal. A OAB anuncia que vai voltar a questionar a Lei da Anistia no Supremo Tribunal Federal. O governador em exercício, Jackson Barreto, confirma mudanças na equipe em até 10 dias. Ruy Brito, aposentado do BB, ex-deputado federal e um dos maiores especialistas em previdência complementar do país, proferirá palestra, hoje à noite, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Bancários. Falará sobre os fundos de pensão e as relações entre a PREVI e seus participantes. Após a palestra, haverá debates. Os funcionários do BB, da ativa e aposentados, estão sendo convidados para esse importante evento.

Curtas
EM PERNAMBUCO, PT OFICIALIZA A ENTREGA DE CARGOS AO PSB. /// EDUARDO CAMPOS AFIRMA QUE “MAIS MÉDICOS” É EXEMPLO DE FALTA DE PLANEJAMENTO. /// GOVERNO JÁ VENCEU 18 AÇÕES CONTRA O PRIMEIRO LEILÃO DE CAMPO DO PRÉ-SAL. /// ATENTADO SUICIDA DEIXA AO MENOS 26 MORTOS EM CAFÉ DE BAGDÁ. /// EM ENTREVISTA AO JORNAL ESPANHOL “EL PAÍS”, LULA ANUNCIA QUE FARÁ CAMPANHA INTENSA PELA REELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF. /// HOJE É O DIA D. LEILÃO DO CAMPO PETROLÍFERO DE LIBRA ESTÁ MARCADO PARA HOJE, ÀS 14 HORAS, NO RIO DE JANEIRO

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Sem motivação
O campeonato sergipano de futebol profissional da série A-2, cuja última rodada foi realizada ontem, foi um dos mais fracos dos últimos anos. Com 3 vagas para 4 equipes disputantes, embora nele tenham acontecido alguns bons jogos, as arrecadações foram muito fracas. Registrado baixo índice de motivação.

12 de novembro
Esta é a data prevista para o início do certame estadual da série A-1. Já o encerramento deverá ocorrer no começo de junho, 10 dias antes do início da Copa do Mundo de 2014.

Profissão reconhecida
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que reconhece, oficialmente, a profissão de árbitro de futebol. Muito atrasado nessa área, o Brasil vinha prejudicando os seus árbitros, vez que a FIFA passou a exigir contrato de trabalho aos pretendentes a ingressar no quadro especializado da entidade maior do futebol mundial.

Várias escolas
O surgimento de várias escolas de arbitragem vai ganhar um novo impulso, com a formação de parcerias entre as federações estaduais de futebol e os sindicatos dos árbitros.

Leandro Kivel 
Atualmente no Sampaio Correia, do Maranhão, o atacante está na mira do Confiança.

Memórias esportivas
Este é o nome do programa que é apresentado, aos sábados, pela Rádio Cultura, das 13h30 às 14h30 horas, sob o comando de Marcos Jefferson. No último sábado, o convidado especial foi Fiscina, ex-atleta do Confiança, clube pelo qual se sagrou tricampeão, e em 1984 disputou o primeiro turno do campeonato sergipano. Um dos mais importantes jogadores que passaram pelo futebol sergipano, o baiano Fiscina é funcionário do SEBRAE, há muitos anos. Grande caráter, foi um líder incontestável na época em que atuou pelo Dragão do Bairro Industrial. Dentre outros, o técnico Ailton Rocha e o ex-presidente do River Plate e agora diretor de futebol do Confiança, Ernando Rodrigues, ligaram para participar do programa.

Até dormindo
Na oportunidade, Ernando Rodrigues falou que fica ligado no seu clube mais de 24 horas por dia. E então explicou que, mesmo quando está dormindo, pensa (ou sonha) com o Dragão. Ernando reafirmou sua enorme paixão pelo Confiança.

Mais uma de Maradona
O craque argentino Diego Maradona, na última sexta-feira, exatamente no dia em que Garrincha completaria 80 anos, afirmou ao jornal italiano “La Gazetta dello Sport”, que Pelé nunca ajudou o exponencial Mané, um dos maiores craques brasileiros de todos os tempos. Maradona disse que ouviu declaração nesse sentido da cantora Elza Soares, que foi casada com Garrincha. Elza Soares negou que tenha feito tal declaração a Maradona. Garrincha morreu em 1983, vítima de problemas causados pelo alcoolismo.

Literatura esportiva
“Anotações ao CBJD”, livro editado pela OAB de Santa Catarina, tem como autor Marcílio César Ramos Krieger, catarinense de Brusque (SC). Obra indispensável aos que militam na Justiça Desportiva. A excelência do jurista Marcílio Krieger é atestada por Rubens Approbato Machado, nome consagrado na área do Direito. A obra apresenta importantes comentários acerca do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD.

Itabaiana
A Associação Olímpica de Itabaiana fará realizar, na próxima quinta-feira, 24 de outubro, reunião de Assembleia Geral, que terá como local a CDL daquela cidade. O horário previsto para a primeira convocação é 19 horas. O clube tricolor vai disputar, em janeiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O técnico é o ex-craque Lima. O outro representante sergipano será o Confiança. A Taça São Paulo é a maior competição das divisões de base do país.

Memória esportiva
20 de outubro – Em 1957, Pelé, com 16 anos, estreia pelo Santos em campeonatos paulistas. O alvinegro praiano foi derrotado pelo Botafogo de Ribeirão Preto por 4 X 2. Os gols santistas foram marcados por Tié e Pagão. Em 2002, o Rosenborg conquista pela décima-primeira vez consecutiva, o campeonato nacional de futebol da Noruega e bate o recorde europeu de sequência de títulos.
21 de outubro – 1998 – O Santos é campeão da Copa Conmebol ao empatar com o Rosário Central, da Argentina, por 0 X 0, no Estádio Gigante de Arroyto, em Rosário. Na primeira partida, o Santos venceu por 1 X 0, com gol assinalado por Claudiomiro.

Brasileirão – Resultados do fim-de-semana
Sábado – Santos 5 X 1 Náutico – Fluminense 1 X 1 Ponte Preta – Corinthians 1 X 0 Criciúma.Domingo – Portuguesa 1 X 1 Vitória –  Coritiba 2 X 1 Cruzeiro – Vasco 2 X 2 Botafogo – Goiás 3 X 0 Atlético PR – São Paulo 1 X 0 Bahia – Internacional 2 X 2 Grêmio – Atlético Mineiro 1 X 0 Flamengo.

Classificação
G/4 – Cruzeiro – 62 – Grêmio – 53 – Atlético do PR – 51 – Botafogo – 50.Zona de rebaixamento – Vasco 33 – Criciúma – 32 – Ponte Preta – 30 – Náutico – 17.

Campeonato sergipano – Série A-2
Resultados da última rodada: Em Itabaiana – Coritiba 2 X 2 Amadense. E em Maruim – Maruinense 0 X 0 Canindé.

Jogo rápido
Felipão diz que não pode abrir mão de convocar o sergipano Diego Costa. /// Pelo mundial sub-17, a seleção brasileira já registrou dois resultados positivos e se classificou para as oitavas-de-final da competição, que se realiza nos Emirados Árabes. /// Time brasileiro goleou por 6 X 1 a Eslováquia, na estreia e ontem a equipe anfitriã (Emirados Árabes). /// Luís Roberto vai a Brasília tentar patrocínio da Caixa Econômica Federal para o Dragão. /// Conta com o apoio do deputado Valadares Filho, presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. /// Técnico do Sergipe poderá vir de outro centro esportivo. /// Faleceu Periquito, ex-jogador, que defendeu o Olímpico. /// Superliga de Futsal confirmada para o mês de dezembro, em Aracaju.

PELO TWITTER

www.twitter.com/eugenio_nas  Vocês já observaram que o pão Jacó (francês) do   Bompreço tem miolo e o do   GBarbosa   é desmiolado?

www.twitter.com/higorfb  "São poucos que se importam, os outros são só curiosos."

www.twitter.com/PedroZaccaro  Criticado pela mídia e a elite, o Bolsa Família é enaltecido na ONU, ganha o "Nobel" da seguridade social e é imitado pelos EUA e a Suíça.

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Frase do Dia – É tanta hipocrisia, é tanta gente vazia, é tanto assunto inútil que eu ando com preguiça de conhecer pessoas. Juca Chaves.

www.twitter.com/genetonmneto  Quando me viu relinchar pela primeira vez, a enfermeira apostou: "Vai ser jornalista!". Uma muda consternação se instalou na maternidade.

DO LEITOR

Problemas no trânsito de Aracaju
Da leitora Maria José: “ O trânsito de Aracaju está um caos. Condutores, motoqueiros, ciclistas e pedestres, precisam ser mais educados. Onde anda Dona SMTT que não faz uma campanha educativa para melhorar o trânsito desta cidade? Aqui são cometidas todas as infrações de trânsito sem que ninguém seja penalizado. Podemos citar algumas: avanço de sinal vermelho, estacionamento em fila dupla e  em locais proibidos, ruas estreitas com estacionamento duplo, total desrespeito a sinalização, motoqueiros cometendo os maiores absurdos no trânsito, ciclistas e  pedestres desatentos, uma total falta de respeito em todos os sentidos. A única atitude que prevalece é a arrogância, atribuo toda esta situação a falta de educação. Uma lástima.”

ARTIGO

O sorteio da Mega Sena  X  sorteio do Conselho de Justiça da 6ª vara Militar  por     Edgard Menezes*

A probabilidade de acertar na Mega Sena é de 1 em 50 milhões. E a de um oficial QOAPM (Quadro de Oficial Administrativo da Polícia Militar) ser membro do Conselho de Justiça Militar da 6ª vara militar, é ZERO.

Começo esclarecendo que não há dúvida sobre a lisura do sorteio dos oficiais que vão compor o Conselho de Justiça Militar, até porque segundo a legislação o sorteio é público, se não acompanham não é culpa dos membros da 6ª vara militar.

Trago a tona esse assunto porque ao longo dos meus 22 anos de serviço na PM, me tornei um estudioso autodidata da Polícia Militar. Vamos analisar, durante minha careira que faço questão de repetir, 22 anos, nunca tomei conhecimento que um oficial QOAPM tivesse sido sorteado para compor tal conselho que eleva o oficial ao cargo temporário de juiz militar.

Funciona mais ou menos assim, o comando da PM informa ao juiz militar, o nome, quadro e ocupação de todos os oficiais da PM, a partir daí exclui-se o comandante geral, o subcomandante, e todo o restante de 2º tenente a coronel, entra no sorteio, inclusive os médicos, é muita falta de sorte ou sorte demasiada um oficial QOAPM nunca ser sorteado.

Confesso que antigamente eu tinha algumas dúvidas sobre esse sorteio, porque vejamos, entra médicos, que se quer vão para o combate (e a missão deles é outra mesmo), quando o processo envolve um coronel que é mais antigo que todos da ativa, tem que chamar os da reserva, e ai todos nós sabemos das suas capacidades intelectuais de 40 anos atrás.

Baseado no intelecto da tropa atual, descartei a possibilidade de preconceito intelectual contra os oficiais QOAPM, afinal não é difícil encontrar nesse quadro, Bacharéis em direito, pedagogia, história, psicologia, engenharia e tantas outras graduações e pós-graduações.

Mas independente de graduação ou não, o único ali que tem obrigação de ser formado em direito é o juiz togado, portanto o resto atua como juiz leigo, pergunto então, será que um oficial QOAPM, não traz consigo uma vasta experiência da atuação policial, dos vários anos de profissão e dos vários cursos que teve que fazer ao longo de sua carreira para chegar a oficial?

E os subtenentes com  CHOA, são eles que fazem a maioria dos procedimentos administrativos da PM, imagino que esses profissionais chegam ao oficialato com um conhecimento muito bom da nossa legislação, inclusive com a prática de fazer perguntas e de fazer juízo de valor das respostas dadas pelos os que estão respondendo procedimentos.

Resumindo o assunto, cheguei à conclusão que o sorteio do Conselho de Justiça da 6ª vara militar é uma loteria. Como uma coisa puxa a outra, tem outra coincidência que me faz pensar muito para decifrar o enigma, são as audiências, só acertam no nosso dia de folga.

Encerro afirmando, não há dúvida da lisura do sorteio, é que sorteio é sorteio, fiquem com Deus, abraço.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“A coragem é a primeira das eloquências, é a eloquência do caráter.”

“O egoísmo e o ódio têm uma só pátria. A fraternidade não a tem.”

Alphonse de Lamartine, poeta francês, nasceu em 21 de Outubro de 1790 e morreu em 1869.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais