Apego ao poder e o espectro da morte

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma das características do poder é  imantar em muitos que o ocupam a pretensão de nele se perpetuar. Nada mais  trágico para tais pessoas do que sua perda: ficam com baixa autoestima,  sentem-se abandonadas pelos antigos correligionários, lamentam já não  usufruírem dos privilégios e das mordomias de outrora. Daí o empenho de tantos  políticos para se perpetuarem no poder. Ao se defender no Senado, Sarney  gabou-se de estar nele há 55 anos!

A questão do poder desponta com  o surgimento da cidade-Estado, no início do IV milênio a.C. É quando o ser  humano se desprende do ciclo da natureza. Já não funda sua identidade nos  vínculos comunitários da sociedade agrária. Sua consciência se personaliza,  ele se torna senhor do próprio destino, livre das mutações ecológicas que  antes criavam nele a sensação de fatalidade.

A vida, como  fenômeno biológico, adquire progressivamente contornos históricos. O ser  humano percebe-se como sujeito, ator social, dotado de consciência da  responsabilidade e capacidade de interferir nos rumos da natureza. As  provisões já não dependem apenas da coleta e da extração; surge a atividade  produtiva. O mundo deixa de ser uma realidade dada; passa a ser transformado e  construído.

A fundação da cidade-Estado, ao inverter a relação  do ser humano com a natureza, o faz perceber que não é mais ele que deve se  adaptar a ela; ela é que deve se submeter à vontade dele. A invenção do  tijolo, como o comprova o episódio da Torre de Babel (Gênesis 11),  permite ao ser humano fabricar a base material do mundo. A produção em série o  livra dos condicionamentos ambientais e climáticos.

Assim,  altera-se a função da divindade, à qual natureza e humanidade estavam  implacavelmente sujeitas. Antes, os deuses atuavam movidos por forças obscuras  que escapavam do controle humano. Agora, são vistos como fundamento e reflexo  da hierarquia que caracteriza a cidade-Estado. O rei é tido como mediador  entre as ordens celestial e terrena. Ele interfere, não apenas na natureza,  mas também na história.

Embora ele seja revestido de sacralidade,  as leis que promulga já não decorrem da imposição dos deuses. São obra humana,  suscetível de limitações e erros, interpretações e questionamentos. E a morte,  até então encarada como inevitável degradação ou acidente ditado pelo ciclo da  natureza, passa a ser encarada pela ótica da tragédia.

A história  do rei sumério Gilgamesh ilustra esse atávico apego de muitos ao poder. Ela  chegou até nós através da Epopéia, redigida em idioma acádio numa tábua  de argila do século VIII a.C. Governante da cidade-Estado de Uruk, na  Mesopotâmia (atual Iraque), Gilgamesh teria vivido em 2650 a.C. A lista  sumeriana dos reis o aponta como o quinto da primeira dinastia. Sua função  mítica associa-se ao novo olhar sobre o poder: o supremo grau a que pode  ascender uma pessoa, comparada aos deuses, e a morte passa a ser considerada  inaceitável, pois deuses não morrem…

Gilgamesh se queixa de  que, ao criar o seres humanos, os deuses os fizeram mortais e reservaram para  si o privilégio da imortalidade. Revolta-se ao descobrir que as funções de  poder são perenes, os homens que as ocupam, não.

Por sua vez, os  cidadãos de Uruk reclamam da tirania de Gilgamesh. Criticado por seus súditos,  ele sente a solidão do poder. Necessita de um amigo, um alter-ego, o que não  encontra em Uruk. Fica sabendo, por um caçador, da existência de Enkidu, que  vive no deserto e comparte a vida dos animais selvagens. É o homem que  procurava. Confrontam-se as duas violências: a da natureza (Enkidu) e a da  cidade-Estado (Gilgamesh). Este envia uma comitiva a Enkidu com a missão de  trazê-lo do mundo rural ao mundo urbano.

Após Enkidu transar com  uma prostituta, os animais do deserto já não identificam nele um igual e  passam a temê-lo. Como em muitos mitos, inclusive no Gênesis, é a  mulher que introduz o homem no discernimento e na vida civilizada. Enkidu  encontra Gilgamesh ao entrar na cidade; surge entre os dois uma profunda  amizade. Unidos, sentem-se tão fortes que desafiam os deuses. A aliança entre  eles reforça o apego ao poder. À perenidade soma-se a onipotência. Porém,  Enkidu se enferma e morre. O imprevisto acontece.

Gilgamesh,  solitário, se revolta. Recusa-se a aceitar a morte. Ele se torna “o grande  homem que não quer morrer”, diz o texto. Decide partir e aprender com  Uta-napishti – único sobrevivente do dilúvio -, a receita da vida sem fim. O  poderoso não admite que a morte o destrone do poder.

Shamash, o  deus-Sol, o adverte: “Você jamais encontrará a vida sem fim que procura”.  Gilgamesh não se conforma de, após a morte, encontrar apenas um estado de  inanição e sono sem fim. Uta-napishti insiste com Gilgamesh para que ele  admita não merecer dos deuses o privilégio da imortalidade.

O  poder pode tudo, exceto evitar que os poderosos sejam “derrubados de seus  tronos e, pela morte, despedidos com as mãos vazias”, como canta Maria no  Magnificat (Lucas 1, 46-55).

(Frei  Betto. Fonte: Jornal Estado de Minas – 27/08/2009)

Relato estarrecedor vivido no Hospital São José
O leitor Abelardo Neto enviou um relato estarrecedor dos momentos vividos por ele e familiares de outros pacientes no Hospital São José esta semana.  Uma cunhada dele foi operada de mioma e a família foi informada que nenhum acompanhante poderia ficar no local, mas a paciente teria os cuidados da enfermagem.

Relato estarrecedor vivido no Hospital São José II
Retornaram às 16h e foram informados que a paciente ainda se encontrava na sala de cirurgia. Voltaram às 18h e a mesma já estava na ala, infestada de mosquitos e com algumas portas e janelas abertas, deixando livre para a entrada de roedores e outros animais nocivos.

Relato estarrecedor vivido no Hospital São José III
Abelardo informou que a esposa dele resolveu  voltar às 21h para tentar dormir no local, mesmo com todos os avisos dizendo que paciente do SUS não teria acompanhante, apenas  paciente do IPES teria esse direito. A partir desse momento começaram a aparecer as atrocidades provocadas pela equipe do local.

Relato estarrecedor vivido no Hospital São José IV
1- A enfermeira chefe de Plantão que havia entrado as 19h, estava gritando para todo mundo ouvir: “Estou muito estressada hoje, ninguém mecha comigo nesse hospital, que eu não “tô” boa”. Abelardo lembra que o problema não o estresse dela, o problema é ela estar gritando isso em um momento em que os pacientes e seus familiares estão fragilizados de alguma forma, isso é um absurdo, ainda reclamava da direção do hospital, dizendo que queria férias.

Relato estarrecedor vivido no Hospital São José V
Outra informação passada por Abelardo; 2-Duas enfermeiras conversando, falavam uma para a outra: – porque esse doutor mandou a paciente para a UTI. – Porque estava com Arritmia. – Apois se todo mundo que estivesse com arritmia tivesse que ir para a UTI até eu mesma ia para lá.- Então diga a ele que aqui não tem cardiologista, que problema de arritmia se trata no Hospital do Coração.

Relato estarrecedor vivido no Hospital São José VI
E quando estava sentado na recepção foi interrompido pela recepcionista: 3– o que você está fazendo aqui.- estou acompanhando. – lugar de acompanhante é no quarto não aqui.- na verdade estou esperando minha esposa.- quem deixou você entrar? Você tem que ir embora.  4   – Eles alegam que ninguém pode ficar no local, entretanto deixaram na ALA três chás, e ninguém sabia que estávamos no local, ou seja, as pacientes recém saídas de uma cirurgia teriam que levantar-se e bebem os chás, pois as enfermeiras não se preocupavam em ajudá-las.  Essas mesmas pacientes pediam ajuda e elas nem ligam, as trataram como se fossem um nada.

Solidariedade
O blog presta solidariedade e lamenta o descaso com a sociedade. Infelizmente a classe política pouco faz para mudar esse atual cenário da saúde no país.

Pelo twitter, Déda reafirma apoio a Márcio
Ontem, 29, pela rede social twitter, o governador licenciado Marcelo Déda reforçou o apoio dele a candidatura do deputado federal Márcio Macedo a presidente do PT/SE. Além de Márcio, disputam o cargo a deputada Ana Lúcia e o deputado federal, Rogério Carvalho e não é novidade para nenhum petista o apoio de Déda a Márcio.

Pelo twitter, Déda reafirma apoio a Márcio II
Além de pedir aos petistas que comparecam às eleições para fortalecer o partido, Déda disse que o seu candidato é o mesmo de Zé Eduardo. “Eu tenho direito de mesmo doente ter voto e opinião. É isso”.

Pelo twitter, Déda reafirma apoio a Márcio III
O governador  Marcelo Déda escreveu também que  “Zé Eduardo tem autoridade para transmitir minhas mensagens “. Déda lembrou que ele e Zé Eduardo nunca se enfrentaram e tentam lhe intrigar com ele, “amigo de 30 anos, principal parceiro no PT”.

Reforma governo
O governador em exercício, Jackson Barreto deve anunciar amanhã,31, a reforma proposta pela comissão administrativa. A ideia é reduzir gastos em várias pastas para que possa conceder um reajuste linear para todos os servidores estaduais.

PRB e Edvaldo
Pelo que se comenta além do PRB indicar o futuro secretário da Agricultura, no lugar de Zezinho Sobral, o ex-prefeito de Aracaju,Edvaldo Nogueira, participará também da equipe governamental.

Jackson lança selo Unicef e assina Pacto
Nesta quarta-feira, 30, o governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, participará do lançamento da 4ª edição do Selo Unicef Município Aprovado edição 2013-2016. O evento será realizado às 10h, no Quality Hotel, e contará com a presença da coordenadora do Unicef (SE/BA), Helena Oliveira.

Pacto
Jackson assinará também o Pacto Nacional "Um mundo para a criança e adolescente do Semiárido". O programa prevê aos municípios, o compromisso da garantia da inclusão a crianças que vivem no Semiárido, incluindo em seu cotidiano o direito de sobreviver e desenvolver, aprender, crescer sem violência, exercer sua cidadania, de ser respeitado em sua identidade étnico racial, além de ser prioridade nas políticas públicas.

Municípios
Ao participar da audiência publica realizada na última segunda-feira, 28, na AL/SE, com a presença de cerca de 60 prefeitos sergipanos,  o deputado federal Fábio Reis (PMDB) lembrou que seu pai, Jerônimo Reis, foi prefeito de Lagarto e sua família também passou por essas mesmas dificuldades administrativas enfrentadas pelos atuais gestores e colocou-se à disposição de todos.

Apelo
O deputado federal fez um apelo aos parlamentares presentes, para que a união se fortalecesse em prol dos municípios. “Só tenho a pedir a cada um dos meus colegas parlamentares para que possamos nos juntar e pegar na mão do outro, deixando o palanque de 2014 para 2014, para ajudar a cada um desses municípios sergipanos, brigando e levantando essa bandeira do pacto federativo. É dessa forma que eu vejo que podemos melhorar os municípios brasileiros”, declarou Fábio.

Pautas
O ex-presidente Lula foi recebido na tarde de ontem, 29, pelos parlamentares do Bloco União e Força (PTB, PR, PSC e PPL). O bloco congrega atualmente 14 senadores de quatro partidos. O senador Eduardo Amorim é líder do PSC no Senado e integrou a reunião. “O bloco tem notoriedade e discute com responsabilidade as pautas de interesse nacional. Hoje em especial recebemos um ex-presidente, no dia em que o Senado comemora os 25 anos da Constituição federal”, informou Amorim.

Carnalita
O Movimento “Capela: A Carnalita é Nossa!" convida os capelenses para participar de Audiência Pública, a ser realizada às 19 horas desta quarta-feira, 30, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Socialização do tema, discussões e debates ocorrerão no local. Segundo os organizadores, a iniciativa prevê tanto estimular como aumentar a participação popular no movimento.

Carnalita II
Ainda para socializar sobre o tema, a Prefeitura de Capela promoveu na tarde de terça-feira, 29, reunião com professores da rede municipal. Outros profissionais e a população em geral estão sendo envolvidos e deverão atuar como multiplicadores em suas comunidades.

Carnalita III
O prefeito de Capela, Ezequiel Leite, já disse que a riqueza do solo de Capela é dos capelenses, e que brigará até o último minuto pela instalação da usina, que explorará o minério, em terra capelense. 80% do minério está em solo capelense, mas a Vale apresentou opção por Japaratuba, que detém 20%.

Descaso da Deso no Augusto Franco
O vereador Max Prejuízo, voltou a criticar na Câmara de Aracaju o descaso da Deso com o conjunto Augusto Franco que segundo ele virou um esgoto a céu aberto, com bueiros estourados, causando mau cheiro, mosquitos que provocam doenças e, consequentemente, transtornos à comunidade. O vereador mostrou diversas fotos comprovando o descaso.

Obras se arrastam há seis anos
“Há seis anos que as obras se arrastam e não são concluídas. É preciso celeridade”, denunciou o vereador Max Prejuízo, lembrando que são mais de R$ 12 milhões em investimentos de saneamento básico para melhoria da qualidade de vida daquela região, que teve início em 2008 e conclusão prevista para abril de 2013.

Café protesto
O vereador aproveitou a oportunidade para convidar toda à imprensa e moradores para um Café Protesto, na próxima quinta-feira, 31/10, às 7h, em frente à Padaria Santa Cecília na antiga avenida Canal 4, no conjunto Augusto Franco, que cobrará a Deso celeridade na conclusão das obras de saneamento.

Iran destaca seminário promovido pelo Iphan
O seminário promovido pela superintendência regional do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional “Aracaju: patrimônio cultural e proteção”, nos dias 28 e 29, na Sociedade Semear, foi destacado pelo vereador Iran Barbosa, do PT, na tribuna da Câmara, pela importância e relevância do tema para os aracajuanos e também para gestores e legisladores.

Importância
“Considero o tema de fundamental importância e o seminário foi muito rico e elucidativo sobre as questões que enfrentamos cotidianamente na nossa cidade”, afirmou. Para Iran, seria importante que os vereadores tivessem acesso ao conteúdo dos debates que foram estabelecidos no seminário. “Porque nos atualizaria em relação a um conjunto de ações que o Poder Executivo de Aracaju está promovendo e que estão na contramão de outras cidades, que já passaram pela realidade que agora estamos vivendo aqui, em especial nos problemas relativos à mobilidade urbana”, constatou.

Lucas Aribé em Brasília
O vereador Lucas Aribé viajou na última terça-feira, 29, para a Capital Federal onde participará nesta quarta-feira, 30, de uma reunião com a ministra Maria do Rosário na Secretaria Nacional de Direitos Humanos para a discussão do Plano Nacional Viver Sem Limite. "Terei orgulho de ser o único parlamentar sergipano presente nesta reunião com a ministra Maria do Rosário e que terá representantes de todo o Brasil no debate sobre o Viver Sem Limite", disse Aribé.

Lucas Aribé em Brasília II
Principal motivo da reunião, o Plano Viver Sem Limite destina verbas federais a estados e municípios brasileiros que aderirem ao plano. São recursos para saúde, assistência social, educação e acessibilidade. "É muito importante a adesão ao plano e cobro mais uma vez dos municípios sergipanos que façam isso, pois até agora somente o estado assinou. Já cobrei isso aqui e torno a fazer", destacou. Lucas ainda lembrou que são R$ 7,6 bilhões disponibilizados pelo Governo Federal.

Lucas Aribé em Brasília III
O convite para a participação na reunião foi feito a Lucas Aribé na última semana e foi prontamente atendido. "Sei da importância de um evento como esse e não poderia deixar de representar o nosso povo nesse momento. Vamos discutir todos as esferas da inclusão social e da acessibilidade em nossa cidade", afirmou.

Nota de esclarecimento sobre montadora Amsia Motors
Nota da Ascom/Sedetec: Em atenção ao questionamento criado sobre o andamento da implantação da montadora da empresa Amsia Motors em Sergipe, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Ascom/Sedetec) informa que o governador Marcelo Déda e o governador em exercício Jackson Barreto buscam atrair constantemente novos empreendimentos para o Estado de Sergipe, na perspectiva de geração de emprego e renda para a população sergipana.Inicialmente, esclarecemos que foi assinado um protocolo de intenções firmado entre a empresa, o Governo do Estado de Sergipe e o município da Barra dos Coqueiros, com termos e cláusulas que definem uma agenda de trabalho do projeto.

Nota de esclarecimento sobre montadora Amsia Motors II
Ressaltamos ainda que, semanalmente, são realizadas videoconferências com o presidente da Amsia Motors, o senhor Mustafa Ziauddin Ahmed, debatendo pontos do projeto. A empresa contratou um executivo com vasta experiência no setor automobilístico, o qual já esteve em Sergipe este mês visitando o local da fábrica e discutindo com técnicos da Codise os estudos necessários para a finalização do Projeto definitivo.

Nota de esclarecimento sobre montadora Amsia Motors III
É importante frisar também que o presidente Mustafa viajou à Holanda onde levantou possibilidades de projetos e financiamento do Governo Holandês para ampliação do Porto de Sergipe, com a construção de um novo berço de acostagem adequado a operar cargas gerais. Aguardamos para as próximas semanas a visita de técnicos europeus para dar continuidade aos estudos de viabilidade.

Nota de esclarecimento sobre montadora Amsia Motors IV
De acordo com o presidente da Amsia, Mustafá Ahmed, o Projeto Definitivo já está em fase final de elaboração e deverá ser anunciado, oficialmente, ao governador em exercício Jackson Barreto no próximo mês de novembro,  quando ao mesmo tempo estará inaugurando o escritório provisório da Empresa em Aracaju. Quanto ao início de obras, a empresa comunicou que a previsão é que no primeiro semestre de 2014.A Ascom/Sedetec reitera que além deste grande investimento, novos empreendimentos são anunciados mensalmente pelo Governo de Sergipe, com o principal propósito de assegurar condições para o pleno desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços, e gerar emprego e renda para a população sergipana.

Dimuição da jornada de trabalho
Nesta quarta-feira, dia 30, é dia nacional de luta pela diminuição da jornada de trabalho para 30 horas semanais e pelos turnos contínuos. O SINTUFS (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Sergipe) estará realizando um ato na frente do Hospital Universitário, as 7h30 de hoje e convida todos os companheiros e companheiras da categoria e da imprensa para se fazer presente nesse ato.

Projeto Eventos no Iate Clube. Dias 01 e 02 de Novembro
Há pessoas que freqüentam as casas dançantes da orla e há pessoas que não freqüentam, alias… algumas jamais foram, para tanto iremos proporcionar alternativas de entretenimento músico-dançante da melhor qualidade: (Sextas-feiras – Happy Hour a partir das 18h e aos Sábados (Sábado Dançante) com estreias marcadas para os dias 01 e 02 de novembro  no salão anexo II (Bar do Bel).

Duas atrações
Serão sempre duas atrações de ótima qualidade para cada dia, sendo que, esporadicamente com atrações de nível nacional. É só aguardar a estréia para ver, teremos na sexta: Kadu Barone & Fabiana/ Ginaldo & Banda, no Sábado Medeiros & Seus Big Boys / Dudu Ferrazy & Rita Melody. Mesas podem ser adquiridas no Bar do Bel ou com Sobó e no Restaurante Nacib no Shopping Riomar. Contato: (79) 9977-3304 / 9925-4711 / 9977-4040.

Nassal promove curso
Visando manter a segurança de seus colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho, a Construtora Nassal promoveu entre 21 e 25/10, em parceria com o SENAI, um curso de Direção Defensiva.  O curso, que teve como objetivo fornecer aos participantes informações básicas e avançadas para dirigir com segurança, abordou temas como técnicas de identificação de riscos e prevenção de acidentes e desenvolvimento de atitudes seguras no trânsito. A

Diversidade
pesar de promovido para atender as necessidades dos motoristas e dampeiros da construtora, o curso envolveu diversos profissionais da empresa que se demonstraram interessados. Cerca de 20 profissionais participaram e aprovaram a iniciativa e zelo da empresa em prol da segurança de suas vidas.

Encontro com Especialistas
A Clínica Onco Hematos realiza nesta quinta-feira, 31, o primeiro “Encontro com Especialistas”. O evento, que terá como convidado o presidente da Sociedade Pernambucana de Coloproctologia, Maurício Matos e Dra Ana Rita Carvalho, titular do Colégio Brasileiro de Radiologia. O tema desta primeira reunião será “Tumor do cólon e reto”.

Debate
O debate, que acontecerá a partir das 20h no Muratto Restaurante, terá como mediador o oncologista clínico da Onco Hematos, André Peixoto. Dr. Maurício Matos é ainda presidente da Regional Norte Nordeste de Coloproctologia, titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

CBA terá Elba Ramalho
O 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) que será realizado de 9 a 13 de novembro será o maior evento que Aracaju já recebeu na área cientifica. Mas além de conferências, palestras e exposições de trabalhos, o CBA também terá a parte social, onde Sergipe será o tema das festas organizadas pela comissão do Congresso.

Programação
O presidente da Comissão Social do CBA, Roberto Menezes conta que no dia 9 no Teatro Tobias Barreto haverá a abertura da solenidade com a presença da Orquestra Sinfônica de Aracaju e de um grupo de pífano. Na segunda, dia 11 de novembro será a vez da Noite Sergipana, que será realizada na AABB de Aracaju. No dia 13, quarta-feira, será o encerramento do CBA com a Noite Tropical. A animação da noite ficará por conta das cantoras Elba Ramalho e Maysa Reis. A programação, informações e inscrições para o Congresso estão disponíveis no www.cba2013.com.br.

Agenda
30 de outubro – Dia nacional de luta contra o reumatismo. Dia do balconista e do comerciário.
Aconteceu há 30 anos (1983) – A inflação anual atinge o índice recorde de 200 por cento. Em julho, o presidente Figueiredo é operado nos Estados Unidos. Em agosto ocorre a fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Também em agosto, falece o senador Teotônio Vilela, o “Menestrel das Alagoas”. Fato de grande relevância ocorrido em 1983, no mês de novembro: A primeira manifestação ampla a favor de eleições diretas para a presidência da República. Participam mais de 10 mil pessoas.
Fatos atuais: Mercedes Benz investirá no Brasil 1 bilhão de reais nos segmentos de caminhões e ônibus. Aprovação dos direitos das domésticas está pendente de aprovação na Câmara Federal. Os municípios criados em 1997 permanecem pobres. Na última segunda-feira, os Estados Unidos divulgaram sua produção industrial. Ontem (29.10), Israel libertou segundo grupo de palestinos presos por delitos cometidos antes de 1993, como parte de acordo para negociações de paz. Hoje, quarta-feira, o FED – Banco Central dos EUA decide sobre taxas de juros. Para amanhã, quinta-feira, está prevista reunião da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA para analisar a situação dos haitianos no Acre. A sessão especial acontecerá em Washington. E na sexta-feira, o IBGE vai divulgar a produção industrial de setembro e será anunciado o resultado da balança comercial de outubro.

Curtas
MEC DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM. /// EM CONFUSÃO POR VISITA DE LULA, POLICIAL DA CÂMARA É FERIDO POR FOTÓGRAFO. /// ROYAL NEGA IRREGULARIDADE EM USO DE VERBA PÚBLICA PARA PESQUISA. /// OAB DIVULGA DESEMPENHO DAS FACULDADES NO DÉCIMO EXAME DA ORDEM. /// SEM ACORDO COM CREDORES, OGX FICA MAIS PERTO DA FALÊNCIA. /// GOVERNO QUER AÇÃO CONJUNTA COM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO CONTRA VÂNDALOS. /// JANOT COBRA PROCURADORIA EM SÃO PAULO POR DEMORA NO CASO ALSTOM. /// DIEGO COSTA REJEITA CONVOCAÇÃO DE FELIPÃO E ESCOLHE A ESPANHA. /// MÃE DO CRAQUE PREVIU A CONVOCAÇÃO AINDA ESTE ANO. /// DIEGO FOI FIRME EM SUA DECISÃO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Não deu em nada
A CBF finalmente recebeu os representantes do Bom Senso Futebol Clube. Lamentavelmente, a única decisão tomada quanto aos pleitos apresentados foi simplesmente deixar as mudanças pretendidas para 2015. A frase proferida pelo meia Alex, um dos representantes do Bom Senso, diz tudo: “Tudo certo e nada resolvido.” O presidente José Maria Marin informou que, tendo em vista que 2014 será um ano atípico, ficou impossível a prática das mudanças sugeridas, face à ocorrência da Copa do Mundo, que vai consumir 40 dias do calendário. Assim, somente em 2015 as reivindicações dos atletas serão colocadas em prática.

Calendário
Em 2014, foi mantido o período curto da pré-temporada, em alguns casos de apenas quatro dias, e fica proibida a realização de excursões ao exterior durante o Campeonato Brasileiro.

Diálogo
Ainda segundo Alex, o importante é que o diálogo foi aberto. Segundo o meia do Coritiba, “nunca tínhamos sido ouvidos”. Os líderes do movimento Bom Senso Futebol Clube foram recebidos duas vezes pelo presidente Marin. Anteriormente, as reivindicações do grupo de atletas já haviam sido aceitas pelos presidentes das federações consideradas rebeldes (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Estas federações pretendem lançar um candidato de oposição à presidência da CBF.

São Paulo
Embora de situação, dirigentes da federação paulista também já tinham manifestado seu apoio ao Bom Senso.

Falta de planejamento
Antes de falar, é preciso pensar. Antes de realizar uma obra, é indispensável planejamento. Pois foi exatamente a falta de planejamento que norteou a reformas do Batistão. Inicialmente, anunciou-se que nossa principal praça de esportes seria transformada em uma moderna Arena. O saudoso Carlos Rodrigues, com sua franqueza habitual, afirmava: não teremos uma Arena. Ao mesmo tempo, dizia-se que seria construído um CT na Barra dos Coqueiros, próximo ao antigo Hotel da Ilha, para receber uma das seleções. Voltamos ao Rodrigues, que afirmava, alto e bom som: não teremos um CT. Não deu outra. O inesquecível comentarista acertou em todas. Vamos ter uma sub-sede. Essa ideia também não emplacou. Até recentemente, ainda se falava em sub-sede da Copa. Ora, se o Batistão vai ser entregue no segundo semestre, como poderia servir para qualquer coisa ligada à Copa do Mundo, cujos jogos terminarão bem antes?

Ótima iniciativa
O secretário Walmor Barbosa convidou a crônica esportiva para uma visita ao Batistão. Excelente iniciativa. Na oportunidade, os colegas da mídia vão sugerir alguns pontos indispensáveis para facilitar a cobertura das partidas que ali serão realizadas pelos órgãos de comunicação.

Dos leitores
A coluna agradece a atenção de dois leitores que se manifestaram sobre dois assuntos abordados ontem, neste ESPAÇO. José Raimundo Souza Melo considera que de nada adianta a PMA trazer competições esportivas para Aracaju, onde, segundo ele, não há nem esporte amador nem profissional. Já Romualdo Alves de Menezes coloca sua opinião contrária à mudança na forma de disputa do campeonato sergipano. O leitor defende a manutenção do esquema usado em 2013, com a ausência dos dois clubes que disputarão a Copa do Nordeste no primeiro turno.

Arbitral
Este será um dos pontos principais do Congresso Técnico que terá lugar no dia 5 de novembro, para discutir e aprovar o regulamento do certame. A assessoria de comunicação da FSF informa que a ausência de Sergipe e Confiança do primeiro turno é uma exigência da CBF e da Liga do Nordeste.

Memória esportiva
30 de outubro – Em 1960, nasce Diego Armando Maradona , em Lanús (Argentina). Campeão da Copa do Mundo de 1986, vice na Copa de 1990, pela seleção argentina. Campeão argentino em 1981, pelo Boca Juniors. Campeão italiano em 1987 e 1990, pelo Nápoli. Campeão da Copa da UEFA em 1989, também pelo Nápoli. Maradona é considerado um dos maiores craques do futebol mundial em todos os tempos. Em 2002, o Internacional alcança a marca de 1.000 gols em campeonatos brasileiros. O seu autor foi o lateral-esquerdo Cássio, em partida realizada no Estádio Independência, em Belo Horizonte, cujo resultado final foi Atlético Mineiro 3 X 2 Internacional.

Jogo rápido
O sergipano de Lagarto Diego Costa optou mesmo por jogar a Copa 2014, no Brasil, defendendo a camisa da Espanha. O atleta, hoje o principal nome do Atlético Madrid, enviou uma carta à federação espanhola manifestando seu desejo. A CBF foi informada ontem e Luiz Felipe Scolári, de imediato, desconvocou o jogador. /// Tinha razão o comentarista Lúcio de Castro, da ESPN, que, no programa Bate-Bola, de segunda-feira, afirmou: Scolári só convocou Diego Costa para se proteger de futuras críticas, caso não o fizesse. /// Tudo indica que, quando decidiu convocar Diego para os dois próximos amistosos, o técnico da seleção já sabia da opção que o lagartense iria fazer. /// Thiago Silva, Neymar e Luiz Felipe Scolári estão na relação da FIFA para a escolha dos melhores de 2013.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AlberthoJorge1  Até parece que sergipe é o  CÉU: só tem santinhos… e santinhas….

www.twitter.com/edmilsonpapo10  Todo mundo faz críticas ao governador, mas ninguém critica os juízes e promotores, estes, sim, tem o poder e dever de manter bandido preso.

www.twitter.com/braynerr  Só existem dois pré-candidatos certos a governador em 2014: Jackson Barreto e Eduardo Amorim. Por que não fazem a pesquisa só entre os dois?

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Sociólogos europeus passeiam por aqui e opinam sobre tudo e todos, como se fossem capazes de entender o Brasil.

www.twitter.com/glauco_vinicius  Acho Preta Gil uma artista completa. Completamente sem talento.

www.twitter.com/cezar_britto  A chuva fez abrir o sorriso verde da natureza. Os homens deveriam aprender com ela o poder do perdão. Agredida, responde com a beleza.

www.twitter.com/AntonioSamarone As imagens mostradas agora pela TV Sergipe sobre as torturas no Cenam, ferem de morte um Governo com pretensões republicanas. Uma vergonha!

DO LEITOR

Péssimas condições da BR-101 fazem mais uma vítima fatal
Do professor Ludwig Oliveira: “Tenho vez por outra o ímpeto de fugir dos padrões da normalidade diante de tamanha injustiça e dos desmandos que esses governantes impõem e, principalmente, da indiferença desses últimos mandatários de nosso país com relação a BR-101 que corta todo o nosso estado. Pois é, me dá uma "puta" duma indignação, um idealismo que vez por outra quero cuspir várias "porras", chutar o pau da barraca, gritar impropérios, esmurrar políticos salafrários e ladrões. Hoje no final da tarde mais um jovem de 38 anos, advogado na cidade de Canhoba voltando para Aracaju na altura da Pirunga teve sua vida ceifada pelas péssimas condições de nossas rodovias. A quem devemos recorrer, aos governantes corruptos que desviam, pois essa tal de duplicação da BR já remonta cerca de 30 anos, pois é, nesses últimos 30 anos todos que governaram o país têm culpa, quero saber até quando outras pessoas morrerão, diante de tal situação não aceito opinião de pseudo-s defensores de cores partidárias, o que me preocupa é em saber até quando irá essa interminável duplicação da BR-101. Concluo este texto onde exteriorizei minha indignação perguntando a você que por ventura gostaria de postar um comentário defendendo governante a, b ou c, se esse jovem que perdeu sua vida hoje fosse seu filho?”

ARTIGO

Acho importantes as visitas do CNJ por Edgard Menezes*

Acho importante as visitas do CNJ as casas de custódia para menores infratores, afinal é uma casa que abriga menores que podem ser reconduzidos a vida digna, mas não compreendo porque se limita ao CENAM e a presídios comuns.

Digo isso porque são inúmeras as denúncias de irregularidades no PRESMIL (Presídio Militar) desde da falta de estrutura até cumprimento de pena que não deveria ser cumprida em um presídio, como é o caso do regime aberto. O detalhe que muitos dos internos estão presos por crime militar, que se quer é reconhecido como crime na justiça comum, só posso acreditar que realmente o policial militar não é cidadão.

E porque não vistoriar Batalhões, Companhias e Delegacias, locais esses, onde trabalham homens e mulheres de bem que tem obrigação constitucional de zelar pela segurança e bem estar da população, e que em muitos casos não tem sequer um banheiro decente para fazer a higiene pessoal, que repousam em colchões colocados no chão durante os intervalos entre uma ocorrência e outra.

Que são  obrigados a trabalharem sozinhos ou no máximo em dupla para dar segurança a uma cidade de cinquenta mil habitantes, que estão sujeitos a insalubridade de alojamentos cheios de morcegos, cupins e baratas, instalações que não dispõe de adequações para as mulheres policiais, que já estão nas polícias a mais de vinte anos.

Sou favorável a vistorias em presídios e casas de detenção por entender que apesar de terem cometido algum delito, são seres humanos que se encontram nas carceragens. Mas e o outro lado, as condições precárias que enfrentam no trabalho, aqueles responsáveis por colocar os infratores e criminosos atrás das grades, não merecem dignidade para melhor servir a população?

E não adianta dizer que nunca foram provocados, eu mesmo já notifiquei OAB e Conselho de Execuções Penais, que entendo serem órgãos de extrema relevância e compromisso com os direitos dos cidadãos, porém parece que nada na área militar anda, porque até hoje não houve uma inspeção dessas por exemplo no PRESMIL, nunca foram perguntar aos internos se estão tomando banho de sol, se restringem a se reunir com os gestores.

Ainda tenho esperança que os direitos humanos e a cidadania alcancem a nós militares, fiquem com Deus, abraço.

*cidadão brasileiro

ARTIGO

Privatização da Petrobras, SIM ou NÃO?  Por Vinicius Amancio*

É obvio que a resposta nunca se resumirá a poucas palavras, muitas análises devem ser feitas antes de qualquer decisão deste porte, entretanto, em minha opinião, ela deve sim acontecer, vejamos:

A VALE é uma empresa sólida e uma das que mais cresce no país, não é? Pois bem, esta mesma empresa já foi estatal e viveu dias difíceis, igual à empresa do Petróleo Brasileiro SA. vive hoje. Com a privatização, a Vale do Rio Doce ficou mais forte! A verdade é que, infelizmente, existem muitos políticos e dirigentes que usam do poder para manipular a empresa e, consequentemente, beneficiar a própria política.

Outro exemplo de privatização é a antiga Telegipe, que hoje é a OI. Era uma empresa do governo, as taxas eram altíssimas, serviço para poucos, hoje, no entanto, todo mundo tem telefone.

Mais um exemplo foi a terceirização da antiga Energipe, também estatal, um empresa que dava muito trabalho com manutenção e assistência da rede elétrica, depois de privatizada os serviços melhoraram muito!

Não tenho conhecimento técnico e específico sobre o caso, mas ouço muito as pessoas dizerem que a Petrobras é uma empresa do povo brasileiro… Será? Bom, se esta empresa também foi minha gostaria muito de receber pela participação dos lucros, certo presidenta Dilma?

E você, o que acha?

*Estudante

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador.”

“A ignorância oscila entre a extrema ousadia e a extrema timidez.”

Paul Valéry, filósofo, escritor e poeta simbolista francês, nasceu em 30 de Outubro de 1871 e morreu em 1945.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais