PT/SE: Rogério mostra que é liderança em ascensão

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde o ano passado, quando Rogério Carvalho anunciou que estava abrindo mão da candidatura a prefeito de Aracaju, depois de ter sido escolhido pela maioria da militância, em nome de um projeto coletivo, que o blog sabia que o deputado se transformaria numa das principais lideranças do partido em Sergipe.

Como bem disse o governador Déda naquele momento  “Rogério teve a paciência histórica para ler a mensagem do tempo e esperar a sua hora de comandar todo o bloco”.

E a atitude de Rogério naquele momento, além de conciliadora e de sapiência, mostrou para a maioria da militância petista que ele estava preparado para liderar o partido em Sergipe. A prova maior é que ele disputou a presidência do PT de Sergipe ontem e ficou em primeiro lugar. Não venceu no primeiro turno, mas mostrou que soube esperar o seu momento e o pouco tempo que passou na interinidade como presidente estadual do PT conseguiu mostrar o caminho que deseja que o partido trilhe em Sergipe.

O blog tem informações estarrecedoras de pressões de todos os tipos nos últimos dias. Para alguns petistas “encastelados” em gabinetes governamentais e na direção estadual parecia que a disputa era contra um adversário político de outro partido. Votar em Rogério era a negação de tudo.

Mas de nada adiantou, Rogério não conseguiu a vitória no primeiro turno, mas conquistou uma vitória maiúscula, sem pressionar nenhum militante petista.

O verdadeiro líder não humilha e não pressiona. E ao ser o mais votado, Rogério mostrou que a maioria da militância sabe que chegou a hora dele.

Resultado parcial PED/SE
Com 75,34 % de urnas apuradas, ou seja, 55 cidades (são 73), Ana Lúcia 847, Rogério Carvalho, 2504 e Márcio Macedo, 2216. O resultado final deve sair hoje pela manhã. O segundo será realizado no dia 24 deste mês. Para presidente nacional do PT, Rui Falcão, venceu no primeiro turno. A última parcial estava com mais de 70% dos votos.

PED PT em Aracaju: partido definhou na capital
O partido que teve dois mandatos na Prefeitura de Aracaju e dois no governo estadual não teve nem mil filiados votando no PED da capital. Algo de errado. Agora disputam no segundo turno Francisco Gualberto e Usiel Rios.

PPS reelege Marcos Andrade
Na última sexta-feira em congresso realizado no EMES, o empresário Marcos Andrade foi reeleito presidente estadual do PPS e Nilson Lima, secretário-geral. No evento os ex-vereadores Antonio Samarone e Pedrinho Andrade foram recepcionados pela militância, como também os empresários Mário Araújo e Pedrinho Correia. Todos podem ser candidatos a deputado estadual em 2014.

PPS: “Não podemos aceitar ilegalidades”
O dirigente Marcos Aurélio, disse o que assistiu no Congresso do PPS foi uma completa aberração. “Não houve eleição, mesmo porque não poderia ter havido, por causa da ilegalidade da maioria dos Diretórios Municipais, quando apenas oito, dos 55 Municípios onde o PPS existe oficialmente, estão quites financeiramente”, explicou.

Art. 10 inativos não podem votar, nem serem votados!
De acordo com o Socialista, o Estatuo do PPS, em seu Artigo 10º, em seu Parágrafo 4º, é bastante claro quando afirma que, [Mesmo que incluído na relação de inativos, o filiado retém todas as prerrogativas garantidas neste Estatuto, EXCETO: a) o de ser candidato pelo Partido a cargo eletivo; b) o de exercer cargo de direção em instâncias partidárias; c) o de votar nas eleições internas para os órgãos de direção das instâncias partidárias]. “Portanto, nós apenas exigimos que o Estatuto fosse cumprido. O que lamentavelmente não ocorreu”.

Presidente rasgou o Estatuto e debochou dos Protestos
Marcos Aurélio entende que o presidente  fez exatamente o contrário, “Com arrogância, debochando e de forma agressiva, eles rasgaram as Regras e atropelaram a Democracia, apesar dos apelos feitos por mim, por Ricardo Hagembeck, de Laranjeiras, pelo Vereador Jairo, de Socorro, do Vereador Décio Neto, de Carmópolis e por Rivando Góis, e outros que não se pronunciaram publicamente, mas já nos informaram que assinarão a Representação, numa atitude de completo desrespeito a Democracia. O que é assustador dentro de um Estado de Direito”. Lamenta Marcos Aurélio.

Representação a Nacional denunciando Ilegalidades

Segundo Marcos Aurélio, “ainda nesta segunda-feira (11), os dirigentes que sempre respeitaram a história do PPS e construíram esse Partido com decência estarão se reunindo para assinarem uma Representação, onde serão relatados todos os detalhes e a situação do Partido no Estado, que será encaminhada a Direção Nacional, pedindo a devida aplicação das providências previstas no Estatuto Partidário”, finaliza.

Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais.
Durante os dias 08 e 09 de novembro esteve reunida na capital do estado de São Paulo a Comissão de Blogueiros e Ativista de Digitais do Brasil. Estiveram presentes representantes dos estados de Sergipe, Dimas Roque, de São Paulo, Altamiro Borges, de Minas Gerais, Michael Rosa, do Paraná Sérgio Bertoni, do Ceará, Daniel Peral, do Rio Grande do Sul, Tatiane Pires.

4º Encontro Nacional
Ficou decidido que o 4° Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais do Brasil acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2014 em São Paulo. O objetivo é levar 500 pessoas para debater os caminhos do jornalismo digital no País. Os temas serão: Mídia, poder e contrapoder. A mídia na América Latina. A luta pela democratização da mídia no Brasil e a força das novas mídia, além de trocas de experiências sobre a Blogosfera e o ciber-ativismo.

Encontro regional
Também ficou acertado que Sergipe será um dos cinco estados onde poderá ter um encontro regional anterior ao nacional. Só cinco estados foram autorizados pela coordenação a realizar o encontro. Nesta terça-feira, 12, uma comissão de Blogueiros ira a Brasília para pedir aos deputados votos no projeto do Marco Civil da Internet, entre eles estará o representante de Sergipe, Dimas Roque. Blogueiro e ativista digital.

Pré-Caju 2014 será lançado hoje,11
Conduzida pelo prefeito João Alves Filho e a Associação Sergipana de Blocos de Trio (ASBT), será realizada às 10h de hoje, 11, a solenidade de lançamento do Pré-Caju 2014. A solenidade ocorrerá no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos – na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Fato
Entre os assuntos que serão destacados pela ASBT, as atrações, os blocos e pacotes turísticos para os foliões de outros estados do país. Vale ressaltar que a próxima edição da prévia carnavalesca traz um fato inédito que está atraindo foliões de todo Brasil: será a ultima Micareta – carnaval fora de época – com a presença de Bell Marques na banda Chiclete com Banana, que sairá na avenida nos dias 25 e 26 janeiro.

Importância
O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho considera o Pré-Caju como uma importante festa não só para o fortalecimento do setor turístico, mas de promoção para toda a cadeia turística de Sergipe. Elber lembra que além da geração de empregos o Pré-Caju atrai turistas e leva o nome de Sergipe para todo o país.

Roma quer saber: por quê Dom Lessa protege padre de Macambira
Em todo mundo a Igreja Católica está realizando um levantamento para saber a evolução das famílias cristãs. O questionário ainda não chegou a Sergipe, mas quando chegar os fiéis devem aproveitar para inserir uma pergunta: por quê Dom Lessa protege tanto o padre Américo, de Macambira? Alguém sabe o motivo?

XXIII Culturarte em Pirambu
A Prefeitura Municipal de Pirambu através da Secretaria Municipal de Cultura, Projeto Tamar e comunidade local, realizam no período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2013 o XXIII Culturarte. Ao longo desses anos evento tem servido de palco para as mais diversas manifestações populares da região de Pirambu e cidades vizinhas.

Educação ambiental e inclusão social
O evento que acontece há 22 anos em Pirambu chega a sua 23ª edição em2013, abordando temas especifico a interação das manifestações culturais com o programa de conservação das Tartarugas Marinhas, o intercambio entre diversas manifestações culturais do Vale do Japaratuba e região, divulgar atividades de Educação Ambiental e Inclusão Social do Projeto Tamar/ICMBio em Sergipe e de outras organizações presentes na região.

Oficinas
O evento busca também envolver agentes de cultura do município de Pirambu na organização e execução do evento, sensibilizar professores, comunidade religiosa, alunos e lideranças ligadas à cultura local através das oficinas e demais atividades do evento. Abrir espaço para exposição e comercialização dos produtos artesanais e alimentícios da região.

Processo
Atualmente o Culturarte é uma oportunidade das comunidades mostrarem a produção artística cultural, e através deste evento tem sido possível contribuir para o processo de identificação, valorização e divulgação da cultura local. As escolas também têm fundamental papel no processo de estimulo para produção cultural.A Tartaruga Marinha, através do Programa de Valorização da Cultura, é madrinha do evento e dos grupos integrantes do Programa.

Aberta as inscrições para rodada de negócios petróleo e gás
Empresários sergipanos interessados em participar da “VIII Rodada de Negócios dos segmentos Petróleo, Gás, Energia e Mineração” terão até a segunda feira (18) para providenciar a inscrição pelo site www.rodada.com.br  . O evento acontece dias 21 e 22 de novembro, no Hotel Prodigy, localizado na Ilha de Santa Luzia, Barra dos Coqueiros.

100 empreendimentos
Já estão confirmadas a participação de mais de 12 grandes empresas ancoras, como a Petrobras, Vale, Fafen, Energisa, Transpetro, ETX e Votorantim. A expectativa da organização é que mais de 100 empreendimentos participem do evento, formado principalmente por micro e pequenas empresas fornecedoras de bens e serviços.

Expressão
Segundo Ana Nunes, consultora do Sebrae e coordenadora do projeto petróleo e gás, esse é um dos eventos mais expressivos promovido pelos convênios Petrobras e Sebrae dos diversos estados ao longo do ano. “Acreditamos que o numero de empresas ancoras chegue a 20”, destaca.

Fornecedores
Além das empresas que já são fornecedoras da Petrobras e de outros grandes empreendimentos, o evento deve atrair potenciais fornecedores que ainda não conhecem bem como se cadastrar no portal de fornecedoras dessas grandes empresas. “Para facilitar esse acesso, estaremos com a equipe de Gestão de Fornecedores tirando dúvidas e orientando as empresas sobre como realizar o cadastro”, destaca Ana Nunes.

Negócios
Para ter uma ideia, as sete edições anteriores geraram mais de R$ 740 milhões em negócios entre ancoras e ofertantes e entre ofertantes. “Na verdade existem dois modelos de encontros de negócios, o primeiro é entre as grandes empresas ancoras e as empresas ofertantes, que sentam a mesa para realizar negócios. Já o segundo é somente destinado as empresas ofertantes”, explica Aladio Antonio, consultor da Petrobras e coordenador do projeto petróleo e gás.

Informações
A Rodada de Negócios de Sergipe está sendo organizada pelo Sebrae, Petrobras e Vale, apoio Governo do Estado. Informações com a gestora do projeto Petróleo e Gás do Sebrae, Ana Nunes (79) 2106-7753 e 2106-7737, ou com a consultora Muna Yssa (79) 9985-5760 e 8108-8384.

Festa de Cruz de Bela em Maruim
A tradicional Festa de Cruz de Bela, no município de Maruim, acontece nos dias 15, 16 e 17. A festa acontece, anualmente, em virtude do assassinato acidental da menina Bela, no dia 15 de novembro, há cerca de cem anos. Segundo a professora e historiadora, Lúcia Marques no passado, as pessoas atribuíam milagres a Bela, chegavam a levar ex-votos (peças que reproduziam uma parte do corpo como forma de agradecimento) à pequena capela.

Manifestação
“A festa é uma manifestação da arte popular maruinense, não poderíamos deixar de realizá-la”, afirmou o prefeito de Maruim, Jeferson Santana. “Vale ressaltar que a festa além de divertir, proporciona um aquecimento na economia do município”, completou o prefeito.Parque de diversão, comidas típicas, atividades esportivas, culturais, religiosas e shows musicais estarão presentes na Festa de Cruz de Bela 2013.

Agenda
11 de novembro – Começa hoje a Semana Internacional da Ciência e da Paz, que se prolongará até o próximo dia 17.
No período que começa em 1250 a.C. e que vai até 1240 a.C. gregos e troianos enfrentam-se na Guerra de Tróia, narrada pelo poeta grego Homero no poema épico Ilíada, no século VIII a.C. No Brasil, em 2007, é anunciada a exploração de petróleo com o campo de Tupi, na camada do pré-sal, localizada na bacia de Santos. Abre-se a perspectiva de que, em alguns anos, o país tenha uma das maiores reservas de petróleo do planeta.
Fatos atuais – Para o ex-presidente FHC, o governador Eduardo Campos superar Aécio Neves e passar para o segundo turno não será um desastre. Israel resiste a acordo com o Irã. Kassab teria mandado arquivar a investigação sobre enriquecimento de fiscais em São Paulo. Estados Unidos e Israel perderam direito de voto na UNESCO, organismo da ONU. Motivo: suspensão, desde 2011, de suas contribuições à entidade que se dedica à educação, à ciência e à cultura. A razão da suspensão: a admissão da Palestina com-o Estado-membro da UNESCO. No Peru, a Força Aérea reativa serviço de investigação de óvnis (discos voadores), após relatos da população. Pesquisa britânica atesta que os Beatles são o grupo mais pirateado do mundo. Os Estados Unidos pedem à Alemanha que revele lista de obras saqueadas por nazistas. Um bilhão de pessoas de países emergentes passarão a ter acesso à internet em 2015.

Curtas
DILMA NÃO REVELA VOTO EM ELEIÇÃO INTERNA DO PT. /// HADDAD DIZ QUE PREFEITURA DE SÃO PAULO VAI DIVULGAR OS NOMES DE CONSTRUTORAS LIGADAS A FRAUDE. /// EXEMPLO DEVERIA SER SEGUIDO EM TODO O PAÍS. /// MORTOS NAS FILIPNAS PODEM CHEGAR A 10 MIL. /// POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITOS DE PARTICIPAR DE TIROTEIO EM FÓRUM DO RIO DE JANEIRO. /// JORNAL “O ESTADO DE SÃO PAULO” ESTÁ À VENDA, MAS FALTAM COMPRADORES. /// NA BAHIA, DILMA TEM 45 POR CENTO DAS INTENÇÕES DE VOTO. /// SOBREPREÇO DA ODEBRECHT ATINGE MAIS DE 1.500 POR CENTO. /// CICLISTAS E REMADORES PARTICIPAM EM ARACAJU DA CAMPANHA “SALVE O RIO POXIM”. /// ESTADOS UNIDOS ENFRENTAM CRISE SÉRIA NA SAÚDE: SISTEMA NÃO TEM CONDIÇÕES DE ATENDER À DEMANDA DE MAIORES DE 65 ANOS E MAIS 35 MILHÕES DE USUÁRIOS GARANTIDOS PELO PROGRAMA PÚBLICO DE SAÚDE. /// TIO SAM TAMBÉM VAI PRECISAR DE “MAIS MÉDICOS”. /// PACTO PELO MÉXICO AMEAÇADO. ACORDO COM A ESQUERDA FRACASSA. PEMEX ESTÁ NO BOJO DAS DISCUSSÕES. /// A EMPRESA PEMEX É A SIMILAR MEXICANA DA PETROBRAS. /// PIMENTEL CONSEGUE CONSENSO INÉDITO NO PT MINEIRO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Renovação
Em qualquer setor da atividade humana um processo renovador reveste-se de excepcional importância. Necessário torna-se, contudo, que as mudanças colocadas em prática sejam para melhorar a situação vigente. A renovação de métodos, por exemplo, pode ser de grande valia. Muitas vezes, mudar pessoas não resolve os problemas que precisam ser enfrentados. No tocante à substituição do professor Gilson Dória por Diogo Andrade no cargo de departamento técnico da FSF já deu para perceber que o novo titular tem, paulatinamente, registrado um desempenho bastante aceitável à frente desse importante setor da Federação Sergipana de Futebol. Embora ainda um acadêmico, um estudante universitário, carente, portanto, de uma experiência mais consistente, o citado dirigente tem sido alvo de elogios por sua atuação que ainda está na fase dos “prolegômenos”.

Orçamento da Olimpíada
Mais um fato inusitado na área esportiva de nossa “terra brasilis”: O vai-vem nas atribuições dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) é um fator extremamente complicador na elaboração de um Orçamento Geral da Olmpíada de 2016, cuja abertura acontecerá no dia 5 de agosto daquele ano, no Rio de Janeiro, tendo como palco o Estádio do Maracanã. O novo presidente da APO,  general Fernando Azevedo e Silva, assumiu na semana passada o cargo a pedido da presidente Dilma Rousseff e definiu seu trabalho como se fosse uma missão militar. O novo presidente da Autoridade Pública Olímpica definiu como sua principal missão apresentar um novo orçamento geral até o início de 2014. Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, chegou a declarar, há dois meses, que essa entidade (APO) é desnecessária. E o tema ainda apresenta conflitos com relação ao governo do Estado, cujo titular, Sérgio Cabral Filho, vem enfrentando uma onda de enorme impopularidade.

54 Anos

Fundada em 21 de novembro de 1959, por iniciativa de Dom José Vicente Távora, o “bispo operário”, completará 54 anos na próxima semana a Rádio Cultura de Sergipe, emissora pertencente à Igreja Católica (Arquidiocese de Aracaju).

Positiva
A participação da Federação Sergipana de Remo, presidida pelo desportista Geraldo Porto, em apoio à campanha “Salve o Rio Poxim”.

Revelação
Josafá Neto, repórter da equipe esportiva da Rádio Jornal, tem se constituído em autêntica revelação. Ele é oriundo da cidade de Porto da Folha.

Aperipê
Com sua equipe técnica, bastante empenhada em recuperar os equipamentos atingidos quando do temporal ocorrido há uma semana.

Jácome Góis
Lançando o seu livro número 32. O laranjeirense é um verdadeiro multimídia.

Migração
As emissoras interessadas já podem dar entrada em seus pedidos de migração da frequência AM para a FM.

Memória esportiva
11 de novembro – Em 1871, é disputada a primeira partida da Copa da Inglaterra, a mais antiga competição do futebol mundial. O torneio, disputado até hoje, em sua primeira edição foi vencido pelo Wanderers, em 16 de março de 1872. Em 1973, é inaugurado o Estádio Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza (CE). No jogo inaugural, as equipes do Ceará e do Fortaleza empatam, sem abertura de contagem.

Jogo rápido
Brasileirão – Resultados da série A
Bahia 0 X 0 Atlético Mineiro – Portuguesa 0 X 0 Coritiba – Flamengo 1 X 1 Goiás – Internacional 2 X 1 Botafogo – Vitória 3 X 0 Ponte Preta – Cruzeiro 3 X 0 Grêmio – Atlético do Paraná 3 X 0 São Paulo – Vasco 2 X 2 Santos – Corinthians 1 X 0 Fluminense – Criciúma 1 X 0 Náutico.
G-4: Cruzeiro – 71 – Atlético do PR – 58 – Grêmio – 54 – Botafogo – 53
Z-4: Criciúma – 36 – Fluminense – 36 – Ponte Preta – 34 – Náutico – 17
Série B – Classificação
G-4: Palmeiras – 73 – Chapecoense – 62 – Sport – 56 – ICASA – 53
Z-4: Paysandu – 36 – Atlético (GO) – 35 – São Caetano – 32 – ASA – 29.
Série C – O Sampaio Correia é finalista. Vai disputar o título com o vencedor de Santa Cruz X Luverdense

Carlos Nuzman
Além de presidente do COB e do Comitê Organizador da Rio-16, Carlos Arthur Nuzman passa a acumular mais uma função no esporte. Foi convidado (e já aceitou) a integrar a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) como membro da comissão de ética do órgão.

Drummond redivivo
Ao passar pela 13 de julho, o grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade certamente diria: “Há centenas de pedras no meio do caminho.”

Clarín recorre
Na Argentina, o grupo CLARÍN, o mais importante na área da comunicação, prepara-se para recorrer à Justiça Internacional contra as medidas homologadas pela Corte Suprema, dentre elas a de decretar o fim dos oligopólios. O grupo é dono de 25 licenças de rádio e TV e também de 237 canais de tevê por assinatura.

PELO TWITTER

www.twitter.com/cezar_britto  Voltar para casa é um medicamento que cura todos os males. Será um daqueles remédios milagrosos vendidos nas feiras do interior.

www.twitter.com/zalberto  "O que nos torna verdadeiramente humanos não é a anatomo-fisiologia, e sim a sociobiologia."

www.twitter.com/jsantana61  Não faz o menor sentido a Zona de Expansão de Aracaju ser incorporada a São Cristóvão. Firulas jurídicas à parte, chamemos a razão.

www.twitter.com/Revinhogama Posso não ser o dono da razão. Mas sou o dono da minha loucura!

www.twitter.com/krica_menezes  "Pra quem tem fe a vida nunca tem fim"

ARTIGO

Aspectos da (Re) inserção social pelo trabalho e a realidade prisional  por Givaldo Hipolito Dantas*
                                           
                                       
Na atual conjuntura, o CCEP vislumbra uma atuação focada na (re) inserção social dos internos pelo trabalho. E, sua diretoria, está disposta para desenvolver uma experiência inovadora na expectativa que os resultados despertem o sistema prisional do Estado para a realização de iniciativas regulares de promoção de trabalho e qualificação profissional para os presos sob a forma de política pública de aprendizagem profissional e geração de renda individual e familiar.

Para o Conselho, a (re) inserção social mediada pelo trabalho tem como objetivo a humanização da passagem do detento na instituição carcerária, além de procurar proporcionar uma orientação humanista colocando a pessoa que delinquiram como centro da reflexão e das ações de reinserção social.

A preocupação em torno da reinserção social do preso  é vista  com medida que deve ser direcionada para se enfrentar os problemas sociais mais graves, como a crescente criminalidade, a desigualdade social e a má distribuição de renda, que culminam de forma crucial nesse elevado aprisionamento.

É uma importante conquista, a participação da sociedade no cumprimento da pena, para que a situação prisional seja revista e transformada através da aplicação de medidas de reinserção para que aí se cumpra a finalidade da prisão, qual seja punir e promover reintegração das pessoas que lá se encontram.

Entretanto, os estabelecimentos prisionais não oferecem oportunidade de trabalho suficiente para as necessidades de qualificação dos condenados, e quando há ofertas, são em trabalhos que, pouco ou em nada, contribuem para a profissionalização dos detentos quando estiverem fora da prisão.

As famílias desses presos sofrem as amargas consequências da prisão, principalmente quando o preso é o provedor do lar já que se perde a única fonte de subsistência. E como se trata de famílias pobres, a pobreza se acentua; Como as famílias vão arcar as despesas com alimentação, com vestuário,  com a guarda das crianças, com as contas de luz e agua e, as vezes, até o aluguel do barraco.
O Prof. Zacarias (2006, p. 61) ressalta que:
“O trabalho é importante na conquista de valores morais e materiais, a instalação de cursos profissionalizantes possibilita a resolução de dois problemas, um cultural e outro profissional. Muda o cenário de que a grande maioria dos presos não possui formação e acabam por enveredar, por falta de opção, na criminalidade e facilitam a sua inserção no mercado de trabalho, uma vez cumprida a pena.”

Portanto, o trabalho justifica-se pela importância que representa para o sistema prisional, nessa questão que envolve as visões sobre o trabalho remunerado para o preso, como também para as demais implicações, tanto na gestão do sistema como também na perspectiva que envolve a vida futura dos egressos das prisões.

O trabalho, para o preso, além de contribuir para a manutenção da disciplina e diminuição da tensão e ociosidade dentro das prisões, propicia, através da laborterapia, cumprir a proposta de recuperação do sentenciado. É verdade que atividades voltadas à profissionalização do preso e que estejam sintonizadas com as demandas de mercado apresentam maior possibilidade de resultados positivos.

Portanto, iniciativas de (re)inserção pelo trabalho mediante parcerias com  empresários e com instituições públicas são necessárias para manter a esperança, o desejo e a possibilidade de recuperação, de não desanimar diante das dificuldades.

Assim, os internos precisam também manter relações com pessoas do mundo exterior, realizar experiências sócio-produtivas, agregando conhecimentos, pois o trabalho nas prisões é limitadíssimo e, quando ocorre, é em funções de pouca qualificação, como forma de remir o cumprimento da pena.

Tem-se por evidente que o Conselho da Comunidade na Execução Penal é uma instância de participação da sociedade, sendo o principal suporte na estrutura auxiliar de execução das penas com vistas a (re)inserção social dos detentos. Portanto, busca alternativas de preparação dos internos para o retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho.

Ressalte-se, todavia, que as prisões estão superlotadas o que explicita um grave problema que aflige os encarcerados com reflexos diretos em toda a sociedade, posto que, diante dessa realidade, o cárcere se torna perigoso já que aumenta a tensão, a violência entre os presos, as tentativas de fuga, dentre outros aspectos.

Acentuando esse quadro, a justiça é demasiadamente lenta e, uma justiça assim, exaspera os ânimos. Uma justiça lenta é uma verdadeira injustiça. Portanto, essa coletividade se sente injustiçada, maltratada, e não podendo enfrentar os poderes que a reprimem, tende a rebelar-se contra si mesma, expressando assim, de forma ilógica, a sua indignação incontida.

No contexto dessas unidades prisionais, o trabalho, o conhecimento e a qualificação profissional para aqueles que estão segregados do convívio social, representam uma perspectiva diferente e necessária em relação às pessoas que estão em liberdade.

Nos presídios do Estado, a maioria dos encarcerados são jovens que sofrem múltiplas carências econômicas, sociais, culturais e afetivas. Estão desamparados, não estudam, são excluídos socialmente e suas famílias completamente desestruturadas. A desigualdade social é brutal, a igualdade de oportunidades é um mito.

Devido às condições de pobreza, os jovens são particularmente mais vulneráveis e atraídos para a marginalidade, vista como um meio que pode lhes proporcionar uma chance de ganhar dinheiro fácil.

Trata-se de jovens pertencentes às classes sociais desfavorecidas que lutam para sobreviver, que vivem sem esperança, com grandes complexos de inferioridade, indiferentes e descontentes. Jovens que se sentem deslocados num mundo construído por adultos, e no qual não encontram lugar pois estão excluídos da sociedade.(NIETO,2008)

Sabe-se que a criminalidade está intimamente ligada à baixa escolaridade e a baixa qualificação profissional, e ambas, relacionadas à questão econômica e social. Desta forma, é preciso desenvolver dentro das prisões projetos educacionais com caráter profissionalizante que aponte o caminho de mudanças com a participação efetiva da sociedade civil.

Bibliografia consultada
NIETO, Evaristo Martin. Vade-mécum do agente da pastoral carcerária. São Paulo: Paulinas, 2008
ZACARIAS, André Eduardo de Carvalho. Execução Penal Comentada. 2 ed. São Paulo: Tend Ler, 2006.

*Prof. Dr. Conselheiro do CCEP/SE Representando a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

ARTIGO

O pleito eleitoral de 2014 terá a presença de tropas Federais por Edgard Menezes*

Explico fazendo algumas considerações, para aquelas pessoas que não sabem, a Polícia Militar tem, Batalhões, Companhias e Grupamentos, portanto, Choque, Cptran, Cprv, Coe, Getam, Polícia Ambiental, RP, são todos a mesma Polícia Militar que o povo costuma ver nas ruas, seja em dupla ou em viaturas, essa explicação é devido ao grande número de pessoas que acham que são policias diferentes.

Pois bem, somando todo esse contingente policial, temos cerca de pouco mais de 4.100 policiais militares, quando excluímos desse quantitativo, os policiais com restrições médica, são aqueles que não podem ser empregados no policiamento e os que estão afastados por outros motivos, esse contingente diminui para aproximadamente 3.000 PM’s.

Eis então a possível participação de tropas federais, como o Exército e a Força Nacional, é simples a dedução, temos em todo o Estado de Sergipe 2.000 postos de votação, e em cada posto se faz necessário a presença de 2 policiais, temos ai, só para compor o efetivo dos locais de votação a utilização de 4.000 policiais.

Além disso é necessário ter tropa reserva para um eventual desfalque no policiamento, como também o policiamento ordinário em todo o Estado, temos ainda as equipes que acompanham juízes, promotores e representantes do juizado eleitoral, seriam utilizados mais 1.000 policiais, totalizando 5.000 PM’s .

Se temos 4.100 policiais, só podemos contar efetivamente com 3.000, como alcançaremos o número de 5.000 ?

Estou falando de números atuais, faltam 45 dias para terminar 2013 e até Dezembro teremos mais baixas, e entre Janeiro e Outubro, mês da eleição, tem Agosto, mês em que 600 policiais completam 30 anos de serviço, portanto devem se aposentar.

Ou seja, hipoteticamente falando, porque isso não irá acontecer, se todos os policiais militares de Sergipe, fossem retirados de todo o Estado, só para trabalharem na eleição 2014, ainda assim não teríamos contingente suficiente, isso é o resultado de 8 anos sem concurso público para ingresso na Polícia Militar.

Fiquem com Deus, abraço.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frases do Dia
"É melhor ser infeliz, mas estar inteirado disso, do que ser feliz e viver como um idiota."

"Se queres vencer o mundo inteiro, vence-te a ti mesmo."

"Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele."

Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, escritor russo, nasceu em 11 de Novembro de 1821 e morreu em 1881.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais