A 33ª edição da Feirinha da Gambiarra será realizada neste domingo, 21, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Além dos cerca de 100 expositores, o evento terá uma vasta programação cultural, como já é tradição da Feirinha. Farão parte do palco principal o Dr. Bom Quixote, especial para o público infantil, Baque Mulher, Descidão dos Quilombolas Por Elas e Beatles in Xote.
“Pensamos a Gambiarra como um espaço democrático e plural. Sabemos que quem vai, além de consumir o que a economia criativa local tem de melhor, quer uma programação cultural. Por isso, sempre procuramos diversificar e apresentar importantes nomes do cenário cultural sergipano. Acredito que já seja uma marca nossa”, destaca a idealizadora e realizadora do evento, Isabele Ribeiro.
Para o público infantil, o espetáculo ficará sob a responsabilidade do Dr. Bom Quixote de La Graça. O Palhaço Mágico que, em 2020, começou realizando intervenções lúdicas, levando bom humor e magia para hospitais de Aracaju, sobre ao palco da Gambiarra deste domingo, 21. “Vamos apresentar o Espetáculo “Comédia Mágica”, que traz números de ilusionismo com o humor da palhaçaria. O que será uma satisfação, afinal, esta não é a minha primeira vez na Gambiarra, já fui atração em edições anteriores e é sempre um prazer poder voltar”, ressalta Bruno Silva Ramos, o Dr. Bom Quixote.
Bruno explica que, além de fazer parte da programação, quando desce do palco, ele passa a ser um espectador e consumidor da Gambiarra. “Sou suspeito para falar da Feirinha porque, depois que desço do palco, viro espectador e vou aproveitar, tanto as atrações que vem na sequência quanto nas barracas dos expositores. É muito prazeroso ver o movimento cultural e econômico sendo promovido de forma tão linda em Aracaju”, diz.
Outra atração desta 33ª edição é o Descidão dos Quilombolas por Elas, um braço do Descidão dos Quilombolas, banda de samba reggae que está na ativa há quase 10 anos em Aracaju. O bloco faz parte do coletivo anti-racista e abrange as comunidades do Geruzinho e da Maloca, considerado o 2º maior quilombo urbano do Brasil. “Hoje, o Descidão conta com mais de 60 percussionistas, bailarinos e cantores e o Descidão por Elas é o segmento composto pelas integrantes que se identificam com o gênero feminino do Descidão e que, além de performar na banda principal, agora fazem parte do grupo “Por Elas””, explica a maestrina do Descidão dos Quilombolas Por Elas, Bárbara Pitanga.
A maestrina já participou da Feirinha como frequentadora e, agora, ocupa o palco cultural. “Acredito que é um evento muito importante pois dá espaço a arte em todas as suas formas: artesanais, musicais, performáticas, e muito mais”, diz. Barbara ainda promete um show inesquecível para quem for à Praça de Eventos da Orla da Atalaia. “ Neste domingo, vamos mostrar a força das mulheres no tambor, ecoando a resistência anti-racista e diversa nos toques do samba reggae. O público pode esperar clássicos do axé e do samba reggae. O Descidão dos Quilombolas é um projeto de vida e de entrega à música com base na solidariedade e empoderamento das pessoas. As pessoas não ouvem o Descidão; elas sentem o Descidão”, completa Barbara Pitanga.
Beatles in Xote é outro importante projeto que marcará presença na Feirinha da Gambiarra deste domingo. O projeto “Beatles in Xote”, formado por Fabio Snoozer (voz e baixo); Rafael Ramos (guitarra e voz); Leo Airplane (sanfona e voz); Rafael Jr. (bateria) e Danyel Nanume (percussão), surgiu como uma brincadeira dentro da banda Sgt. Mostarda, especializada no repertório dos Beatles e em atividade há mais de uma década em Aracaju.
“Na época de São João ficávamos sem tocar, e topamos fazer uma festa junina em um pub. O resultado não só agradou o público, como a nós também. Curtimos essa transgressão musical, pois as músicas ficaram naturalmente dançantes com a percussão tradicional do forró”, explica o cantor e baixista Fabio Snoozer. “O público pode esperar os diversos clássicos do quarteto mais famoso de Liverpool, em blocos temáticos nos ritmos: xote, xaxado, arrasta-pé, arrocha e baião. Diversão garantida”, completa o músico.
Isabele Ribeiro explica que a programação leva em consideração vários aspectos na hora de ser formada. “A Feirinha tem início no meio da tarde, por volta das 16 horas, e sabemos que muitas famílias saem com seus filhos para aproveitar o final do domingo. Pensando nisso, preparamos uma programação especial para o público infantil, por exemplo. Procuramos nomes que somem ao evento e que possam agradar ao público da Gambiarra. Além disso, temos o projeto palco aberto, onde damos oportunidade a novos talentos para se apresentarem na Feirinha”, reforça.
A 33ª Feirinha da Gambiarra acontece no próximo domingo, dia 21. A partir das 16 horas, o público contará com cerca de 100 expositores mostrando o seu trabalho, além de shows musicais, exposição, entre outros atrativos. A entrada custará R$ 2, além de 1kg de alimento não-perecível. O arrecadado será destinado a duas instituições de caridade: Comunidade do bem e Casa de Caridade Ogum.
Serviço
O quê: Feirinha da Gambiarra
Quando: 21 de abril (domingo)
Local: Praça de Eventos da Orla da Atalaia
Horário: das 16h às 22h
Entrada: 2 Reais + 1kg de alimento não perecível
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B