Brasil Nunca Mais: os jovens precisam ler

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Muitos dos jovens que hoje vão às ruas pedir a volta da ditadura militar não têm noção do que foi o período mais nefasto da história do Brasil.

O livro “Brasil Nunca Mais”, um projeto  desenvolvido por Dom Paulo Evaristo Arns, Rabino Henry Sobel, Pastor presbiteriano Jaime Wright e equipe, realizado na clandestinidade durante o fim do período da ditadura em 1985, é um documento histórico. Com certeza, muitos dos jovens hoje, não entrariam no modismo do protesto pelo protesto, sem medir as palavras e ações. Deveria ser leitura obrigatória na rede pública.

O livro é a verdadeira identidade do que foi o período, as torturas, os desaparecidos políticos e os mortos. O livro mostra a origem do regime militar, a consolidação do estado autoritário e toda construção do aparelho repressivo.

São citadas todas as formas de tortura, como o “pau de arara”, o choque elétrico, a “pimentinha”, a “geladeira”, o afogamento, a “cadeira do dragão” e muitas outras. Alguns relatos do livro para os jovens que não conhecem e para as viúvas saudosas do período da tortura:

Ouvida pela Justiça Militar no Rio, EM 1972, a bancária Inês Etiene Romeu, 29 anos contou:

(…) que esteve cem dias em cárcere privado, onde foi submetida a coações e sevícias de ordem física, psicológica e moram (…)

Dez anos depois, ela entregou a imprensa minucioso relato onde constava:

(…) Colocaram-me completamente nua, de madrugada, no cimento molhado, quando a temperatura estava baixíssima. (…)

Na tentativa de fazerem falar o motorista  César Augusto Teles, de 29 anos e sua esposa, presos em SP, em 1972, agentes do Doi-Codi buscaram em casa os filhos menores…onde viram seus pais marcados pelas sevicias sofridas:

(…) Foram trazidos sequestrados meus dois filhos… de 5 anos e 4 anos, quando fomos mostrados a eles com às vestes rasgadas, sujos, pálidos, cobertos de hematomas. (…) Sofremos ameaças por algumas horas de que nosso filhos seriam molestados. (…).

Violentada no cárcere, a estudante de medicina Maria de Fátima, 23 anos, contou no Rio, em 1977:

(…) que, um dia, irromperam na “geladeira”, ela supõe que cinco homens, que a obrigaram a deitar-se, cada um deles a segurando de braços e pernas abertas; que, enquanto isso, um outro tentava introduzir um objeto de madeira em seu órgão genital; (…)

Depoimento do jornalista Nelson de Morais Costa, 22 anos em 197, após longo período de torturas no quartel da Polícia do Exército:

(…)  que em um mês ele perdeu cerca de 20 quilos; que os médicos, inclusive, achavam que ele não estava em perfeito estado psíquico, falava sozinho, dizendo palavras  desconexas; (…)

Os depoimentos são muitos no livro. E o jovem de Sergipe que desejar saber mais as testemunhas das torturas muitos destes bravos brasileiros estão bem vivos, como Milton Coelho (que perdeu a visão por conta das torturas), Wellington Mangueira, entre outros.

Então proteste, vá às ruas, faça valer o seu direito de expressão, mas não peça o golpe militar.

Morrem duas professoras da UFS: Maria Helena Garcia e Juçara de Mello
E na madrugada de hoje, 14, o conselheiro Clóvis Barbosa, pelo twitter, anunciou o falecimento de duas professoras da UFS: a médica Maria Helena Domingues Garcia, médica. “Grande amiga! Grande irmã!” escreveu.E Juçara Fernandes Leal de Mello, professora de direito penal da UFS. “Grande amiga! Grande mestra!”, escreveu Clóvis.

No ato, figuras carimbadas de velhos governos e velhos escândalos
Interessante perceber que  entre os poucos que foram às ruas no bairro 13 de Julho em Aracaju, estavam figuras carimbadas que participaram como secretário de velhos governos e com velhos escândalos.

No ato, figuras carimbadas de velhos governos e velhos escândalos II
Alguns levaram toda á família. Quem não conhecia do passado escandaloso, poderia pensar que tratava-se de famílias unidas contra a corrupção. Nestes casos eram só alguns foram deixados de escanteio pelos antigos chefes.

Ex-prefeito envolvido em vários processos ganhou estadia em Brasília até fevereiro
E não é que um ex-prefeito de Sergipe envolvido em vários processos ficou de dezembro até fevereiro num apartamento funcional de um parlamentar não reeleito. O mais interessante é que o ex-prefeito está brigando contra gente do próprio partido do ex-parlamentar que lhe deu guarita gratuita. Jogando dos dois lados? Coisa feia!

Vai Galeano, caminhar em busca da Utopia
“A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”. Frase de Eduardo Galeano, que morreu ontem. Essa frase era uma das preferidas do governador Marcelo Deda, que ele citou no primeiro discurso de posse em 2007.

Missa de 7º Dia Dona Caçula Valadares. Hoje, 14, em Aracaju
Será celebrada hoje, 14, na Igreja Jesus Ressuscitado, em Aracaju, às 19h, a missa de Sétimo Dia pelo falecimento de Dona Caçula Valadares, na Igreja Matriz de Senhora Sant'Anna, na cidade de Simão Dias, às 19 horas. Os parentes, entre eles, o senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho, convidam a todos os amigos para este ato de fé e piedade cristã.

Santo Amaro: aberta CPI para investigar contratos do prefeito Chileno
Contando com assinatura de três vereadores, João Bosco (PT), José Silva(PTB) e José Rael (PSL), e aprovada por plena maioria, foi instaurada na última quinta-feira, 09, uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar diversos contratos da Prefeitura.

Requerimentos nunca foram atendidos
Cansados de nunca serem atendidos em seus requerimentos que solicitavam documentos das obras realizadas pelo prefeito Chileno, os vereadores acreditam que só esta Comissão poderá reestabelecer a ordem democrática naquele Município. Recentemente, a prefeitura, cujas finanças passam por crise sem precedentes, anunciou a contratação da empresa de comunicação em um contrato de mais de R$ 400 mil.  “Não bastasse isso, contratos com empresa da família da Secretaria de Saúde do Município e pessoa muito próxima do prefeito, abocanhou algo em torno de meio milhão em obras no Município nestes dois anos de mandato do prefeito Chileno”, denunciou um dos vereadores da CPI.

Vereadores já acionaram Ministério Público. Prefeito zomba de todos os poderes
Os Vereadores já acionaram o Ministério Publico do municípiol no intuito de receber as informações e apurar todos os processos, ainda sem êxito. "Partimos da premissa que todos contratos devam ter sido realizados de acordo com a legislação e sem ilícitos, mas, é impossível chegarmos a esta conclusão e exercer o papel de fiscalizador da aplicação dos recursos públicos sem o atendimento ao requerimentos dos Vereadores. O prefeito zomba do Poder Legislativo, zomba do Poder Judiciário e da Constituição ao não atender nenhuma das solicitações feitas em mais de 2 anos e quatro meses de mandato", diz o Vereador João Bosco um dos autores do pedido.

Nordeste: governadores se reúnem amanhã com toda bancada da região. 177 parlamentares
Os governadores do Nordeste terão amanhã, 15, uma reunião acontece no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal.salões da Câmara dos Deputados com toda bancada da região. O governador de Sergipe, Jackson Barreto já confirmo presença ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, responsável pela condução do encontro. Ao todo, entre deputados e senadores são 177 parlamentares.

Pauta
Na pauta, sensibilizar a bancada para agilizar a votação de matérias importantes para a região, a manutenção da linha de crédito para os estados com capacidade fiscal, manutenção dos investimentos em obras estruturantes e verbas emergenciais para o combate à seca. Um outro ponto é a questão da previdência que preocupa não apenas os estados do Nordeste, mas de todo o país.

Robson Viana emplaca novo presidente da Segrase
O gestor de empreendimentos turísticos e técnico em Contabilidade, Paulo Sergio Araujo Santos, é o novo presidente da Empresa Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase. Paulo é uma indicação do deputado estadual Robson Viana. “Esse será um trabalho de muito desafio, já que a Imprensa Oficial do Estado de Sergipe carrega ao longo dos seus 120 anos a memória administrativo e política do estado”, pontua.

Jony em Socorro
O deputado federal Jony Marcos (PRB),vem ganhando espaço no meio político do Estado. Tanto é que, hoje está sendo visto como um forte candidato a prefeito no município de Socorro. Onde está a marca dele? Todos confirmam que é uma pessoa que cumpre a palavra.

Desafios para sergipanos que têm Mal de Parkinson
Ao ressaltar o Dia do Mal de Parkinson, no último dia 11, a deputada estadual Maria Mendonça (PP), falou sobre os desafios dos sergipanos que tem a doença. ““Um mal que afeta o sistema neurológico e atinge, principalmente, pessoas que estão na terceira idade. Enquanto parlamentar buscamos sensibilizar o Poder Executivo acerca dessa doença.”, lembrou.

Incentivos para aquisição do marca-passo
Maria ressaltou que em deu entrada na Indicação de nº 309 solicitando ao governador em exercício à época, Jackson Barreto, no sentido de que o mesmo, envidasse esforços para a adoção das medidas necessárias, à concessão de isenção do ICMS incidente na aquisição do marca-passo cerebral para pessoa portadora desta doença. “Mas apesar de termos a nossa propositura aprovada, não a vimos até o momento sendo efetivada. Por isso, aproveitamos esse momento para reiterarmos a nossa solicitação”, disse a deputada.

Apelo a liderança
Maria aproveitou o momento e apelou ao líder do governo Francisco Gualberto para que possa interceder junto ao Governador buscando sensibilizá-lo acerca do atendimento deste pleito, pois, segundo a parlamentar todos sabem que a saúde é um direito social, assegurado constitucionalmente.

Confiança: reunião importante do Conselho de Administração hoje
O vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Desportiva Confiança, Fernando de Andrade, enviou ontem um comunicado a imprensa informando que hoje, 14, às 19h, será realizada uma reunião do Conselho Administrativo na sede da AEASE (Av. Beira Mar). Segundo Fernando a pauta tem assuntos interessantes de interesse de todos.

Sergás desrespeita moradores com retroescavadeira trabalhando na madrugada
Por duas madrugadas seguidas (quinta e sexta) da semana passada uma equipe da Sergás esteve na Rua Teofilo Antoni (ao lado do Banese da Saneamento e da Agrovel), trabalhando na madrugada, com muito barulho e, inclusive, uma retooescavadeira. Se o serviço era urgente a Sergás poderia ter divulgada uma nota impressa para a vizinhança, explicando o problema. Uma total falta de respeito com os moradores da região.

SE: Agentes públicos têm que declarar bens e rendas anualmente
O Governo de Sergipe, seguindo a experiência do Governo Federal, publicou no Diário Oficial do Estado da quinta-feira, 9, o decreto nº 29.979,  regulamentando a obrigatoriedade de entrega da declaração de bens e rendas, que os servidores e empregados públicos estaduais deverão realizar, uma vez por ano, de modo a cumprir as disposições da Lei de Improbidade Administrativa (Lei federal n°. 8.429/1992).

SE: Agentes públicos têm que declarar bens e rendas anualmente II
O decreto Estadual n° 29.979, em consonância com o texto do art. 13 da Lei federal n° 8.429, determina que todo agente público do Poder Executivo Estadual, deverá apresentar, até o dia 31 de maio de cada ano, ao setor de Recursos Humanos do respectivo órgão ou entidade de lotação, a Declaração de Bens e Valores, em papel, que compõe o seu patrimônio privado. A declaração deve ser feita também sempre que houver desligamento do serviço público.

Gestão estadual
No entendimento do Secretario-Chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), Adinelson Alves, a publicação desse decreto faz parte das ações de modernização administrativa que estão sendo executadas pelo Governo de Sergipe, para consolidar uma gestão estadual pautada na ética e na transparência pública.

Comissão de Ética e Transparência
“A Controladoria-Geral do Estado está adotando as providências, em conjunto com a Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para a edição de outro Decreto que vai criar a Comissão Centralizada de Ética e Transparência Pública, com o papel de orientar os gestores e servidores estaduais, quanto à compostura ética e transparente na realização das atividades no Governo de Sergipe, representando mais uma obra da administração estadual, e também uma conquista para a sociedade sergipana”, ressalta Adinelson.

Principais Pontos
De acordo com o decreto n° 29.979, são considerados agentes públicos os servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo ou em comissão, de qualquer natureza, os empregados públicos, os diretores e empregados de empresas estatais, os agentes que exercem mandato em órgãos e conselhos de caráter deliberativo e aqueles contratados por tempo determinado. Fica também garantida a preservação do sigilo das informações por todos aqueles que tenham acesso às declarações recebidas pela administração estadual, cabendo em caso de violação, sanções aos infratores, na esfera penal, civil e administrativa.

UFS sedia o seminário “Segurança, Sociedade e Políticas Públicas”
O Laboratório de Estudos sobre Sociedade e Segurança (Lasseg-UFS) e a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública em Sergipe (Renaesp-SE) realiza o  seminário “Segurança, Sociedade e Políticas Públicas” nos dias 28 e 29 de abril, na Universidade Federal de Sergipe, no Campus São Cristóvão.

Pesquisadores
O evento conta com a presença de importantes pesquisadores vindos de vários pontos do país, a exemplo das Universidades Federais da Bahia, Maranhão e Pernambuco. A conferência de abertura será proferida pelo professor doutor José Vicente Tavares dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Informações e inscrições
Os interessados em participar do seminário devem buscar informações por meio do telefone (79) 2105-6820 e do e-mail renaesp.ufs@gmail.com. Quantos às inscrições, elas podem ser feitas através do http://www.sigaa.ufs.br.

Samba, Chorinho & Amor                                                                                                                           

Próxima edição será dia 25 de abril, faça logo sua reserva. 

Sucesso total foi a estreia de mais um projeto idealizado pelo cantor/compositor Nino Karvan e a cantora Silvina Aquino, mas naturalmente com o respaldo do "promovedor" de artistas locais  Ludwig Oliveira, o projeto será sempre realizado no Solar Entre Amigos a partir do meio-dia, serão sempre dois domingos, o 2º e o 4º. Você que gosta de um ótimo lazer mesclado com músicas de qualidade e dança de salão não pode perder, a próxima edição será dia 26 de abril, faça logo sua reserva através do celular (79) 9977-3304.O projeto tem o apoio da Nova Schin, Rede Presidente, Vange Produções, Sergipe Eventos e este Blog.

Conforto
Marcar exames e consultas é mais confortável para os usuários do Hapvida Saúde. Cada unidade do Hapvida em Sergipe possui totens onde podem ser realizadas marcações de consultas e exames realizados pela rede própria da operadora no Estado. Os mesmos serviços podem ser marcados pela internet, sem necessidade da presença física do usuário em uma das unidades do Hapvida. Realizar estes procedimentos é simples: basta informar o número da carteira ou o CPF e escolher a opção desejada. Desta forma, o Hapvida poupa o tempo e garante mais conforto e comodidade aos seus pacientes.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  Quando criança no interior, o que mais gostava era passar horas no meu quintal cheio de árvores. O meu Twiiter é o meu quintal. Mando eu.

www.twitter.com/requiaopmdb  Todos somos contra a corrupção. Mas passeata puxada pelos corruptos  e por comissionados vestidos com camisa amarela nós , não vamos. Ctba.

www.twitter.com/yuridarlon  será que depois de eleger o primeiro negro a presidência os americanos elegeram a primeira mulher? Vamos aguardar!

www.twitter.com/jorgearaujo55  A TV Sergipe vai mostrar ao vivo o jogo Ceará X Confiança nesta quarta-feira. A emissora tem melhorado na cobertura do futebol sergipano

Frase do Dia

“Confio nos meus dentes, e esses mesmo me mordem a língua!” Aluísio Azevedo, escritor e jornalista brasileiro, nasceu em 14 de Abril de 1857 e morreu em 1913.  Autor de "O Cortiço".

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais