Liderança nacional de André ofusca Amorim

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O deputado federal André Moura, PSC, iniciou o ano de 2014 lutando na Justiça para ter deferido o registro de candidatura à reeleição. Estava no purgatório, esperando se continuaria no céu ou iria sem escala para o inferno do sem mandatos.

Surpreendendo as análises de muitos, André conseguiu reverter a situação e conquistou o registro.  Antecipando-se aos fatos, André Moura levou toda bancada para apoiar a candidatura de Eduardo Cunha a presidente, quando poucos apostavam no peemedebista.  Deu certo, ficou fortalecido e hoje é reconhecido nacionalmente como uma das principais lideranças da Câmara dos Deputados.

O senador Eduardo Amorim, até então liderança hegemônica do PSC, pode até negar, mas sabe que foi ofuscado pela liderança de André.

E aí surgiu o convite do PSDB nacional para que Eduardo ingresse na sigla. Justamente neste momento onde no PSC nacional fala-se apenas em André Moura. Convite ou não, o certo que está parecendo aquela história “se vocês não me reconhecem, tem quem me queira”.  Pelo twitter, o senador apenas confirmou o convite e disse que não pensa em mudar de partido, mesmo para o PSDB que é uma sigla estruturada e com história.

O que está em jogo é a força política para 2018. Se as eleições estaduais fossem hoje André Moura sairia na frente. Aliás, em Sergipe hoje tem três lideranças que são consideradas “tratores” (aquelas que passam por cima de tudo). Uma delas, Jackson já mostrou como se ganha uma eleição no ano passado. A outra é Rogério Carvalho que para surpresas de muitos por muito pouco não chegou ao Senado. E a terceira chama-se André Moura. Ele também não medirá esforços se for candidato ao governo.

Independente da saída ou não de Eduardo Amorim do PSC para o PSDB, o senador sabe que não será uma mudança de sigla que referendará sua candidatura ao governo. Precisará de força nacional para consolidá-la. E pelo menos hoje, André Moura é o nome da oposição em Sergipe que é referência nacional.

Em George Magalhães, Joel Almeida  joga culpa para a SEED
Ao invés de reconhecer e reforçar a necessidade de apuração pela SEED dos crimes praticados por alguns professores que “contrataram’ pessoas para lecionarem em seus lugares, o dirigente do Sintese Joel Almeida, preferiu jogar a responsabilidade para a secretaria. Disse que o Sintese só tinha “boatos’. E onde fica o compromisso com a educação?  É melhor colaborar e aplaudir quando estes professores forem demitidos do serviço público.

Prefeito chama possível adversário e diz que vai ajudar
E o blog recebeu a informação que um prefeito da Grande Aracaju, candidato à reeleição, quando soube da possibilidade de um ex-parlamentar disputar a prefeitura com ele, marcou uma reunião e disse que está disposto a ajudar o adversário na campanha.  Sergipe tem destas…

#PorSergipe
Com o objetivo de dar mais transparência ao mandato do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a equipe do parlamentar lança novo programa de vídeo para as redes sociais nesta semana. Intitulado de ‘Por Sergipe’, o programa apresentará atuação do senador Eduardo e serão mostradas todas as obras que têm emenda parlamentar, nos 75 municípios sergipanos. 'Por Sergipe' será transmitido no canal do YouTube (eduardoamorimoficial), redes sociais oficiais e site institucional http://www.eduardoamorimpsc.com.br. .

#PorSergipe II
O primeiro programa ‘Por Sergipe’ foi gravado em Nossa Senhora do Socorro. Lá, a equipe de Comunicação e Marketing visitou obras de drenagem e pavimentação na Piabeta e São Braz, postos de saúde e ciclovias no Conjunto Marcos Freire II. O senador Eduardo enviou emenda para execução destas obras no valor de R$ 6.334.890.

BNB
O deputado federal João Daniel (PT/SE) esteve reunido, essa semana, com o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, na sede da instituição, em Brasília. Durante a visita, o parlamentar tratou de projetos e assuntos de interesse da região Nordeste, em especial dos pequenos agricultores e assentados, além do encaminhamento  das soluções referentes às dívidas de alguns segmentos dos pequenos agricultores de Sergipe e de uma maior presença do BNB no Estado.

Defesa
O deputado se colocou à disposição do banco tanto para defendê-lo das investidas dos que não querem ou não compreendem o papel de um banco de desenvolvimento regional, quanto para divulgar as atividades da instituição seja na Câmara ou no Estado de Sergipe.

Mexa-se, neste sábado, 25, no Parque dos Cajueiros
Uma das atividades mais aguardadas do projeto “Mexa-se”, é o Desafio de Zumba, um dos destaques da segunda etapa do projeto, que será realizada na tarde deste sábado, 25, a partir das 15h, no Parque dos Cajueiros. O Desafio de Zumba tem a coordenação da academia Tuchê Fitness e contará com a participação de mais de 120 atletas e dançarinos, representando diversas academias da capital.

Competições
Já durante a tarde, a segunda etapa do projeto “Mexa-se” não está restrita apenas ao Desafio de Zumba, haverá campeonato de Supino, apresentações de Tai-Chi-Chuan e Chi Kung. Outro destaque da tarde esportiva será a realização do 4º Campeonato Sergipano de Kick Boxing e acontecem ainda competições de Tênis de Quadra.

Codise promoverá Fórum Estadual de Gestores Municipais
Durante a manhã da sexta-feira, 24, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Sérgio Reis, se reuniu com gestores municipais de desenvolvimento de alguns municípios sergipanos (Siriri, Pacatuba, Itaporanga D’ Ajuda, General Maynard, Tobias Barreto, Glória e Areia Branca) a fim de discutir ações para a realização do Fórum Estadual de Gestores Municipais para o Fomento das Atividades de Desenvolvimento Econômico de Sergipe. O evento acontecerá na próxima quarta-feira, 29, no auditório da Codise.

Diálogo
Segundo Sérgio Reis, o Fórum tem como objetivo fortalecer o diálogo sobre as políticas públicas para o setor econômico e novas perspectivas para o desenvolvimento local através de troca de experiência, articulação de iniciativas e indução de políticas públicas para o desenvolvimento territorial.

Centro de Reabilitação em Simão Dias
Na manhã da sexta-feira, 24, o vice-governador Belivaldo Chagas assinou ordem de serviço para construção do Centro de Reabilitação de Simão Dias. O Centro será erguido por meio da parceria entre o Governo do Estado e Governo Federal. São recursos da ordem de R$ 3,139 milhões, frutos de emendas parlamentares do senador Antônio Carlos Valadares e do deputado federal Valadares Filho. Com 19.357,019 m², o  terreno que abrigará o Centro foi doado pelo Governo do Estado.

Capacitação
Para Valadares Filho, o Centro de Reabilitação da UFS servirá, além do atendimento, na capacitação dos jovens da região. “Temos sido parceiros em muitas obras importantes da universidade, essa expansão representa mais investimento na educação, abrindo novos horizontes e capacitando com o ensino superior e técnico os moradores da região centro-sul do Estado”, disse.

Extensão
O Centro de Reabilitação de Fisioterapia funcionará como extensão do Campus de Lagarto em Simão Dias. A expectativa com a implantação é transformar o município no referencial de atendimento em fisioterapia, podendo atender a toda região, com área de atuação estendida a cidades do estado da Bahia.

Audiência em Ribeirópolis
A deputada estadual Maria Mendonça esteve em Ribeirópolis prestigiando a Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal daquela cidade, ocasião em que fora abordada a temática da falta de segurança pública reinante no município, na última quinta-feira. O secretário Mendonça Prado, o principal convidado não se fez presente e enviou o subcomandante do 3º BPM, o Major Eduardo Brandão, o que foi lamentada por todos.

Planejamento
As colocações, reivindicações e sugestões explicitadas servirão de parâmetro para auxiliar os integrantes da Secretaria Pública na elaboração de um planejamento efusivo, capaz de combater os problemas que realmente afligem a população, pois conforme bem disse o promotor Dr. Deijaniro Jonas é preciso promover o estreitamento do diálogo, e isso foi corroborado na fala da representante da CDL e do próprio Major que salientou a importância do Policiamento Comunitário, afinal, em nossa ótica, um planejamento só será eficaz se contemplar os anseios das partes envolvidas, disse Maria.

Sugestões
A parlamentar ainda aproveitou o ensejo para parabenizar os vereadores, em especial o Presidente da Casa, vereador José Alberto Nascimento (Zé Veio), pela iniciativa, bem como, enalteceu a fala da Senhora Neuzice (presidente da CDL) que além de apontar os principais problemas por eles enfrentados, também apontou sugestões bastante pertinentes, como: a implantação do sistema de câmeras em alguns pontos da cidade, a inclusão do 190 para atender as demandas das três cidades: Ribeirópolis, Moita Bonita e Nossa Senhora Aparecida, o aumento do efetivo policial e a realização de rondas.

Pilares
Em sua fala, Maria frisou a importância da Família e da Educação como pilares de sustentação afirmando ser imprescindível que a Educação deve ser prioridade não apenas no discurso, mas essencialmente na prática, por fim, disse que Ribeirópolis deu o primeiro passo em busca de melhoria na Segurança, para tanto, sugeriu aos nobres vereadores que elaborassem um documento registrando os clamores apontados e, por intermédio do representante do secretário, enviasse ao governador.

Mega estrutura
Com a apresentação de grandes nomes da música nordestina como Adelmário Coelho, Luan Estilizado e Rojão Diferente, a décima segunda edição do Forró dos Advogados contará com uma mega estrutura. Além disso, haverá uma praça de alimentação para aproximadamente 400 pessoas, com diferentes tipos de comida, agradando a todos os gostos. A festa acontece na Mansion Eventos, localizada na rodovia José Sarney, no dia 15 de maio, a partir das 21h. Os ingressos estão sendo comercializados nos estandes dos Shoppings Riomar e Jardins, nas salas dos advogados do Fórum Gumersindo Bessa e Tribunal Regional do Trabalho e na sede da OAB/SE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama   O ser humano acha que subir na vida é subir nos outros…

www.twitter.com/AnderChrisSouza  A sombra só assombra aos que têm medo da luz #BoaNoite

www.twitter.com/higorfb  Quem não sabe rezar, xinga Deus!

www.twitter.com/ORodrigoMachado  Congresso aprova aumento de dinheiro para os partidos, Renan/Cunha colocam a culpa no… governo. Essa gestão se permite ser Geni.

www.twitter.com/pqdt80  É muito difícil para o PIG enganar quem lê e estuda! Agora, quem faz da vida uma novela, já morreu e não sabe!

www.twitter.com/Abrahao_Filho  Cunha e Renan deram uma trombada de frente. Os dois nada sentiram. Pernil não sente nada.

www.twitter.com/marciorocha1  Cada momento de introspecção  nos deixa mentalmente e espiritualmente mais fortes. Deles surgem as forças para vencer as adversidades.

ARTIGO

O Golpe do Carro Quebrado  por Ribeiro Filho

Hoje faz uma semana que cai no golpe do "Carro Quebrado na Estrada". Recebi uma chamada a cobrar na casa dos meu pais, o rapaz perguntou se eu sabia com quem estava falando, respondi que não. Ele então falou que era um sobrinho que morava distante, imediatamente, sem noção, eu afirmei que era Michel, um sobrinho que mora em Guarulhos-SP. A partir dessa informação o rapaz comando todo o golpe.

O suposto sobrinho relatou que estava vindo para Aracaju e que o seu carro quebrou perto do Posto da PRF em Cristinápolis, disse que tinha tentado falar com um mecânico, mas o celular descarregou. Ele me passou o telefone do suposto mecânico (082 9983-8159 operadora TIM) e pediu para que eu ligasse para ele pegar o carro para consertar. Assim fiz, liguei e o tal mecânico foi socorrer meu suposto sobrinho. A essa altura meu cérebro já estava sugestionado de tal forma, que quando falava com o tal sobrinho, tinha total certeza que era ele, o timbre de voz, o sotaque paulista, tudo era sugestionavelmente igual.

Passada uma meia hora o suposto sobrinho liga novamente, relata que o carro havia sido consertado, que substituiu a Central multimídia do seu Astra 2.0 que precisava de um favor. Como ele só tinha conta no Santander e não havia agencia nem caixa na pequena Cristinápolis, precisava que eu conseguisse o dinheiro R$ 1.200,00 e depositasse numa conta poupança da Caixa Econômica Federal Agência: 1545  – Operação: 013  –  Conta: 83027-3  em nome de Carlos dos Santos Lima. Convenci uma irmã que tinha conta na Caixa para fazer a transferência e assim ajudar o suposto sobrinho, que garantiu que assim que chegasse em Aracaju ia repor a quantia.

O golpe durou até o sábado a tarde pois, o carro mesmo com a peça nova não funcionou bem. O tal sobrinho teve que dormir em Cristinápolis para que no dia seguinte o mecânico concluísse os ajustes na Central Multimídia. No dia seguinte quando liguei meu sobrinho já tinha substituído a Central por outra compatível com o seu carro e que custava R$ 2.200,00. Portanto, ele precisava de mais mil reais, foi quando liguei para o pai de uma amiga que morava em Cristinápolis e pedi que ajudasse meu sobrinho, dei a ele o endereço da oficina. A avenida existia na cidade mas não tinha o número dado.  Ele não conseguiu localizar meu sobrinho na cidade, nem a oficina do tal Carlos. Dai ele levantou a suspeita de que estava havendo alguma coisa errada. Entrei em contato com o meu sobrinho de Guarulhos pelo facebook e consegui falar com ele, ele estava em casa e nada sabia de toda essa história, só ai caiu a ficha, eu tinha caído num golpe.

Fomos na CEF onde minha irmã tem conta e a atendente disse que poda apenas informar a localização da agência que recebeu a transferência. Que qualquer outra informação somente pelas vias judiciais. Fui na delegacia na segunda-feira e o rapaz que atendeu apenas me desencorajou a prosseguir com a queixa, pois naquela delegacia já havia vários casos como esse sem solução. Insisti que queria ser ouvido pelo delegado e abrir um inquérito, pois esse caso deveria ser registrado e, mesmo que não fosse tomada nenhuma providência, deveria fazer parte de uma estatística de casos de estelionatos. Se não abrimos um Boletim de Ocorrência e não registramos uma queixa, parece que nada de anormal está acontecendo no país e na cidade em que vivemos.

Parece que vivemos no lugar mais seguro do mundo, e a gente sabe que a realidade é bem diferente, as cores são muito mais fortes do que essas que os políticos apresentam nos dados de pesquisa da qualidade de vida do Brasil.

ARTIGO

Fragilizar para dominar….  por André Machado*

Será que o Governo do Estado não sabia das irregularidades cometidas por alguns professores da Rede Pública? Ou será que ele resolveu tornar isso público agora, no momento em que se estar discutindo com a categoria o cumprimento de Lei Federal do piso destes profissionais, para justamente passar para a opinião pública que os professores são irresponsáveis e desonestos, e portanto devem ficar quietinhos e aceitar o GRANDE Salário pago pelo Governo do Estado. Por falar em salário eu gostaria de saber quantos são os professores que recebem 12 mil reais e, em que condições este salário é possível, pois somos mais de 15 mil e nunca ouvi falar desse valor.

Sobre os colegas que cometeram as irregularidades denunciadas a público, que paguem pelo erro cometido, como deve ocorrer com qualquer cidadão que cometa um erro, mas lembrem-se professor é “ser humano” e, portanto, passível de erro?
Muitas vezes o ser humano comete o delito pela fragilidade de quem tem a obrigação de fiscalizar, e nesse caso é a própria Secretaria de Estado da Educação quem deveria tornar difícil tal burla.

No caso de professores que colocam outras pessoas para ministrar aulas em seus lugares, existem, por incrível que pareça, professores que o fazem com o objetivo de evitar que alunos fiquem sem aula durante uma licença médica autorizada para o professor. Isso é verdade, o professor adoece, apresenta um atestado médico e, mesmo assim, é coagido a repor essa aula. Como pode? Já pensou, você leitor, adoecer, apresentar o atestado médico e depois é obrigado a repor o seu dia em que você estava doente.. Quem toparia? Qual trabalhador aceitaria isso? Mas isso é uma realidade no Estado de Sergipe, isso porque aqui não existe a figura do professor substituto, como em outros Estados, que sanaria por vez este problema.

O Estado sai bradando que está investindo em Educação, então peço que visitem as escolas públicas e vejam em que condições muitos professores ministram suas aulas, em salas sujas e quentes, que desestimulam o desempenho de qualquer função, ou será que o Secretário e seus assessores querem passar cinco horas dentro de uma sala que não seja climatizada…tenho certeza que logo iriam dizer que não tem condição de trabalhar….mas é para o professor e seus alunos, estes podem suportar esse pequeno calor que existe em nosso Estado.

Gostaria muito que o Governador do Estado, não permitisse, de maneira alguma, que o seu Secretário venha a público denegrir a imagem do professor, generalizando, uma categoria que, inclusive é da sua genitora, que honrou em vida o seu trabalho e sua dedicação. Sociedade, será que apenas o professor não tem direito a um bom salário, salário este que possibilitasse a ele ter apenas um vínculo e portanto estar se atualizando, qualificando diariamente, com o intuito de ministrar excelentes aulas, e assim conseguir formar um cidadão mais consciente, e capaz de exigir seus direitos, exercendo de uma forma digna seus deveres….de repente uma Utopia, por que se o povo é consciente, não elege políticos despreparados e que pensam apenas no seu bolso.

Por fim, reafirmo, os que cometerem o erro, que paguem, mas por favor, não fiquem por aí generalizando a categoria que forma todas as outras profissões e que tem inúmeros exemplos de doação profissional.

*Professor de História

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
“Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder.”Tácito.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais