Lixo, do inquérito e do segredo de justiça

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na quinta-feira, 20, toda a imprensa sergipana divulgou o resultado do inquérito do Deotap sobre a Operação Babel que investigou contrato do lixo em Aracaju na atual e nas últimas duas gestões.

Para deixar claro ao leitor, o blog foi informado por um advogado que qualquer transcrição e publicação de conversas que estão no inquérito (a integra que tem conversas entre várias pessoas) por parte da imprensa, já que o processo tramita sob segredo de justiça, pode causar nulidade. Ou seja, pode beneficiar os envolvidos no caso. Este fim de semana o blog consultará outros advogados para saber se as transcrições podem ser divulgadas ou não.

Os indiciados no inquérito do Deotap – Mendonça Prado, Alexsandro dos Santos (dirigente do Sindilimp), José Antônio Torre Neto (dono da Torre), José Carlos Dias da Silva (gerente de contratos da Torre), José da Silva Araujo Silva (gerente geral da Torre), José Reinaldo de Souza (Diretor de Limpeza da Emsurb), José Roberto Gomes do Carmo (gerente operacional (gerente operacional da Emsurb – licenciado) Júlio César Flores (ex-presidente da Emsurb), Lucimara Dantas Passos (ex-vereadora e ex-presidente da Emsurb), Márcia Zylberman (assessora de planejamento da Emsurb – afastada), Rayvanderson Fernandes dos Santos – Montanha – (presidente do Sindilimp), Rosenice Figueiredo Machado (procuradora chefe da Emsurb – afastada), Soraya Machado Torre (sócia proprietária da Torre) e Sylvia Emilia Cardoso Barreto (presidente da comissão de licitação da Emsurb)

E nas considerações finais do relatório os delegados pedem para apurar a conduta do vereador Nitinho, por indicar pessoas para trabalhar na Torre, já que é presidente da Câmara e expõem: E em razão de terem sidos detectados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), saques suspeitos, de elevadas quantias, efetuados na boca do caixa pelo senhor José Antônio Torres Neto, nas vésperas do segundo turno das eleições municipais de 2016,  aliado a contatos telefônicos mantido com o então candidato a prefeito Edvaldo Nogueira,  atualmente detentor de foro por prerrogativa de função, apresenta-se a sugestão de remessa de cópia dos autos para aprofundamento da investigação pelos órgãos competentes.

O inquérito do Deotap mostra que a CPI do Lixo é irreversível e o blog continuará atento a tudo e a todos, mas precavido, para que sob o pretexto de ferir o segredo de justiça alguns dos envolvidos peça nulidade da ação por conta dos diálogos expostos publicamente. O inquérito tramita na 3ª Vara Criminal de Aracaju e será encaminhado ao MPE.

Blog retorna na segunda-feira
Por conta do feriado desta sexta-feira, 21, o blog não será atualizado no sábado, 22. Retorna normalmente na segunda-feira, 24.

Será Verdade?
Nos corredores Hospital Cirurgia comenta-se q dono da Torre só terá alta quando um “Plantão” liberá-lo da Prisão.

"Operação Indenizar-se" chega a ALESE
Nota do MPE/SE: A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público da Capital, por meio dos Promotores de Justiça Jarbas Adelino S. Júnior, Bruno Melo Moura e Luciana Duarte Sobral, instaurou Inquérito Civil para apurar possível desvio de verba indenizatória da Assembleia Legislativa de Sergipe – ALESE nos mesmos moldes ocorridos na Câmara de Vereadores de Aracaju.

"Operação Indenizar-se" chega a ALESE II
Durante as investigações da "Operação Indenizar-se" realizadas na Câmara de Vereadores de Aracaju, foram encontrados indícios de que a empresa “Elo Consultoria e Advogados” alvo da investigação, também fornecia notas e recibos fictícios no âmbito do Poder Legislativo Estadual.
Por fim, reafirmamos o dever do Ministério Público do Estado de Sergipe de investigar de maneira independente e autônoma quaisquer desvio de dinheiro público, sempre em prol do correto cumprimento do seu mister republicano.Promotoria de Justiça do Patrimônio Público/MPE/SE.

SMTT: péssimo exemplo. Motos transitando por cima de canteiros.Quem multa a SMTT?
Multa gravíssima: Transitar com veículo em canteiros centrais divisores de pista de rolamento (artigo 193 CBT). Sete pontos na carteira. Na quinta-

Infração gravissima dos agentes da SMTT ao passarem por cima de canteiros. 

feira a  tarde na Avenida Heráclito Rolemberg. Parabéns a SMTT Aracaju. Belo exemplo de educação no trânsito. Quem multa a SMTT? 

Saúde: Sindicatos vão pedir ao MPF e ao MPF que investiguem gastos em reforma de gabinete
E o blog foi informado que dois sindicatos da área da saúde preparam ações pedindo que o MPF e o MPF investiguem os gastos com a reformado gabinete da Secretaria estadual. Segundo um sindicalista, só os móveis foram 106 mil, mas a reforma, outros 90 mil, além de novos aparelhos de ar condicionado e toda estrutura. Gastar cerca de 300 mil num gabinete neste período é realmente a exacerbação do ego privado com dinheiro público.

Saúde estadual: enquanto obras nos postos e hospitais são meia sola. No gabinete tudo de 1ª linha.
Do leitor atento Eder Martins no Facebook: “Interessante que essa reforma feita pelo Estado com dinheiro público é rápida e de qualidade, bem diferente das feitas nos postos de saúde, hospitais, escolas e áreas de lazer.” Verdade. Bons tempos da promotora Euza Missano na área da saúde. Esse dinheiro do gabinete seria pago do bolso do secretário Almeida Lima. Um absurdo!

Qual empresa privada faz reforma de graça para gestor público?
E ontem, 19, o blog recebeu umas fotos de 2015 mostrando caminhões descarregando material de construção e de acabamento numa reforma de um gabinete de um gestor público. Detalhe o leitor que enviou garante que a torre de materiais foi de graça e a empresa não cobrou nada.

Sistema de escuta e câmeras
Nesta mesma reforma foi descoberto depois que o gestor colocou um sistema de câmeras e escuta em diversas salas. Era para não passar nada despercebido. Sem pedir licença para ninguém… Será que o gestor depois que saiu levou o sistema de escuta para colocar no novo cargo?

SMTT: péssimo exemplo. Motos transitando por cima de canteiros.Quem multa a SMTT?
Multa gravíssima: Transitar com veículo em canteiros centrais divisores de pista de rolamento (artigo 193 CBT). Sete pontos na carteira. Na quinta-

Quem multa a SMTT? Multa gravissima…

feira a  tarde na Avenida Heráclito Rolemberg. Parabéns a SMTT Aracaju. Belo exemplo de educação no trânsito. Quem multa a SMTT? 

Ex-presidente Lula concede entrevista na FAN FM
Além do inquérito do lixo, outro assunto que chamou a atenção na manhã da quinta-feira foi  a entrevista exclusiva ao radialista George Magalhães, na FAN FM. Na entrevista, Lula criticou as propostas do governo Michel Temer de reformas trabalhista e da Previdência. "É um crime contra os trabalhadores brasileiros o que estão fazendo com a Previdência nesse País. Eu tenho certeza que não vai passar [no Congresso]. Os trabalhadores não merecem ser castigados pelos erros do governo", salientou.

Mudanças
Sobre a reforma trabalhista, Lula defendeu que se faça mudanças na lei, mas não da forma como foi proposto. "Sempre achei que de tempos em tempos deve-se fazer uma adequação na legislação trabalhista, fazer algumas reformas. Mas isso tem que se fazer discutindo com os sindicatos, com os trabalhadores. É claro que essa lei pode precisar de um aperfeiçoamento, mas isso se faz discutindo com quem está no mundo do trabalho. Agora você rasgar tudo aquilo que os trabalhadores conquistaram no século XX e não propõe nada para eles… isso é um atentado contra as conquistas dos trabalhadores. Um grande equívoco do governo", argumentou.

Amizade
O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, participouda entrevista  e elogiou a iniciativa do ex-presidente em dialogar com os sergipanos e ressaltou o “compromisso de Lula com a nossa gente”. O ex-presidente agradeceu a participação de Márcio e destacou a amizade entre eles.

Compromisso
“Esta entrevista ao povo de Sergipe demonstra o compromisso de Lula com a nossa gente, a sensibilidade dele com o povo e a convicção de que temos um projeto nacional para enfrentar este momento difícil, no qual o nosso patrimônio está sendo vendido, no qual as políticas em favor do povo estão sendo reduzidas e as lutas dos trabalhadores estão sendo jogadas na lata do lixo. Lula está sintonizado e enfrenta este momento de perseguição, com resignação e altivez”, disse Márcio Macêdo.

Importância da Caixa para superar crise
O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, participou nesta quinta-feira, 20, de evento organizado pela Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, onde abordou o  tema “As perspectivas para o crédito imobiliário”. O evento foi realizado no Celi Praia Hotel e contou com a presença do governador Jackson Barreto, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e diversas autoridades. Representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon/SE) e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe – Ademi/SE,prestigiaram o evento.

Amor a Sergipe
Ao abrir o evento, o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, lembrou que apesar de ter passado pouco tempo em Sergipe, quando exerceu o cargo de superintendente da Caixa, Gilberto Occhi tem um imenso amor pelo Estado e em Brasília é mais um sergipano em defesa da melhoria da qualidade de vida dos sergipanos.

Trabalho em Sergipe
Luciano Barreto fez questão de destacar o trabalho da Caixa, dando o testemunho nos 50 anos que trabalha no setor da construção civil e que passou por várias crises. “Posso testemunhar que em todas as crises a caixa foi instrumento para a retomada da construção civil”, disse reafirmando a certeza na importância que a Caixa tem e sempre terá para a economia. Ele aproveitou para pedir a somação de esforços de todos que fazem o Sinduscon e a Ademi para juntos superarem a atual crise.

Temas
O presidente da ASEOPP aproveitou para abordar diversos temas, entre eles a concorrência desleal através da construção de várias unidades isoladas por pessoas físicas, sem autorização e sem submeterem as regras da Caixa. Gilberto Occhi informou que ainda este ano será regularizada a situação.

Apoio aos engenheiros da Caixa
Luciano Barreto aproveitou para pedir ao presidente da Caixa que manifestasse ao presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros da Caixa a defesa dele que os engenheiros da Caixa continuem fiscalizando e contra a PEC que deseja retirar essa atribuição deles. “Porém, precisamos discutir o papel da Caixa que precisa ser também protagonista. Sugiro que se reúna com os órgãos de controle e defina o papel de cada um”, explicou.

Banco social
Em rápidas palavras o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Jackson Barreto destacaram a importância da Caixa, principalmente no momento atual. Edvaldo revelou que a Caixa foi importante nesses primeiros cem dias de administração para resolver duas pendências importantes. E que a partir de agosto algumas obras serão retomadas.  Já o governador disse que a Caixa é o banco social mais importante do país e o Estado não andaria com as obras hoje se não fosse essa parceria. “A Caixa está ligada umbilicalmente com sua presença em cada município”, disse.

Projetos e parceria
O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, agradeceu a importância do evento e lembrou que recentemente, a pedido do governador, a Caixa fez uma parceria com os clubes sergipanos mesmo eles não estando na séria A. Ele apresentou alguns números econômicos e projetos da Caixa, dando ênfase ao programa “Minha Casa,Minha Vida”. Gilberto anunciou que o governo federal pretende anunciar nos próximos dias um pacote com projetos para os municípios que desejarem entrarem nas concessões e Parceria Público-Privada (PPP) nas áreas de saneamento, resíduos sólidos, iluminação pública e mobilidade urbana.

Liberação FGTS
Gilberto Occhi respondeu ainda perguntas de alguns empresários presentes e lembrou que nos últimos 40 dias a Caixa, através da liberação do FGTS, somente em Sergipe foram 50 milhões injetados na economia e com a projeção de dobrar este pagamento já que são cerca de 45 mil pessoas só no Estado. Em todo país, segundo Occhi, a previsão é que sejam injetados até o final  cerca de 40 bilhões. Já foram liberados nas primeiras etapas 15 bilhões do FGTS em todo país.

Petrobras
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu a união de forças de todos os segmentos sociais, em especial da classe política, no sentido de garantir a permanência da Petrobras em solo sergipano, sobretudo, com maior produção e investimentos. “Há tempos, vê-se que o Estado de Sergipe tem sofrido grande queda de receita relativa à contribuição de royalties da empresa. Convém frisar que Sergipe representa menos de 2% da produção da Petrobras no Brasil. Isso é muito preocupante, pois não temos grande peso e precisamos reagir”, alertou Maria.

Placa causa transtornos aos motoristas
Uma placa de propaganda de uma loja está causando grandes transtornos aos motoristas. A citada placa está localizada na rua lateral dá Praça

Placa vem causando transtornos aos motoristas. 

José Atanásio no conjunto residencial JK.

Frei Paulo: promotora eleitoral pede cassação de diploma de vereador
A promotora eleitoral do município de Frei Paulo, Ana Leila Costa Garcez, pediu a cassação do diploma do vereador Rivaldo Santana (SD).A ação investigativa eleitoral foi movida pela ex-vereadora Adna Evangelista, PSL,que denunciou que enquanto motorista terceirizado da secretaria municipal de saúde teria oferecido vantagem pessoal a um eleitor para facilitar a cirurgia de catarata nos dois olhos. O eleitor, em depoimento, confirmou a intermediação do então candidato e que também ele o levou para uma consulta e compra de óculos num shopping em Aracaju.

Combate à agressão contra a mulher em Sergipe
Inconformada com os crescentes casos de violência contra a mulher em Sergipe, a vereadora Kitty Lima (REDE) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para fazer um alerta à população sobre essa triste realidade e cobrar dos colegas parlamentares uma atenção especial sobre o assunto.

Colaboração
"Precisamos dar um basta a esta situação, e eu clamo pela colaboração dos meus colegas vereadores nesta causa. Para se ter uma ideia, em Sergipe, foram 830 casos de agressão contra a mulher registrados entre o mês de janeiro e o último dia 17 de abril, segundo dados da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis. Isso é vergonhoso, é uma covardia, e não podemos ficar indiferentes a esta lamentável realidade", pontuou a vereadora.

Dia da Segurança do Trabalho em Aracaju
O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe (Sintest-SE) propôs à Câmara Municipal de Aracaju, que o dia 28 de abril seja instituído na capital como o Dia da Segurança do Trabalho. O presidente do Sintest-SE, Sandro Azevedo, esclarece que a proposta tem como objetivo despertar a discussão na sociedade sobre essa grave situação que atinge os trabalhadores, apontando a necessidade de se adotar medidas preventivas que evitem os acidentes de trabalho.

Proposta já foi encaminha à Câmara Municipal
“Pretendemos colocar essa discussão inicialmente aqui em Aracaju, mas buscaremos apoio para que o debate amplie e se transforme em uma proposta estadual. Instituir o 28 de Abril como Dia da Segurança do Trabalho é expor a necessidade urgente de garantir aos trabalhadores condições para que eles exerçam as suas funções com segurança e dignidade”, defende Azevedo.

OIT
O presidente do Sintest-SE  lembra que o dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 caracterizou o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jrobertotgomes   Não adianta: se você juntar duas meias verdades não formará uma verdade completa…

www.twitter.com/joaocorrrea   Tem dias que a cabeça da gente dá pane com tantas informações sobre como fodem com a nossa vida. Daí é necessário desligar e voltar amanhã.

www.twitter.com/yuridarlon   O esperto se faz de bobo para ver até onde o burro se faz de inteligente.

www.twitter.com/minc_rj   Respondendo à Cazuza: Brasil qual é o teu negócio? O nome do teu sócio? ODEBRECHT. Há que reinventar o Brasil, com Povo de sócio majoritário

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju   A sociedade sergipana espera que direito a ampla defesa dos investigados na #OperaçãoBabel não seja garantido a partir de "ajeitamentos"

www.twitter.com/Jabbnascimento Essa custodia MÉDICA prova um plano da defesa e do sistema para libertar a voz que passaria Sergipe a limpo. Uma vergonha !!!!

NOTA PÚBLICA – Deputado federal Valadares Filho

Corrupção eleitoral em Aracaju foi decisiva para o resultado das eleições em 2016

O deputado federal Valadares Filho determinou aos advogados do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que acompanhem de perto, junto à Procuradoria Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral, tudo o que for relacionado às investigações das eleições municipais de 2016, para a escolha do prefeito de Aracaju.

Há fortes indícios de que as eleições tenham sido fraudadas sob a influência do poder econômico e da corrupção eleitoral, de acordo com o que foi apurado até agora em inquérito aberto pela delegacia de crimes tributários e administrativos da SSP. "Em face da gravidade das denúncias, estamos analisando com os nossos advogados a possibilidade jurídica de ingressarmos com um pedido de nulidade das eleições junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE)", disse Valadares Filho.

Os fatos que a Polícia Civil divulgou hoje não são surpresa, segundo ele. Inclusive, o derrame de dinheiro para mudar o resultado das eleições nos bairros da periferia foi objeto de denúncia à Polícia Federal pelo presidente municipal do partido, Elber Batalha, com o apoio do senador Valadares e de membros da coordenação de minha campanha.

Valadares Filho acha lamentável, também, que um dos grandes motivos que levou às mudanças na Secretaria de Segurança Pública (SSP) tenha sido a descoberta das práticas que Edvaldo Nogueira adotou durante o processo eleitoral.

O governador Jackson Barreto, ao mudar a cúpula dirigente da SSP, inaugurou mais um capítulo trágico na história de Sergipe que é o de inibir o combate à corrupção. Desde o início deste ano, o deputado Valadares vem alertando à sociedade sobre as relações promíscuas do prefeito eleito com a empresa Torre. E ele volta a enfatizar: “Essa é a prática atrasada do PCdoB para financiar campanhas eleitorais”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO –  Prefeito Edvaldo Nogueira

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, consciente da lisura dos seus atos, vem expressar sua tranquilidade diante da referência ao seu nome, divulgada hoje no inquérito que apura o contrato da coleta do lixo na capital.

Lamenta profundamente a conotação que parte da mídia está dando ao episódio, tentando associá-lo a supostas irregularidades, quando o próprio texto do inquérito apenas especula sobre seu nome, sem qualquer base material que o ligue a condutas ilegais.

O prefeito também lamenta que o episódio esteja sendo objeto de exploração política por aqueles que até hoje estão inconformados com o resultado das eleições de 2016 e contrariados com as soluções que a atual gestão vem implementado para reconstruir a qualidade de vida na cidade.

O prefeito reafirma o caráter ético e transparente que presidiu sua conduta durante toda sua vida pública, ao tempo em que apoia o papel das instituições encarregadas de fiscalizar o exercício dos poderes públicos.

DO LEITOR 

Distribuição de Cartas
porGeraldo Lima Feitosa: “As reclamações da população em relação à distribuição de correspondências, especialmente no município de Socorro, têm sido constantes pelos meios de comunicações, principalmente pela TV Sergipe. Hoje, dia 20/04, mais uma vez o assunto entrou na pauta da referida emissora. É inegável a falta de efetivo nos Correios, em particular de carteiros, mas o competente, qualificado e sério gestor da área de distribuição da estatal em Sergipe, Félix de Farias, mais uma vez, apresentou convincentes argumentos alheios ao pouco número de trabalhadores. Félix deixou claro para a população que as maiores dificuldades estão relacionadas a inexistência de numeração nas residências e de nomeação dos logradouros, papel das PREFEITURAS, em parceria com as Câmaras de Vereadores e apoio técnico dos Correios. Deixou transparecer pelo jornalista Ricardo Marques a necessidade da participação dos poderes públicos para uma solução do problema.”

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/ 

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
“Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso.” Mark Twain, escritor e humorista norte-americano, morreu em 21 de Abril de 1910 (n. 1835).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais