Festa literária de Glória promove diversidade cultural e comunitária

O evento acontecerá ente os dias 27 e 29 de agosto (Foto: divulgação/ redes sociais)

Entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, será palco da V Festa Literária de Glória (FLIG). O evento promovido pela Academia Gloriense de Letras promete uma programação diversa, com atividades culturais, literárias e artísticas que envolvem a comunidade local, escolas e personalidades do cenário cultural brasileiro e internacional.

A abertura oficial do evento acontece na terça-feira (27), às 18h30, no SENAC. A noite será marcada pela acolhida dos participantes, seguida de apresentações culturais, como o Grupo Renantique, especializado em música medieval e renascentista, e o Lizzy Melo Studium de Danças. O destaque da noite será a conferência de abertura “Fomento e Gestão Cultural”, com a participação de Lau Siqueira (Paraíba), Fernando Aguiar (Sergipe), Thiane Araújo (Sergipe) e Margarita Bustos (Chile), discutindo temas relevantes para a promoção e gestão da cultura.

Nos dias seguintes, a programação se desdobra em diversos espaços da cidade, incluindo o Palco Literário no Coreto, a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal Prof. Manuel Cardoso dos Reis e o Memorial Pe. Leon Gregório. Na quarta-feira (28), a FLIG oferecerá uma série de apresentações culturais realizadas por escolas e grupos locais e regionais, mesas-redondas sobre poesia latino-americana e leituras de poesia, literatura, identidade, memória, história e blogs literários e lançamentos de livros. O dia culminará em uma noite de lançamentos e apresentações culturais, culminando com o show de Lucas Campelo.

Na quinta-feira (29), o evento continua com o X Seminário das Academias Literárias de Sergipe, palestra sobre a obra de Dominguinhos e uma mesa-redonda sobre o autismo. A programação é complementada por contação de histórias na Biblioteca Municipal, oficina de criação literária com o poeta Lau Siqueira, exposições em estandes de artesanato, clubes de leitura e espaços dedicados a editoras e escritores locais. Além disso, haverá o concurso de cosplay literário o sarau feminista em parceria com a campanha Agosto Lilás. O encerramento contará com uma grande apresentação de Jarbas Moreno Show.

A FLIG 2024 busca não apenas celebrar a literatura, mas também fortalecer laços comunitários, promover a inclusão cultural e proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências. Com entrada gratuita, o evento é aberto a todos que desejam explorar o rico panorama cultural de Sergipe.

Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis no site da Academia Gloriense de Letras e nas redes sociais oficiais da instituição.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais