Rede Solidária de Mulheres realiza workshop sobre comercialização

(Foto: Ascom/Projeto Rede Solidária de Mulheres)

Com o  objetivo de envolver as mulheres na construção coletiva com as ferramentas do marketing e visando ampliar a comunicação comercial nas áreas físicas e digital, o projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), em parceria com a Petrobras e com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), irá promover, nos dias 26 e 27, o Workshop sobre instrumentos e modos de comercialização de produtos e serviços da iniciativa para as mulheres que fazem parte da Rede.

O diálogo será realizado de maneira remota, com condução da jornalista do projeto, Rita Simone, com o intuito de facilitar a participação das mulheres que participaram dos I e II Encontros de Auto-Organização realizados anteriormente para construir coletivamente ferramentas de marketing social capazes de potencializar a comunicação comercial, bem como a capacidade de compreensão da sociedade em torno dos produtos da Rede.

De acordo com Rita Simone, o encontro busca relacionar de maneira didática e efetiva a Economia Solidária e o Marketing Social. “ Desenvolvemos uma metodologia e abordagem com o intuito de mapear os instrumentos e modos de comercialização considerados exitosos pelas mulheres do projeto, além de buscar, a partir da troca com elas, ampliar a comercialização dos produtos, a geração de renda e as oportunidades de trabalho das mulheres”, pontuou.

A coordenadora do projeto, Mirsa Barreto, enfatiza que é a partir dos encontros de auto-organização do projeto, que as mulheres desenvolvem estratégias coletivas que são diretamente inseridas em suas atividades nas comunidades. “Toda a metodologia utilizada nas atividades do projeto funciona de modo a agregar e unir as atividades e processos acerca de um objetivo maior que é o de fomentar a autonomia, a independência das mulheres e o fortalecimento delas e de suas comunidades, e essa é mais uma oportunidade de dialogar e pôr em prática tudo aquilo que elas já estão desenvolvendo ao longo dos encontros”, afirmou.

Programação

26 de setembro, quinta-feira: 15 às 17h

15h: Atividade virtual de Acolhimento

15h10: Qual a relação existente entre a Economia Solidária e o Marketing Social?

16h: O que é Comércio Justo e qual a relação dele com a Sustentabilidade?

16h45: Bate-papo sobre os slides apresentados

17h: Despedida com a seguinte questão para pensarmos no dia seguinte: Quais instrumentos temos utilizado para potencializarmos o comércio da Rede? Quais foram os melhores resultados? Em quais aspectos devemos melhorar?

27 de Setembro, sexta-feira: 15h às 17h

15h: Reabertura do workshop Escuta das reflexões que as mulheres tiveram sobre a questão pautada no dia anterior para pensarmos coletivamente em instrumentos e modos de comercialização que sejam mais adequados (e viáveis) para a Rede.

15h45: O uso de ferramentas estratégicas para divulgar e vender produtos. Impulsionando o Como nos relacionamos com nossos clientes para manter as vendas? Qual nossa prospecção para novos mercados? Ecommerce e a coletividade. O Catálogo Virtual. O Instagram e Facebook da Rede. O website. Períodos festivos e o calendário de vendas da Rede. Os Selos.

16h15: Modos de comercialização: vender junto é vender melhor? A partir dessa questão problematizadora iremos apresentar o conteúdo expondo as seguintes questões: como podemos fortalecer nossos canais de distribuição? Nosso pós-venda é eficiente? Como nos relacionamos com nossos clientes para manter as vendas? Qual nossa prospecção para novos mercados?

17h: Despedida

 

Fonte: Ascom/Projeto Rede Solidária de Mulheres

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