SES alerta sobre golpes contra usuários do SUS por cobrança ilegal
Compartilhar
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um comunicado nesta segunda-feira, 27, sobre golpes aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão internados nas unidades da Rede Estadual de Saúde. Golpistas estariam pedindo uma quantia para que procedimentos fossem realizados.
De acordo com a SES, suas unidades hospitalares não realizam contatos por telefone ou aplicativos de mensagem para tratar de questões financeiras ou solicitar valores relacionados aos pacientes internados.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acolhimento completo e gratuito a todos os usuários, não sendo autorizada nenhuma solicitação financeira, seja por parte de familiares ou do próprio paciente. Qualquer solicitação financeira fora das normas estabelecidas é completamente ilegal.
Em caso de recebimento de qualquer tipo de contato suspeito, a SES recomenda que a pessoa procure a Ouvidoria da unidade hospitalar para formalizar a denúncia e registre um Boletim de Ocorrência.
Além disso, a população deve tomar medidas preventivas, como bloquear o número que fez o contato e denunciar imediatamente. Para denúncias, também é possível ligar para o Disque-Denúncia 181 ou para a Polícia Militar, pelo número 190.
Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade.
ConcordarLeia mais