Receita libera nesta segunda consulta ao 2º lote de restituição do IR

Segundo a Receita, todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade legal ou estabelecida por critérios recentes.

Receita libera nesta segunda consulta ao 2º lote de restituição do IR (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Receita Federal libera, nesta segunda-feira, 23, a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Este será o maior lote da história, tanto em número de contribuintes quanto em valor total a ser pago.

Ao todo, 6.545.322 pessoas receberão R$ 11 bilhões. Além das declarações deste ano, o lote inclui restituições residuais de anos anteriores. Segundo a Receita, todo o valor será destinado a contribuintes com prioridade legal ou estabelecida por critérios recentes.

Entre os contemplados, destacam-se:

  • 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix;

  • 1.044.585 pessoas com idade entre 60 e 79 anos;

  • 496.650 cuja principal fonte de renda é o magistério;

  • 148.090 com 80 anos ou mais;

  • 91.363 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.

Neste ano, contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida combinada com a opção de recebimento via Pix também passaram a ter prioridade, mesmo sem previsão legal específica.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo para smartphones e tablets. O pagamento será realizado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave Pix informada na declaração.

Quem não estiver na lista deve consultar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Caso haja pendências, é possível enviar uma declaração retificadora para entrar nos próximos lotes.

Se o crédito não for realizado, por conta de conta bancária desativada, por exemplo, o valor ficará disponível por até um ano para resgate no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito no Portal BB ou pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Após esse prazo, o contribuinte deverá solicitar o pagamento pelo e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

por João Paulo Schneider 

Com informações da Agência Brasil 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais