Caso Barriga: réus são condenados a mais de 20 anos de prisão

O julgamento ocorreu na 8ª Vara Criminal de Aracaju e resultou em penas de mais de 21 e 27 anos de prisão em regime fechado.

(Foto: Freepik)

Os dois homens acusados do assassinato do sindicalista Clodoaldo Santos Melo, conhecido como “Barriga”, integrante do Movimento SOS Emprego, foram condenados nesta sexta-feira, 25, a mais de 20 anos de prisão após júri popular ocorrido na 8ª Vara Criminal do Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju.

Ricardo Monteiro dos Santos foi sentenciado a 27 anos, 1 mês e 18 dias de prisão em regime fechado, enquanto Sidney Santos de Oliveira recebeu pena de 21 anos, 10 meses e 18 dias, também em regime fechado. O julgamento teve início na quinta-feira, 24.

Ambos foram condenados por homicídio qualificado, com a sentença considerando elementos como a premeditação do crime, sua execução em frente à residência da vítima e na presença do filho adolescente, além das consequências sociais do ato. No caso de Ricardo Monteiro, a pena foi agravada ainda mais por maus antecedentes e reincidência.

A decisão judicial determinou que os réus não poderão recorrer em liberdade, com execução imediata das penas, mesmo que haja apresentação de recurso. O juiz não estipulou valor mínimo para reparação de danos à família no âmbito criminal, mas deixou aberta a possibilidade de uma ação cível para esse fim.

Entenda o caso

Clodoaldo Santos Melo foi executado a tiros na porta de sua própria casa. O crime ocorreu no dia 14 de dezembro de 2017, no Povoado Capuã, localizado no município de Barra dos Coqueiros.

Segundo a polícia, um homem foi até a casa da vítima com o pretexto de entregar um currículo, mas na verdade era para saber se Clodoaldo estava em casa. Depois da saída desse suspeito, uma motocicleta com dois ocupantes foi até o local chamar por Barriga. O carona desceu e realizou disparos contra a vítima.

Durante as investigações, a polícia civil prendeu sete suspeitos. Segundo a delegada Thereza Simony, uma possível motivação do crime foi a forte atuação sindical de Clodoaldo.

Por Nicolle Santana e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais