|
Beneficiados com tarifa zero usarão este cartão (Foto: Ascom / Setransp) |
O número de pessoas beneficiadas com o passe livre no sistema de transporte coletivo em Aracaju é uma incógnita. O Setransp avalia que, entre o movimento mensal de 7 milhões de passageiros, um exército composto de cerca de 20% deste universo são contemplados com a gratuidade nos coletivos.
O Setransp está realizando o cadastro biométrico destes passageiros que, também, servirá para o Setransp contabilizar o número de pessoas que não pagam a tarifa, por serem beneficiado com o passe livre (gratuidade) nos coletivos, além de dinamizar o acesso dos beneficiados com ao interior dos veículos.
Com o Sistema Finger, todos os passageiros, indistintamente, entrarão pela porta da frente e sairão pelas portas instaladas no fundo dos veículos, após a catraca, mediante apresentação do Cartão Mais, seja relacionado ao Vale-Transporte, Passe Escolar ou Gratuidade.
Um mecanismo que atende a exigência do Ministério Público Estadual que já vem negociando com o Setransp a democratização do espaço interno dos veículos para os idosos. No atual sistema, os idosos e demais passageiros beneficiários da gratuidade se amontoam no pequeno espaço na frente do ônibus ou entram pela porta traseira.
São beneficiados pela gratuidade, policiais civis e militares, idosos, portadores de deficiência física, carteiros e oficiais de justiça, além de estudantes (já cadastrados), que são contemplados com a meia passagem. No momento, o Setransp já contabiliza 90 mil gratuidades. Mas o número é bem maior. Ainda não passaram pelo cadastramento biométrico, os idosos, carteiros e oficiais de justiça. No momento, a Setransp está realizando o cadastramento biométrico dos idosos nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mantidos pela Prefeitura de Aracaju.
O sistema
Será concedido a esta parcela da comunidade um cartão com as especificações do beneficiário da gratuidade, que deverá, necessariamente, ser lido pelo validador já instalado na parte dianteira dos coletivos utilizado para fazer a leitura do Cartão Mais Aracaju relativo ao Vale-transporte e à meia passagem. Além deste processo, os beneficiários da gratuidade, posteriormente, será identificado pelo Sistema Finger, por meio da impressão digital.
Os ônibus já estão sendo equipados com o finger. Em todos os Terminais de Integração, segundo informações da Assessoria de Comunicação do Setransp, os equipamentos específicos relacionados ao Sistema Finger já estão funcionando. A perspectiva é que o Setransp, juntamente com a Prefeitura de Aracaju, façam o lançamento oficial do novo sistema ainda neste mês.
Os 4 mil policiais militares que passaram pelo cadastramento biométrico começaram a receber o cartão da gratuidade nesta terça-feria, 2. A entrega dos cartões aos policiais militares cadastrados no Sistema Finger ocorre entre as 8h e 15h, até o próximo dia 15, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), localizado na rua Itabaiana, 336, Centro de Aracaju.
O Setransp adverte que os portadores Mais Aracaju Vale-Transporte e Cidadania não utilizarão a identificação biométrica.
O sistema abrange somente os usuários que possuem gratuidades no transporte público, seja total ou parcial, caso dos estudantes que pagam 50% do valor da passagem.
* A matéria foi alterada às 16h50 desta quarta-feira, 3, para incluir informações envaidas pela Assessoria de Imprensa do Setransp.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B