![]() |
Tumulto no momento de pegar a linha superlotada (Fotos: Portal Infonet) |
Desde o final do mês de dezembro do ano passado, estão suspensas as linhas 010 (Santos Dumont/DIA) e 050 (Campus/Hospital Universitário) dos transportes coletivos de Aracaju, que passam pelo Terminal de Integração Maracaju, zona norte da capital, Aracaju. A medida soa antipática entre os usuários por superlotar uma terceira linha, a 040, que cobre o percurso Marcos Freire II/DIA. “É muito ruim. Causou uma enchente grande nesta linha 040”, reage a recepcionista Susana Maria dos Santos.
Para justificar a suspensão das linhas, a Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que ambas as linhas (010 e 050) ficaram “ociosas” durante o período das férias escolares e por este motivo, o órgão entendeu como viável a medida. Segundo a assessoria, é fato comum a suspensão de ambas as linhas durante o recesso escolar.
No Terminal de Integração Maracaju muitos passageiros ficaram transtornados com a surpresa. Muita gente, desavisada, ficou muito tempo no ponto aguardando uma das linhas, tempo muito além do normal, devido à falta de informação.
![]() |
Susana: "virou uma enchente" |
A SMTT não disponibilizou comunicado oficial sobre a suspensão, deixando passageiros atônitos, aguardando em vão no ponto. “Fiquei sabendo porque fiquei esperando a linha 010 e aí pela demora fui perguntar e aí eles me informaram que ela não mais existia”, conta Susna Maria.
Assim como a estudante, os demais passageiros só têm a alternativa de dirigir-se aos fiscais das empresas ou da SMTT que ficam dentro do terminal para cobrar agilidade e fazer a reclamação. Os fiscais preferem o silêncio em se tratando de informações para jornalistas. Mas prestam os esclarecimentos, em obediência às orientações da SMTT aos usuários. “Moço estou há um tempão no ponto e a linha 050 não passa”, disse, impaciente, a dona de casa Noêmia Santos Barreto, dirigindo-se a um fiscal, que estava do outro lado da pista.
Diante da informação que recebera do fiscal, veio a indignação. “Pelo amor de Deus… E só pega ônibus estudante, é?”, indagou. Ela saiu do Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro, onde reside para ir ao médico, no Hospital Universitário. Tudo cronometrado. No Terminal Maracaju pegaria, sem problemas – pensou, a linha 050 e desceria praticamente na porto do hospital, onde há um ponto de embarque e desembarque de passageiros.
Ledo engano. “Agora terei que pegar a linha 040 para descer no pé da ladeira e vou ter que subir toda a ladeira para chegar ao hospital”, lamentou. E foi o que aconteceu. Ela se despediu às pressas porque o coletivo ao qual ela se referia acabara de estacionar no ponto certo, com um agravante: já estava superlotado. “É engraçado, se os estudantes param os ônibus têm que parar. E o povo? O povo não anda, não, é?”, insistiu.
Retorno
![]() |
Coletivo sai sempre lotado do Terminal Maracaju |
Tornou-se rotina a reclamação diária feita pelos usuários aos fiscais das empresas e também da SMTT, que não sabem explicar os motivos que levaram à suspensão das duas linhas em questão durante o período de férias escolares.
A Assessoria de Comunicação da SMTT informa que não se trata de medida aleatória, mas de uma decisão baseada em estudos técnicos realizados pela própria SMTT. As linhas voltarão à normalidade, segundo a assessoria do órgão, na próxima segunda-feira, 23.
O internauta que detectar problemas no sistema de transportes pode enviar sugestão de pautas e reclamações para o Portal Infonet por meio do jornalismo@infonet.com.br ou ligue (079) 21068000.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B