Sindicato alerta mototaxista na compra do colete

Itens são necessários (Fotos: Portal Infonet)

Os mototaxistas devem ficar atentos na compra dos equipamentos de segurança para cumprir as novas regras do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). O Sindicato dos Mototaxistas orienta quanto aos  itens necessários na compra do colete.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Irinaldo Oliveira,  o colete precisa ser comprado de acordo com as normas da resolução 356/2010 do Contran. “É importante olhar as exigências da resolução, pois há empresas terceirizadas que não estão cumprindo as exigências podendo trazer problemas futuras para o mototaxista”, alerta.

O presidente do Sindicato explica que o colete precisa ser amarelo esverdeado fluorescente e ter o nome ‘Aprovado pelo Denatran’ em alto relevo no colete. Além disso, é necessário ter o nome do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Cerca de 2 mil mototaxistas serão fiscalizados em SE

Ainda segundo Irinaldo, o colete ainda está em falta no mercado, por isso foi pedido um prazo de 30 dias para a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) para iniciar a fiscalização dos coletes. “Todos os outros equipamentos já podem ser fiscalizados, pois fizemos uma pesquisa de mercado e podem ser encontrados, ao contrário do colete”, afirma o presidente dos mototaxistas.

Cerca de 2 mil mototaxistas serão fiscalizados em Sergipe. Para não ser autuados os mesmos devem cumprir a resolução. Os profissionais que utilizam as motocicletas para fins profissionais no transporte de cargas devem adaptar devem utilizar antena corta-pipa, colete, protetor de pernas e faixas refletivas. Além dos equipamentos, os profissionais devem ainda fazer o curso de capacitação específico para o exercício da profissão.

CPTran

O comandante da CPTran, capitão Fábio Machado, confirmou que a fiscalização já teve início na última sexta-feira, 1. Até o momento já foram realizadas 63 autuações. Uma das principais irregularidades foi a falta da faixa reflexiva.“ Já estamos realizado fiscalização, menos do colete porque está em falta no mercado. Assim que estiver disponível vamos divulgar a data de início de fiscalização do colete”, explica capitão Machado.

Por Adriana Freitas e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais