Sedetec reúne órgãos para potencializar informações

(Foto: Vieira Neto)

Dirigentes de órgãos federais que atuam em Sergipe responderam em peso ao convite feito pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) para uma reunião nesta quarta-feira, 22. O encontro foi coordenado pelo secretário-adjunto, Carlos Augusto Franco, em companhia dos técnicos da Sedetec e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Décio Portella, e teve como objetivo a criação de um Fórum no Estado para potencializar o desempenho e a relação entre os órgãos federais e estaduais, permitindo também a troca de experiências entre as instituições.

Participaram da reunião os representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Controladoria Geral da União (CGU), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Polícia Federal, Superintendência Regional do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Essa é a primeira vez que nos reunimos com os órgãos federais, a fim de promover uma maior interação de suas atividades com a Sedetec, estabelecendo uma parceria constante no processo de atração de novos empreendimentos, visando manter um ambiente propício de negócios no Estado”, disse o secretário-adjunto Carlos Augusto. O secretário aproveitou a oportunidade para entregar aos participantes um exemplar da ‘Política de Desenvolvimento Industrial do Estado de Sergipe’, editada para o período de 2011 a 2015, que traz um breve histórico do desenvolvimento econômico e industrial de Sergipe, a distribuição espacial da indústria local, entre outros aspectos, nas versões português e inglês.  

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento explicou que esses órgãos federais prestam relevantes serviços para a sociedade sergipana e são essenciais para a harmonização com a política de desenvolvimento econômico e o fomento da ciência e tecnologia.  “Essa reunião é muito salutar na perspectiva de trocas de experiências e facilitação de trabalhos, inclusive entre os próprios órgãos. A intenção é de que tenhamos reuniões semestrais, na lógica de avaliação do desempenho dos projetos para Sergipe. Esta primeira reunião dará bons frutos no entrosamento já existente entre Governo Estadual e Governo Federal”, enfatizou o Saumíneo.

Na ocasião, cada participante fez uma breve apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelos órgãos representados e assim puderam obter informações entre si. “Foi uma oportunidade única para a troca de informações com outros órgãos, já que dificilmente há esse encontro e podemos interagir com aqueles que atuam mais próximos, como os Correios, por exemplo, que têm uma importância fundamental na finalização dos processos realizados pelo Ibama”, fundamentou o superintendente do órgão, Manoel Rezende Neto.

Para o diretor regional dos Correios, José Fernando Reis, a iniciativa da reunião foi louvável e deve ser realizada mais vezes. “Faço parte de um grupo informal denominado Refém (Representantes de Entidades Federais e Estaduais) que se encontra ocasionalmente e ressalto que é muito importante realizar reuniões como essa, inclusive de forma específica”, afirmou.

Fonte: Ascom Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais