Profissionais do ramo da cerâmica são capacitados

Curso reuniu ceramistas e técnicos (Fotos: Portal Infonet)

Nesta quinta-feira, 11, empresários do ramo da cerâmica e técnicos das áreas de agronomia e engenharia florestal participam do encerramento do curso Perspectivas para o Setor Cerâmico: Mercado da Construção Civil e Linhas de Financiamento. O objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais envolvidos no setor, disseminar os preceitos da sustentabilidade e promover crescimento do ramo em Sergipe.

De acordo com o presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Marcos Lobão, a capacitação foi voltada para todas as etapas de produção ceramista e utilizou uma metodologia que visa a fabricação mais limpa e que busca a qualidade do produto final. Além do curso, o projeto em parceria com o setor ceramista vai oferecer assistência técnica e atualização constante do que há de inovador no mercado.

“Foi um curso ministrado com a linguagem deles. Foi feito um diagnóstico de nove cerâmicas e fizemos uma parceria com o parque tecnológico da Paraíba, que tem um centro especializado de produção mais limpa. Nosso objetivo final é impactar Sergipe e inserir a sustentabilidade em todo o processo da cerâmica vermelha”, explica Marcos.

Marcos fala sobre capacitação do setor

Apesar de já visualizar uma mudança no setor, o presidente do SergipeTec relata que ainda é necessário impactar o mercado como um todo, atingindo não só os consumidores, como as grandes construtoras. “Espero que esse projeto seja uma semente e que a gente continue trabalhando de forma articulada”, complementa.

Conscientização

Para o delegado representante do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha de Sergipe (Sindicer), Abílio Guimarães, as empresas do ramo já vêm se conscientizando e entendendo a importância de uma produção limpa.

“A cerâmica é uma das indústrias que menos polui e agride a natureza. Nós não queimamos mais lenha, temos o conhecimento de como extrair a argila, e muitas coisas mudaram ao longo do tempo. Dos anos 80 para cá a preservação da natureza é o nosso foco. Vamos continuar com esse objetivo e na busca de uma indústria mais sustentável”, finaliza Abílio.

Abílio indica conscientização das empresas do ramo

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais