Perímetro Jacaré-Curituba será administrado pelo governo

Compromisso foi firmado em reunião nesta sexta (Foto: Marcos Rodrigues/ ASN)

Em fase final de implantação pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o perímetro irrigado Jacaré-Curituba será administrado pelo Governo de Sergipe após a sua conclusão. O compromisso foi firmado nessa sexta-feira, 19, no Palácio dos Despachos, em encontro entre o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, o governador Jackson Barreto e o superintendente da companhia em Sergipe, Said Schoucair. O perímetro contempla mais de 700 famílias assentadas de reforma agrária no Alto Sertão de Sergipe.

Com o compromisso selado pelo governador Jackson Barreto, a Codevasf poderá concluir as obras de implantação dos últimos 14 lotes do projeto de irrigação, distribuídos em uma área de 100 hectares, dos quais 14 hectares são destinados à pecuária, área suficiente para abastecer o rebanho do perímetro irrigado e de áreas adjacentes. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão havia condicionado a continuidade dos investimentos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a uma definição sobre a gestão futura do perímetro irrigado.

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, enalteceu a importância do compromisso firmado com o governo estadual para os agricultores beneficiados pelo perímetro irrigado. "Com esse ato por parte do governador Jackson Barreto, temos a certeza de que finalmente o projeto será concluído e as atividades na região terão continuidade, gerando trabalho e renda para mais de 700 famílias. A transferência da gestão é muito importante para o sertão sergipano", declarou o presidente.

Said Schoucair, superintendente regional da Codevasf no estado, disse que a futura transferência da gestão do perímetro é mais uma prova do trabalho desenvolvido em conjunto entre os dois órgãos. "Essa ação vem reafirmar a parceria existente entre os governos estadual e federal e é mais um resultado desse diálogo com a Codevasf em Sergipe. É um ato fundamental para esse projeto de irrigação inovador, com tecnologia de ponta à disposição dos produtores", afirmou Said Schoucair.

O ato contou com a participação do deputado estadual João Daniel, do secretário de Estado da Casa Civil, José Sobral, do secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, e do gerente-executivo da Área de Administração da Codevasf, Belarmino Dourado. O compromisso de assumir a gestão do perímetro Jacaré-Curituba após a conclusão das obras também foi firmado através de ofício enviado pelo Governo de Sergipe à Presidência da Codevasf.

Projeto

O perímetro irrigado tem área total de 1.860 hectares irrigados, com 135 estações de bombeamento, 51 km de malha viária e 6 km de canais de irrigação. São 54 lotes irrigados por aspersão convencional, destinados ao cultivo de forrageiras, totalizando uma área de 90 hectares; e 79 lotes irrigados por aspersão localizada (microaspersão e gotejamento).

Atualmente, os agricultores assentados no perímetro Jacaré-Curituba se dedicam ao cultivo, principalmente, de quiabo, macaxeira e milho, além das frutas e hortaliças. Desde o seu início, em 1997, o governo federal já investiu cerca de R$ 220 milhões na implantação do projeto de irrigação. O perímetro Jacaré-Curituba foi um dos projetos contemplados com investimentos do programa federal Mais Irrigação, executado pelo Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Ascom Codevasf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais