Expofeira Caprinovinos segue até este domingo, 1º

Expofeira prossegue até domingo (Foto: Sebrae)

Prossegue até domingo, no Povoado Araticum, em Itaporanga D´Ajuda, a I Expofeira Caprinovinos de Sergipe. O evento reúne criadores de cinco municípios e busca promover a integração e troca de experiências entre esses profissionais, além da realização de negócios.

A exposição foi aberta oficialmente nesta sexta-feira com a participação de representantes de diversas entidades ligadas ao setor. Realizada por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos e seus derivados do estado de Sergipe (Acodes), a feira conta com uma programação que inclui palestras, exposição de animais e atividades para promover o consumo de produtos derivados dos caprinos e ovinos.

No primeiro dia as atividades tiveram início com as palestras ‘Viabilidade da ovinocaprinocultura’, ministrada pelo médico veterinário Ney Pires, ‘Por que criar cabras leiteiras’, sob responsabilidade do consultor do Sebrae Francisco José de Araújo Portela, e ‘Sanidade de caprinos e ovinos’, conduzida pelo médico veterinário Marcos Franco.

“Esse é um espaço criado para promover a interação entre os produtores, viabilizando o intercâmbio de informações e a divulgação de nossa atividade. Queremos agregar toda a cadeia, estabelecendo um amplo diálogo para que consigamos fomentar a caprinovinocultura em todos os municípios do estado”, ressalta o presidente da Acodes, Nelson Sobral Bonfim.

Diariamente também é promovido o tradicional torneio leiteiro, que premiará os animais que mais se destacam em relação ao volume de leite produzido. A programação do evento também inclui o I Bode Fest, um festival destinado à promoção e divulgação dos caprinos.

As atividades incluem a apresentação e degustação de pratos ligados à culinária ‘bodística’, além do Bode de Laço, uma competição criada para premiar os melhores laçadores de bode. O festival contará ainda com a Balança de Ouro, uma disputa que premiará os participantes que acertarem o peso de um animal selecionado pela organização.

Cenários

A caprinovinocultura em Sergipe tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Atualmente o estado possui um rebanho de cerca de 300 mil animais, dos quais 70% são ovinos ovinos. Segundo o consultor do Sebrae, Francisco Portela, as perspectivas para o setor nos próximos dois anos são bastante promissoras.

“Sem dúvida posso afirmar que 2015 será um ano de grandes realizações para a cadeia. A demanda em torno da carne dos animais aumentou bastante por conta da divulgação que tem sido realizada. Estamos presenciando a entrada de grandes empresários nesse ramo, permitindo assim que a caprinovinocultura deixe de ser algo ligado somente aos pequenos produtores rurais. O resultado desse novo cenário é o aumento no preço pago pelo produto, que cresceu mais de 80% nos últimos dois anos”.

Para incentivar o setor e fortalecer as regiões que desenvolvem a atividade e seus produtores, o Sebrae desenvolve o programa Cordeiro e Cabrito de Qualidade. Mais de 150 criadores de municípios pertencentes às regiões Centro Sul, Agreste Central, Alto e Médio Sertão, Leste e Grande Aracaju participam das atividades.

Focado na melhoria dos processos de gestão, tecnologia e mercado, o Cordeiro e Cabrito de Qualidade pretende ainda fortalecer a comercialização dos animais e diferenciá-los no mercado por meio de parâmetros de qualidade.

As atividades desenvolvidas pelos técnicos do programa também estão relacionadas à oferta de consultorias técnicas nas propriedades, integração entre os criadores para a melhoria genética do rebanho, criação de centrais de negócios e legalização de unidades agroindustriais.

Fonte: Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais