Empreendedores rurais participam de dia de campo

(Foto: Ascom Sebrae)

Produtores de leite bovino de Poço Redondo terão oportunidade de participar de um Dia de Campo. A ação será realizada no dia 11, na escola do povoado Santa Rosa de Ermírio. A capacitação é fruto de uma iniciativa da Unidade de Agronegócio do SEBRAE em parceria com o Instituto AEQUIATES.

Segundo Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, será um dia de troca de experiências e acesso a novos conhecimentos. “Os empreendedores rurais terão oportunidade de tirar dúvidas sobre o manejo adequado de seus rebanhos, poderão participar de uma clínica tecnológica sobre o cultivo intensivo da palma, enfim, terão acesso a novos conhecimentos que irão ajudar na gestão de suas propriedades rurais”, destaca Emanoel.

Os participantes do Dia de Campo são assistidos pelo Projeto de Agronegócio nos Polos Agropecuários de Sergipe, desenvolvido pela Unidade de Agronegócio do SEBRAE. “Estamos utilizando o programa SebraeTec para realizar as consultorias nas propriedades leiteiras. Em Poço Redondo 19 produtores já estão recebendo o auxílio e aplicando nas propriedades os conhecimentos disseminados pelos consultores do Projeto de Agronegócio. Em Sergipe, já são 42 criadores de gado leiteiro de 14 municípios contemplados”, explica Helenilson Oliveira, gestor do Projeto.

Ações

O trabalho junto aos homens do campo busca ajudá-los a promover o controle zootécnico dos animais e reduzir os custos da atividade. Para que isso seja possível é necessária à realização de algumas ações. A primeira delas é a coleta de informações sobre a quantidade de animais de cada propriedade, tipo de solo e a alimentação fornecida ao rebanho.

Na sequência, acontece o acompanhamento nas propriedades com foco no manejo nutricional do alimento destinado aos animais e no planejamento forrageiro, que consiste no plantio e uso racional de insumos (silos, palma e outros grãos) na dieta do gado. São nessas fases que os produtores começam a receber orientações sobre como otimizar a alimentação do rebanho. Já a última atividade é destinada ao melhoramento do manejo reprodutivo, buscando diagnosticar eventuais gestações e identificar animais com algum tipo de infecção para posterior tratamento.

Instituto AEQUITAS

A Instituição foi concebida com o objetivo de promover o intercâmbio de informações entre os detentores do conhecimento e os que necessitam conhecer novas tecnologias, estimulando a capacitação das atividades econômicas por meio da difusão e/ou transferência de tecnologias simples e que proporcionam melhoramento nos processos e produtos. A proposta é buscar a difusão do conhecimento, aproveitando as potencialidades locais, estimulando a realização de projetos com o intuito de promover o desenvolvimento endógeno, conhecido como desenvolvimento local. A equipe do Instituto AEQUITAS é multidisciplinar, formada por, aproximadamente, 200 profissionais, principalmente mestres e doutores de diferentes áreas, como, por exemplo, economistas, administradores, médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrícolas e engenheiros de produção.

Programação

8h Abertura
8h30 Apresentação dos Resultados mostrado pelo Veterinário que acompanha a Consultoria
9h Apresentação dos Resultados mostrado pelo Zootecnista que acompanha a Consultoria
10h Apresentação dos Resultados mostrado por um Produtor que participa da Consultoria
10h30 Apresentação dos Resultados mostrado pelo 2º Produtor que participa da Consultoria
11h Clinica Tecnológica sobre plantio de Palma.
12h Encerramento.

Fonte: Ascom Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais