Está quase tudo pronto para o desfile cívico estudantil da Independência do Brasil no próximo dia 7 de setembro, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Com o tema “Ler e Escrever: Caminhos para a Cidadania”, o evento terá como enfoque central a importância da escrita e da leiturização como mecanismos de acessibilidade. Os carros temáticos já estão sendo montados e vão mostrar a transformação do mundo através da escrita e da leitura. Desfile deste ano terá como tema “Ler e Escrever: Caminhos para a Cidadania” (Foto: Juarez Silva)
De acordo com o chefe do cerimonial e organizador do desfile, Almir Garcez, o evento vai iniciar com a entrada do primeiro cartel, com o tema “Pintura Rupestre”, que foram as primeiras formas de escrita da humanidade. O segundo cartel, com o título “Escritas, Divina Escrita”, tem fomo foco os dez mandamentos recebidos de Deus por Moisés.
O terceiro cartel, com o tema “Por mares nunca dantes navegados”, falará sobre as grandes navegações e a divulgação da língua portuguesa pelos países da América na época do descobrimento do Brasil. A alegoria de mão ficará por conta de estandartes em forma de caravelas, representando a expedição de Pedro Álvares Cabral. Outra alegoria de mão representará a carta de Pero Vaz de Caminha sobre as terras brasileiras.
Monteiro Lobato
Um dos carros temáticos do desfile vai homenagear o escritor brasileiro Monteiro Lobato, que escreveu “O sítio do pica-pau amarelo”, uma grande referência da literatura infantil. O cartel vai contar com uma fotografia do escritor, que eternizou personagens como Narizinho, Dona Benta, entre outros.
Inclusão digital e alfabetização
A educação e a inclusão digital também serão abordadas durante o desfile. O cartel “Decifra-me ou te devoro” falará da importância da inclusão e da tecnologia para o desenvolvimento do aluno. A alegoria de mão será sobre a internet, com o tema “Oráculos Cibernéticos”. Outra alusão será ao programa Sergipe Alfabetizado, que este ano já alfabetizou 90 mil alunos em Sergipe.
Ainda segundo Almir Garcez, um dos cartéis do desfile vai abordar a temática das drogas. Com o tema “Contra as drogas, a educação é a solução”, o cartel vai ter como foco a ação desenvolvida pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, pelo combate ao crack.
A Praça São Francisco, em São Cristóvão, considerada pela UNECO como um patrimônio cultural da humanidade, também será homenageada no desfile temático. O evento será finalizado com a homenagem ao jubileu de ouro da Secretaria de Estado da Educação, que neste ano de 2010 está completando 50 anos de criação.
Fonte: Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B