Estudantes de Lagarto representam Sergipe no Pré-Parlamento do Mercosul

Cassiano, Kethlly e Tauane representarão Sergipe (Fotos: Ascom/IFS)
Três adolescentes lagartenses, Cassiano Santana dos Santos, 16 anos, Kethlly Santana de Brito Silva, 15 anos, e Tauane Barbosa dos Santos, 16 anos, estudantes do Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), representarão Sergipe no Pré-Parlamento Juvenil do Mercosul, evento que reunirá jovens estudantes do ensino médio e professores da rede pública de ensino do país, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Brasília. 

Na etapa estadual, em julho, Cassiano, Kethlly e Tauane, alunos do segundo ano do curso integrado de Edificações, concorreram com centenas de jovens de todos os municípios sergipanos. Na seletiva, foi exigido dos candidatos perfil acadêmico, declaração de trabalho voluntário e redação sobre o tema “A escola de ensino médio que queremos”. Em Brasília, os estudantes serão acompanhados pelo professor de Geografia do Campus Lagarto do IFS, Antônio Minoru Cabral Suzuki. 

Na seleção nacional, 81 adolescentes representarão as unidades da federação – 26 estados e o Distrito Federal. Nessa etapa, o processo de escolha dos vinte e sete representantes do Brasil para o Parlamento Juvenil do Mercosul, que ocorrerá em outubro, em Montevidéu, no Uruguai, será conduzido pelo Ministério da educação com apoio do UNICEF (agência da ONU que apóia técnica e financeiramente projetos e ações pela sobrevivência, desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes) e do Observatório Jovem. 

Professor acompanhará estudantes em Brasília
O projeto

A ação, que teve origem no Uruguai e foi apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela, tem como objetivo contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovam a cidadania. 

Este projeto é uma ação contemplada dentro do plano estratégico do setor educacional do Mercosul. A participação dos alunos no Parlamento Juvenil do MERCOSUL trará a oportunidade para que eles expressem suas idéias e anseios a respeito de questões que afetam suas vidas com enfoque principal na educação secundária.

Dentro do tema a ser discutido, “O Ensino Médio que queremos”, terão destaque a inclusão educativa, os jovens e o trabalho, participação cidadã, direitos humanos e ainda, temas vinculados à diversidade de raça, etnia e gênero. Essa iniciativa contribuirá para o processo de construção da cidadania dos adolescentes brasileiros e dos demais países do Mercosul.

Com informações Ascom/IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais