Escolas estão se adaptando à nova lei (Foto: Arquivo Infonet)
A partir do próximo ano, todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão de oferecer obrigatoriamente a disciplina de Música em sua grade curricular de ensino. A decisão foi determinada a partir da Lei nº 11.769, em publicação no Diário Oficial da União no dia 19 de agosto de 2008.
A partir de então as escolas devem não só tornar a disciplina obrigatória para as turmas de ensino fundamental e médio, como devem contemplar também outras áreas artísticas, como artes visuais, dança e teatro. A medida, entretanto, não deve chegar a todas.
O Portal Infonet entrou em contato com algumas escolas públicas e particulares da capital sergipana e constatou que, mesmo após dois anos da publicação da Lei, muitas instituições permanecem despreparadas para oferecer ensino dessa disciplina aos estudantes.
De acordo com o coordenador pedagógico do Colégio Dinâmico, Everton dos Santos, a inclusão do ensino de música será de suma importância para a descoberta de novos talentos. “Percebemos o valor desse tipo de disciplina na grade curricular das escolas, mas nós ainda estamos em reunião para agilizar o mais rápido possível esta situação”, explica.
Ele conta que algumas salas do colégio serão adaptadas para melhor suprir as demandas da disciplina. “Apesar da dificuldade em encontrarmos profissionais desta área no mercado sergipano, já estamos com alguns currículos de professores que irão contribuir conosco. E até o próximo ano estaremos atendendo à Lei”, aponta o coordenador.
Município e Estado
Na rede municipal, segundo a assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Núbia Santana, a idéia ainda está sendo adaptada. “A secretaria está tomando as medidas cabíveis para acatar a Lei que já está em vigor”, diz.
Por outro lado o assessor de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Givaldo Ricardo de Farias, diz que a maioria das escolas públicas estaduais já adota o ensino de Música em suas aulas. “Aos poucos estamos realizando o que a Lei pede. O Conservatório de Música no Estado já atua como escola de ensino profissionalizante em música. Inclusive já desenvolvemos a introdução de conteúdo sobre música e outras artes na disciplina ‘Arte e Educação’ nessas escolas”, esclarece o assessor.
Ele ainda acrescenta que será iniciada uma discussão sobre um referencial curricular, que deverá ficar pronto até 2011, possibilitando a inserção da disciplina ‘Arte e Educação’ em todas as instituições de ensino público estaduais.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B