Professores do município de Itabaianinha em greve há dois meses continuam aguardando a abertura de um canal de negociações com o prefeito Joaldo Lima, que suspendeu os salários dos profissionais que estão envolvidos no movimento. Na tentativa de solucionar o impasse, será realizada na próxima quinta-feira, 14, uma audiência no Ministério Público Estadual no município. A categoria luta pelo pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, o PSPN. Professores fizeram um ato semana passada em Aracaju (Foto Arquivo: Portal Infonet)
De acordo com a delegada de base do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) em Itabaianinha, Joilma Silveira, a audiência será a partir das 14h. “A promotora de Justiça Talita Cunergundes convocou uma audiência pública para discutir a suspensão das aulas com representantes do Sintese e da Prefeitura.
A expectativa é de que haja uma solução, pois não foram só os professores lesados pela prefeitura pelo corte no pagamento, mas serventes, servidores da prefeitura, entre outros funcionários. Pessoas que nem estavam em greve receberam R$ 20 de salário, outros chegaram a receber R$ 7”, lamenta Joilma Silveira lembrando que a juíza Geni Shuster deu um prazo de 10 dias ao prefeito para que haja a solução do problema.
Assembléia
Como a audiência será na quinta-feira, 14, a categoria marcou uma nova assembléia para a sexta-feira, 15 a partir das 14h, com a finalidade de passar todos os informes e discutir os rumos do movimento grevista. No último sábado, os professores fizeram um ato no Centro de Itabaianinha visando mostrar aos comerciantes que os 580 professores tiveram os salários suspensos.
A categoria está aguardando ainda um encontro que deverá acontecer entre o presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Wanderlê Correia e o prefeito Joaldo Lima para discutir a situação no município em que cerca de 9 mil estudantes estão sem aulas há dois meses.
O Portal Infonet continua a disposição do prefeito Joaldo Lima e da secretária municipal de Educação, Fernanda, para qualquer esclarecimento.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B