Estudantes querem redução na tarifa de ônibus

Audiência teve ausência de representante da Prefeitura e SMTT. (Fotos: Portal Infonet)
Os estudantes secundaristas de Aracaju solicitaram ao Ministério Público providências em relação ao custeio do vale transporte. É que de acordo com a lei orgânica da capital, os alunos de escolas públicas têm direito a dois terços de desconto no transporte público, uma parcela maior que os 50% pagos hoje pelos estudantes. Mas por conta da ausência de representantes da SMTT e da Prefeitura Municipal de Aracaju, a audiência no Ministério Público Estadual (MPE) desta quarta-feira, 13, foi adiada para o dia 3 de novembro.

De acordo com o promotor de justiça Fausto Valois, existe um dispositivo legal na lei orgânica do município que garante os dois terços aos estudantes. “Essa legislação é resultado da emenda 42/2007 que alterou o Art. 335 para alunos da rede pública. Mas em face da ausência da SMTT e demais representantes da PMA que é quem decide o valor da tarifa, nós adiamos a audiência”, conta.

Aby afirmou que estudantes irão protestar junto à Câmara de Vereadores
Para o presidente da USES, Aby Custódio, o aluno deveria pagar menos pela tarifa, já que a grande maioria não tem condições financeiras. “Em conversa informal com o prefeito Edvaldo Nogueira, ele nos disse que como nenhum prefeito até então havia cumprido, e ele também não poderia cumprir, porque segundo ele é inviável. Nós vamos fazer um protesto junto aos vereadores, que são os legisladores, para que nos ajudem em nossa reivindicação”, diz.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), José Amâncio, disse que caso seja implementado o desconto aos estudantes, deve haver aumento na tarifa. “Vamos esperar algum posicionamento da Prefeitura e vamos acatar desde que se diga a fonte de custeio, pois alguém tem que pagar essa conta. Ser for implementado os dois terços, certamente deverá haver um reajuste na tarifa. Acredito que os estudantes já estão bem amparados pelos 50%”, declara.

Por Bruno Antunes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais