A Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza na próxima terça-feira, 19, uma homenagem para os professores da rede municipal de ensino pelo seu dia, 15 de outubro. O evento será às 8h30 no Teatro Tiradentes, localizado no Centro de Aracaju. Na oportunidade, a professora doutora em Educação Zita Ana Lago Rodrigues vai ministrar palestra com o tema ‘Relações éticas e a responsabilidade social do profissional docente na Educação Básica”. Além da palestra, os participantes assistirão a uma apresentação cultural e serão presenteados com brindes.
Para a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, a homenagem faz jus ao bom desempenho dos professores que atuam nas escolas da Prefeitura de Aracaju. “A Semed homenageia oficialmente esses profissionais, promovendo um momento de reflexão acerca do trabalho educativo desenvolvido com crianças, adolescentes, jovens e adultos inseridos na rede municipal de ensino, e destacando a importância da atuação dos mesmos para a constante melhoria da qualidade da educação”, afirma.
De acordo com o diretor de educação básica da Semed, Evilson Nunes, a escolha da palestrante foi motivada pelo trabalho e pelo reconhecimento de Zita Ana no Brasil e no mundo. “Ela também tem formação em filosofia, o que possibilitará uma abordagem aprofundada sobre a educação e todas suas complexidades”, explica Evilson.
Zita Ana Lago Rodrigues é graduada em Filosofia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras de Palmas (TO). Tem mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação na Wisconsin International University. Atualmente é professora da Faculdade Internacional de Curitiba.
Histórico
O Dia do Professor está relacionado a um decreto imperial datado de 15 de outubro de 1827, tratando da primeira lei geral relativa ao Ensino Elementar. Uma de suas contribuições foi determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar para os meninos a escrita, a leitura, as quatro operações da matemática e as noções mais gerais de geometria prática.
Em São Paulo, o deputado estadual Antonio Carlos de Salles fez um projeto que instituía que o dia do decreto seria o dia em que o professor receberia homenagens. Mais tarde, como deputado federal, no mandato de 1955 a 1959, definiu nacionalmente o 15 de outubro como dia oficial de homenagens aos professores.
Fonte: Ascom/Semed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B