Equipe da UFS vence estapa estadual do Desafio Sebrae 2010

Estudantes cursam o quarto semestre do curso de administração (Foto: Sebrae)
Pela primeira vez uma equipe formada praticamente por mulheres – dos cinco integrante só havia uma única presença masculina – venceu o Desafio Sebrae em Sergipe. A premiação aconteceu na noite de terça, no Auditório do Sebrae, com a presença dos integrantes das nove equipes finalistas da fase estadual. Os vencedores irão representar o Estado na semifinal nacional, que acontece no final de novembro em Recife.

Camila Rosa Mendonça, Laís Valéria de Jesus, Hosana Santiago Mendonça, Karen Batista Santos e Michael Ferreira são alunos do curso de administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Itabaiana. Depois de quatro meses participando do jogo virtual, administrando um empreendimento virtual que fabrica instrumentos musicais, eles saíram vitoriosos. Eles competiram com 2.127 universitários sergipanos, divididos em 541 equipes.

Para Camila Rosa Mendonça, o mais interessante é que a equipe está apenas no segundo período do curso. “Foi uma grande surpresa, competimos com alunos mais experientes, inclusive que já tinham participado do Desafio Sebrae, e saímos vitoriosos. Aprendemos muito com o jogo virtual, podemos colocar na prática conceitos da sala de aula”, diz entusiasmada a aluna.

Para Laís Valéria de Jesus, o que mais chamou atenção foi o fato de já terem aprendido na prática muito conteúdo que ainda nem tinha visto na universidade. “Estamos muito felizes, agora é estudar mais ainda o jogo, montar uma estratégica e partir com tudo para Recife”, afirma Laís.

Já Hosana Mendonça faz questão de chamar atenção para a união da equipe. “Não foi fácil trabalharmos, inclusive porque não moramos na mesma cidade e às vezes não era possível que todos estivessem presentes nas reuniões. Mas acreditamos no nosso objetivo, superamos os obstáculos, atuamos de forma unida, mesmo quando não havia a presença de todos os integrantes, e agora estamos colhendo o fruto do nosso esforço”, destaca Hosana.

Jogo Virtual 

O Desafio Sebrae simula o dia-a-dia de uma empresa. Universitários de todo o país testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. Para participar a equipe, que pode ter de três a cinco participantes, faz o download do jogo pelo site oficial. O software deve ser instalado em um computador.

Trata-se de um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking. Os critérios de pontuação encontram-se no manual do participante e de classificação no regulamento do jogo.

Segundo Angela Goes, gerente do Sebrae em Sergipe, todos os finalistas ganharam prêmios. “Além dos prêmios, a equipe vencedora conquista o direito de participar da semifinal nacional, onde irá competir com as equipes vencedoras dos outros estados. Será uma experiência única para os estudantes sergipanos, que com certeza irá contribuir para o desenvolvimento profissional. Estamos na torcida para que eles tenham um bom resultado e consigam se classificar para a grande final”, diz Angela.

Para Josué Modesto, reitor da UFS, o Desafio Sebrae é uma ferramenta importante, que ajuda no processo educacional. É uma forma agradável dos estudantes aprenderem na prática, sem correr o risco da vida real, pois é um jogo virtual.

Com informações do Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais