UFS confirma adiamento da segunda prova do vestibular 2011

Manoel Leite exibe o envelope etiquetado incorretamente (Foto: Portal Infonet)
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) confirmou na tarde deste domingo, 5, primeiro dia de vestibular da instituição, que a prova desta segunda-feira, 6, que corresponde ao conteúdo do 2º ano, foi adiada para quinta-feira, 9. O motivo foi um erro em um dos envelopes das provas elaboradas pela Fundação Carlos Chagas. As provas de terça-feira, 7,e  de quarta-feira, 8, estão mantidas, garantiu o coordenador do vestibular da instituição.

O problema foi detectado ainda no início das provas, com um dos cadernos aplicados aos candidatos com deficiência parcial da visão que realizam o exame no Colégio de Aplicação (Codap), localizado no campus de São Cristóvão. De acordo com o coordenador do Concurso vestibular, professor Manoel Leite, no envelope etiquetado onde deveria estar a prova de hoje, que corresponde à 1º série, continha a prova do 2º ano, que seria realizada amanhã.

Manoel Leite disse que esta é a primeira vez que isso ocorre na UFS (Foto: Portal Infonet)
O erro foi constatado automaticamente por um dos fiscais que aplicaria a prova a um candidato. Apenas ele e mais três pessoas – um outro fiscal, um professor e o candidato – estavam no momento. Isto porque esses estudantes realizam as provas sozinhos, um em cada sala, contando com o apoio de um professor, que lê a prova em um formato especial para atender às necessidades do candidato. Segundo ele 15 estudantes necessitaram desse tipo de prova este ano.

“Não houve vazamento, mas a prova perdeu o sigilo. Pela seriedade do processo não poderíamos aplicá-la amanhã. A princípio pensamos na segurança dos candidatos e mesmo que a prova não tivesse sido folheada, nós tomaríamos a mesma decisão”, disse o professor Manoel Leite, que estava acompanhado do reitor da instituição, o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e do pró-reitor de Graduação, o professor Sandro Holanda.

Provas começaram neste domingo, 5, e se estendem, agora, até quinta-feira, 9 (Foto: Portal Infonet)
O coordenador do vestibular disse que a Fundação Carlos Chagas assumiu o erro. No entanto as novas provas não seriam impressas a tempo, pois o número de candidatos a participar do exame amanhã é bem maior que o de hoje. “A nova prova chega na quinta-feira. Os exames prosseguem normalmente nesta terça-feira [7] com as provas da 3º série e na quarta-feira [8], com a redação”, garantiu Manoel Leite. Ele disse que essa é a primeira vez que isso ocorre na UFS e a segunda vez com a Fundação Carlos Chagas, que existe desde 1975.

A universidade não especificou, no entanto, quais seriam as medidas para avisar à maioria dos estudantes sobre a mudança além da imprensa. “Vamos tentar chegar ao máximo de candidatos. Vamos verificar todas as medidas para minimizar ao máximo os erros”, completou Leite. O professor Sandro Holanda pediu que as escolas também avisassem aos candidatos.

O reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho, acredita que a tradição de credibilidade do vestibular da instituição não será afetada. “Foi um fato isolado. Não pode haver dúvidas da inviolabilidade das provas. E se ela foi exposta de alguma forma, essa medida era necessária”, justificou.

Por Diógenes de Souza e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais